Portal IFNMG - Campus Arinos inaugura complexo esportivo e promove Fórum de Desenvolvimento Regional Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 06 de Julho de 2018, 08h27 | Última atualização em Sexta, 06 de Julho de 2018, 09h18
imagem sem descrição.

Na última terça-feira (03/07), o IFNMG – Campus Arinos reuniu estudantes, servidores, gestores, autoridades e comunidade regional para celebrar a inauguração do complexo esportivo e debater a realidade da região e as necessidades de políticas públicas para o desenvolvimento regional.

Complexo esportivo, social e cultural

arinos inauguracao

Durante a manhã, foi oficialmente inaugurada a nova e completa escola de arte, esporte e cultura do Campus Arinos, que proporcionará não só aos alunos mas também à comunidade diversas atividades esportivas, educativas e de lazer. “Não é somente um ginásio poliesportivo, com prédios administrativos, praças e área verde que hoje inauguramos. É uma nova modalidade de serviços públicos de qualidade, que agora se ampliam, em nome dos maiores interesses da nossa região. Em um único lugar, em breve aberto à população, estaremos desenvolvendo novos programas e ações culturais, esportivas, educacionais e de lazer”, destaca o diretor-geral do IFNMG – Campus Arinos, professor Elias Rodrigues.

Foram investidos aproximadamente R$ 3 milhões no novo complexo, que ainda contou com o apoio das parcerias com a prefeitura de Arinos, de Buritis, de Uruana e do Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais, ampliando consideravelmente a área construída que foi utilizada durante os Jogos Intercampi do IFNMG (JIFENMG) em 2016. O complexo está instalado em uma estrutura de oito mil metros quadrados, sendo dois mil metros quadrados de edificações. Serão oferecidas atividades em todos os espaços disponíveis do equipamento: salas multiuso e multimídia, espaços culturais, espaço para dança e luta, cineteatro, ginásio poliesportivo, pista de skate, playground e pista de atletismo.

A inauguração contou com a presença do reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, dos deputados federais Padre João e Reginaldo Lopes, do prefeito de Arinos, Carlos Alberto Filho e de dirigentes da Reitoria e diversos campi do Instituto, além de estudantes e servidores do Campus e representantes de diversas entidades públicas e privadas da região.

arinos mesa

Pelo desenvolvimento do Noroeste de Minas

Na parte da tarde, os presentes participaram no auditório do Campus do Fórum de Desenvolvimento Regional, que teve por objetivos disseminar a promoção do desenvolvimento envolvendo o cidadão no planejamento de ações estruturadas; divulgar as ações para o desenvolvimento regional proposto pelo Programa Líder Urucuia Grande Sertão; apresentar ações, políticas públicas e simulações para reordenamento das unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e sensibilizar os representantes das Prefeituras Municipais, Consórcio de Municípios, Associações, Instituições da região Norte e Noroeste de Minas Gerais, visando à realização de fóruns, seminários e oficinas de desenvolvimento regional.

Com relação especificamente ao Campus Arinos, o diretor-geral Elias Rodrigues destacou o plano de desenvolvimento institucional da unidade para os próximos cinco anos, que inclui a oferta de novos cursos, o fortalecimento das parcerias com empresas privadas e a manutenção da vinculação do Campus ao IFNMG, inclusive com a facilitação do acesso do Noroeste de Minas às outras partes da porção Norte do Estado, onde ficam a Reitoria e os demais campi, já que o governo de Minas irá pavimentar um trecho de terra de 70 km entre as regiões.

arinos forum

Também participaram do encontro e discutiram programas para o desenvolvimento regional representantes do Sebrae, do Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas Gerais – CONVALES, da Associação dos Municípios da Microrregião do Noroeste de Minas Gerais – AMNOR, da Agência de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Vale do Rio Urucuia – ADISVRU, da Cooperativa Regional da Agricultura Familiar Sustentável com Base na Economia Solidária – COPABASE e da prefeitura de Arinos, além de estudantes, poder público, sindicatos, movimentos sociais, redes da sociedade civil e cidadãos interessados na temática.