Portal IFNMG - Tecnologia em Produção de Grãos Ir direto para menu de acessibilidade.

Tecnologia em Produção de Grãos

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2016, 08h51 | Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2022, 15h23

Tecnologia em Produção de Grãos

O Curso de Tecnologia em Produção de Grãos tem como objetivo formar profissionais com perfil direcionado para a atividade agrícola nacional e aptos para a resolução dos problemas ambientais do mundo moderno. Além disso, a intenção é contribuir com a formação de cidadãos com senso crítico e ético, com habilidades para a aplicação de técnicas que contribuam com o desenvolvimento dos sistemas de produção de grãos.

Para atingir estes objetivos, o IFNMG – Campus Arinos propicia ao estudante o aperfeiçoamento da capacidade de buscar, conhecer e desenvolver as inovações científicas e tecnológicas, sendo assim, capaz de resolver e decidir sobre questões da área de Produção de Grãos.

- Nome do curso: Tecnologia em Produção de Grãos
- Modalidade: Presencial
- Tipo: Tecnólogo
- Habilitação: Tecnólogo em Produção de Grãos
- Ano de implantação: 2011
- Ato de autorização: Resolução CS Nº 07/2010 de 28 de outubro de 20010
- Total de vagas ofertadas anualmente: 40 vagas
- Número de vagas ofertadas por turma: 40 vagas
- Formas de acesso: O ingresso no curso é feito através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e vestibular, sendo 50% das vagas destinadas a cada forma de acesso.
- Número de vagas disponibilizadas: 20 vagas pelo SISU e 20 vagas pelo vestibular
- Periodicidade de ingresso: 1º Semestre ou 2º Semestre
- Turno de funcionamento: Diurno
- Tempo para integralização do curso: Tempo mínimo de três anos (6 semestres) e máximo de cinco anos (10 semestres)
- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: Nota 3

- Perfil do egresso
O Tecnólogo em Produção de Grãos ocupa-se do gerenciamento de projetos relacionados aos sistemas de produção de grãos, conhecendo desde aspectos relacionados à fertilidade, manejo e conservação do solo, até aspectos relacionados ao maquinário empregado, armazenamento, beneficiamento e comercialização de grãos. Pode ainda, participar de pesquisas tecnológicas para melhoramento genético e produção de plantas. Faz parte da rotina desse profissional a emissão de pareceres sobre a produção de grãos, abrangendo temas como: controle de qualidade, otimização dos processos, impacto ambiental, novas tecnologias de produção, classificação, armazenamento e beneficiamento de grãos. Devido à grande diversidade de tecnologias disponíveis, este profissional pode atuar em pequenas ou grandes propriedades produtoras, em centros de estudo de grãos, ou até mesmo em grandes fábricas e distribuidoras dos produtos, além de unidades comerciais como cooperativas, unidades armazenadoras governamentais e da iniciativa privada. Após a conclusão do Curso de Produção de Grãos este profissional estará apto a:
- Analisar os grãos que serão produzidos, estudar suas características e elaborar o processo produtivo;
- Estar apto a desenvolver tecnologias de secagem e armazenamento de grãos viáveis para pequenos, médios e grandes agricultores;
- Planejar, acompanhar e gerenciar todo o processo produtivo;
- Elaborar plano de logística, armazenamento, embalagem, distribuição e comercialização dos grãos;
- Realizar controle de qualidade e análises laboratoriais;
- Gerenciar a utilização dos equipamentos, das técnicas e do maquinário;
- Elaborar plano de agregação de valor aos produtos;
- Estudar e trabalhar no desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas de produção.

Projeto Pedagógico do Curso

Matriz Curricular do Curso

Informações do Departamento de Ensino

Clique aqui!

Coordenação

Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso.

Conheça o Coordenador do Curso

Corpo Docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.

Veja a lista de Docentes

Acesse o calendário do semestre do curso.

Sistema Acadêmico

Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.

Acesse o sistema

Consulte o quadro dos horários de cada período do curso.

Colegiado

Saiba mais sobre o Regulamento e composição do Colegiado do Curso.

NDE

Conheça os regulamentos, portarias e demais documentos sobre o NDE.

Informações sobre o NDE

Regulamentos

Consulte os regulamentos do Curso (TCC, AACC, Código de ética da Profissão, etc.).

Conheça a legislação do curso

Recursos Disponíveis

Veja a infraestrutura do curso e do campus.

Ações Inclusivas

Consulte mais informações sobre os projetos do setor de Ações Inclusivas.

Assistência Estudantil

Consulte mais informações sobre a Assistência Estudantil.

Seleção de Alunos

Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.

Conheça as possibilidades de ingresso

Trabalhos de conclusão de curso (TCCs)

Confira os trabalhos de conclusão de curso já finalizados.

Estágio

Saiba mais sobre os regulamentos de estágio.

CPA

Consulte mais informações.

Avaliações do curso

Saiba mais sobre as avaliações do curso.