Portal IFNMG - Técnico em Administração Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Técnico em Administração

Última atualização em Segunda, 17 de Outubro de 2016, 11h14

Objetivo geral do curso:

O curso técnico em Administração na modalidade EAD do IFNMG, visa promover a qualificação de profissionais com aptidão as exigências do mercado de trabalho na função de administrador, com competências e habilidades desenvolvidas para planejar, organizar e dirigir as atividades de uma organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor, com excelência em uma gestão baseada nos princípios de sustentabilidade e empreendedorismo.

Perfil profissional do egresso:

O curso de técnico em Administração terá condições de contemplar o novo quadro oferecido pela agilidade proposta pela tecnologia presente no dia a dia das empresas nos diversos segmentos, oferecer respostas às necessidades das novas organizações que emergem no cenário econômico e social atual, considerando suas necessidades por processos mais velozes e confiáveis. Além disso, o Técnico em Administração terá a competência para planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os empreendimentos humanos nas áreas industrial, comercial e prestação de serviços, nos diversos setores da economia.

Em decorrência da formação ampla (multidisciplinar) e das habilidades desenvolvidas, o egresso do curso técnico em Administração estará apto a solucionar problemas ligados às organizações, construindo as seguintes competências:

Operacionalizar rotinas administrativas;
Planejar e controlar as atividades empresariais e públicas;
Planejar os processos de gestão de pessoas;
Organizar programas de melhoria e redução de custos nos processos produtivos e logísticos das empresas de diversos segmentos;
Compreender os tipos de mercado e as estratégias de inserção nos mesmos com novos produtos ou serviços;
Analisar os processos financeiros e orçamentários nos diversos tipos de organizações.

Possibilidades(áreas) de atuação: O curso técnico em Administração do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, articula trabalho, cultura, ciência, tecnologia e tempo, visando o acesso ao universo de saberes e conhecimentos científicos e tecnológicos, produzidos historicamente.

Assim, este curso, possibilita uma nova forma de atendimento, onde o educando possa compreender o mundo compreender-se no mundo e nele atuar na busca de melhoria da qualidade de vida.

No modelo atual de empresa, excelência em administração é fundamental. Em períodos anteriores a presente crise econômica mundial, a situação dos empregados era mais confortável, pois existia um equilíbrio que estabilizava mais o emprego, não ficando tão evidente a necessidade de um bom gerenciamento ou administração do trabalho.
Esse curso deve contemplar a elevação da escolaridade com a profissionalização para um contingente de cidadãos cerceados do direito de concluir a educação básica e acesso a uma formação profissional de qualidade, levando em conta que cada educando tem uma experiência de vida acumulada de acordo com a sua realidade vivida. Dessa forma deve propor um currículo que assegure o acesso, a permanência e o sucesso.

Através de consultas ao banco de dados da ADENOR (Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas Gerais) e da SEDVAN (Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas Gerais), depreendeu-se que o mundo do trabalho oferece oportunidades nessa área diariamente e que o lançamento do curso no IFNMG formará profissionais que terão espaço tanto no setor formal, publico municipal, estadual e federal, ou ainda no privado, como no setor autônomo.


Identificação do curso técnico em Administração

Nome do curso: Técnico em Administração
Habilitação: Técnico em Administração
Nível: Técnico
Eixo tecnológico: Gestão e Negócios
Modalidade: Subseqüente / concomitante na modalidade educação a distância
Local de oferta: Almenara, Arinos, Januária e Salinas
Forma de ingresso: Aprovação no processo seletivo, conforme calendário estabelecido.
Requisito de acesso: Apresentação do certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
Início do curso: 2013
Número de vagas ofertadas: 290
Turno de oferta: Noturno
Duração do curso: 2 anos
Carga horária total do curso: 1.020 horas
Regime letivo: O curso técnico em Administração foi estruturado em quatro módulos que totalizam 24 Componentes Curriculares. É necessário que o aluno realize o Componente Curricular de Metodologia em EaD para que inicie o curso, podendo assim entrar no início de qualquer módulo, desde que tenha sido aprovado por freqüência e nota no Componente Curricular de Metodologia em EaD.


Acesse aqui a matriz curricular do curso. 

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página