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Campus Arinos participa da cerimônia de encerramento do Curso de Capacitação sobre Agropecuária Brasileira a Profissionais do Sudão

Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 10h54 | Última atualização em Segunda, 25 de Junho de 2018, 16h15

Na última segunda feira, 18 de junho, os professores Rildo Leite e Marcele Lopes representaram o Campus Arinos na formatura dos profissionais sudaneses que participaram do intercâmbio promovido pela Embaixada do Sudão e os Institutos Federais do Triângulo Mineiro (IFTM), de Brasília (IFB), do Sudeste de Minas (IF Sudeste de Minas) e do Norte de Minas (IFNMG).
No período de 09 a 18 de junho, o IFNMG Campus Arinos participou do Curso de Capacitação sobre Agropecuária Brasileira a Profissionais do Sudão, oportunidade na qual dezoito profissionais participaram como alunos de aulas ministradas pelos professores do Campus. Entre os profissionais sudaneses, estavam professores, engenheiros agrícolas, agrônomos, representantes do ministério da agricultura.
No decorrer da semana de capacitação, os professores do Campus Arinos apresentaram aos sudaneses diversas tecnologias e técnicas nas culturas de soja, milho, feijão, sorgo, algodão e plantas forrageiras, aquelas que promovem o sucesso das plantações e tornam o agronegócio do país pujante, grande gerador de empregos e de renda ao homem do campo, destacando-se como a principal atividade responsável para alavancar o PIB nacional.
Durante a capacitação, os professores do Campus Arinos apresentaram aos profissionais do Sudão uma programação diversificada, com aulas teóricas e práticas, visitas técnicas a propriedades rurais e a Cooperativas, aulas de laboratórios e de língua portuguesa. Foram momentos em que os sudaneses puderam vivenciar in loco muitas das tecnologias da agropecuária brasileira que podem ser implantadas no Sudão, com intuito de propiciar benefícios positivos ao solo, recursos hídricos, economia, gerar renda, promover a segurança alimentar e a sustentabilidade.
Durante a cerimônia de encerramento e formatura do curo, realizado na sede do CONIF, em Brasília, estiveram presentes o representante da Embaixada de relações exteriores do Brasil e presidente da ABC, Dr. Antônio Junqueira, o Reitor do Instituto Federal de Brasília, Dr. Wilson Conciane, o representante da Embaixada no Sudão, professores representantes das Coordenadorias de Relações Internacionais do IFNMG, do IF Sudeste de Minas, do IFTM e do IFB, Institutos que receberam o programa, além de professores dos campus que estiveram com os intercambistas durante as aulas.
A cerimônia contou com um momento de avaliação em que os sudaneses apresentaram suas percepções acerca do curso e com a composição de uma banca para a entrega dos certificados. Para os gestores, corpo docente e discente do Campus Arinos, esta foi uma oportunidade singular, em que ocorreu o intercâmbio de experiências tecnológicas, culturais, sociais, hábitos e costumes religiosos. Destaque seja dado ao interesse dos alunos em se aproximar e trocar informações com os sudaneses.

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A foto acima, feita no dia 15 de junho de 2018, durante a realização da visita técnica na Agrícola Xingu S/A Fazenda Renascença, emocionou ao público presente na cerimônia de formatura dos profissionais sudaneses, no CONIF.
A visita foi acompanhada pelo professor Ronaldo Porto Madureira, pela professora Thais Rios e pelo servidor Cesane Faustino Pereira, também representante ARINTER. Durante a visita na Fazenda Renascença, foi ministrada uma aula prática sobre o manejo da cultura do algodão em área irrigada no cerrado de Minas Gerais. Os sudaneses acompanharam um debate relacionado ao preparo do solo, correção da fertilidade do solo, semeadura, cultivares utilizados, manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, aplicação de reguladores de crescimento, aplicação de maturadores na cultura, desfolhantes, colheita, custos de produção e demanda pelo mercado.
A recepção da visita na Fazenda Renascença ficou por conta dos funcionários Lafayette Faria Machado e Gabriele Mayra Alves de Azevedo, os quais conduziram a visita pelas áreas de produção da fazenda, disponibilizaram parte do dia de trabalho para receber o grupo de intercambistas sudaneses e falaram sobre o manejo da cultura do algodão na propriedade agrícola.
Os sudaneses ficaram impressionados com o nível tecnológico empregado na fazenda e fizeram várias perguntas relacionadas ao manejo da cultura. Um agradecimento especial para a Agrícola Xingu S/A fazenda Renascença pela disponibilidade em receber o IFNMG Campus Arinos e os intercambistas sudaneses.

Ansiosos por aprender nossa língua, sudaneses pedem aula de Português

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Durantes o evento de recepção no Campus, conduzido pelo Diretor Geral Elias Rodrigues, grande incentivador do projeto, os sudaneses solicitaram que lhes fosse oferecida ao menos uma hora de aula de Língua Portuguesa por dia. Em virtude da agenda proposta e do período de Ramadan (jejum da religião mulçumana), foi possível oferecer a aula na sexta (15), no Centro de Ensino de Línguas (CELIN) do Campus Arinos.
A aula foi planejada e executada pela professora Marcele Lopes e acompanhada por alunos que ajudaram nas traduções e nas pronúncias. O servidor Cesane também contribuiu traduzindo e informando expressões que seriam de valia aos sudaneses.
Os sudaneses tiveram contato com a pronúncia de sons vocálicos mais abertos; com vocabulários básicos, como cumprimentos, dias da semana, localização no tempo, refeições; e com questões estruturais, como as variações de gênero e de plural em português.


O Campus Arinos agradece também a parceria da Fazenda Galho Verde, em Chapada Gaúcha, onde os intercambistas, acompanhados pelo professor Rildo Leite e Cynthia Guimarães, conheceram a prática do plantio direto, no dia 14 de junho, da Fábrica de ração CAPUL, em Unaí, onde foram acompanhados dos professores Ronan Valadares e Diogo Moraes; do IEF Sagarana, na visita ao distrito e à Cachoeira Boi Preto.
Agradece, ainda, aos demais professores que ministraram aulas – Reginaldo Proque, Francisco Bezerra, Josiane Gonçalves, Vitor Vidal, Luana Botelho e outros – alunos e servidores que se dispuseram a participar dos momentos de interação e troca de experiência.

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