Portal IFNMG - Tecnologia em Gestão Empreendedora Ir direto para menu de acessibilidade.

Tecnologia em Gestão Empreendedora

Publicado: Sexta, 17 de Abril de 2020, 11h15 | Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2022, 19h06

Objetivo Geral:

O Curso Superior de Gestão Empreendedora do IFNMG – Campus Teófilo Otoni tem como objetivo formar profissionais com competências e habilidades gerenciais para atuação em micro, pequenas, médias e grandes empresas, bem como com capacidades empreendedoras que possam mudar o cenário do mercado de trabalho por meio do uso de tecnologias ligadas ao empreendedorismo. Ademais, pretender-se-á qualificar profissionais com capacidade de aprender permanentemente, com raciocínio lógico que lhes permita a compreensão e resolução de problemas, com a percepção da necessidade do trabalho em equipe, qualidade indispensável no mundo atual.

Nome do curso: Gestão Empreendedora

Modalidade: Presencial

Tipo: Superior (Tecnologia)

Habilitação: Tecnólogo em Gestão Empreendedora

Ano de implantação: 2019

Ato de autorização: Resolução CONSUP nº 33, de 03 de Setembro de 2018

Total de vagas ofertadas anualmente: 40 vagas

Número de vagas ofertadas por turma: 40 vagas

Formas de acesso: Vestibular e SISU

Número de vagas disponibilizadas: 30 vagas Vestibular - 10 vagas SISU

Periodicidade de ingresso: Anual

Turno de funcionamento: Noturno

Tempo para integralização do curso: Prazo mínimo para integralização curricular de 2 anos e meio (5 semestres) e prazo máximo de 4 anos (8 semestres).

Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: Ainda não passou por avaliação.

Perfil do Egresso:

O Curso de Gestão Empreendedora do IFNMG – Campus Teófilo Otoni prevê um ensino que estimula a formação de um profissional empreendedor, com capacidade de liderança e trabalho em equipe, associada a uma visão humanística e ética, com vistas para o compromisso sociopolítico com o desenvolvimento regional. Assim, o profissional egresso será capaz de se manter atualizado e de solucionar problemas do cotidiano das empresas, com uma visão crítica e espírito investigativo, com capacidade de aprendizagem autônoma e continuada, exercitando a sua habilidade para planejar e gerenciar ações multiprofissionais, redimensionando-as em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho, demonstrando as seguintes competências, habilidades e atitudes:

• Habilidade e motivação para incentivar o desenvolvimento socieconômico de sua região, produzindo emprego e renda.
  • Habilidade em obter, transformar e organizar capital e recursos necessários para a identificação, valoração e exploração de oportunidades de negócios.
  • Habilidade de produzir inovações tecnológicas para o mercado.
  • Capacidade de desenvolver sua carreira de forma autônoma, gerenciando proficuamente suas atividades laborais e seus negócios por meio de uma visão inovadora e alinhada com o mercado.
  • Conhecimento de como idealizar e gerenciar Startups.
  • Competência para criar e implementar Planos de Negócios factíveis e alinhados às demandas do mercado, utilizando-se das técnicas de gestão mais atuais.
  • Capacidade de calcular riscos e identificar oportunidades de negócio que levem a criação de novos mercados.
  • Espírito empreendedor na tomada de decisão.
  • Capacidade de liderança e gerenciamento do trabalho de equipes.
  • Competência para desenvolver análises ambientais internas e externas, estabelecendo as ações estratégicas de uma organização.

Além disso, o tecnólogo em Gestão Empreendedora é um profissional preparado para atuar como sócio administrador ou gestor executivo de seu próprio negócio. Complementarmente, esse profissional pode realizar seu registro no Conselho Regional de Administração de seu Estado, gozando de todos os direitos profissionais de um Administrador.

Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empreendedora - 2022

Matriz Curricular do Curso - 2022

Projeto Pedagógico do Curso - 2018

Matriz Curricular do Curso - 2018

Coordenação

Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso.

Conheça o Coordenador do Curso

Corpo Docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.

Veja a lista de Docentes

Acesse o calendário do semestre do curso.

Sistema Acadêmico

Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.

Acesse o sistema

Consulte o quadro dos horários de cada período do curso.

Colegiado

Saiba mais sobre o Regulamento e composição do Colegiado do Curso.

NDE

Conheça os regulamentos, portarias e demais documentos sobre o NDE.

Informações sobre o NDE

Regulamentos

Consulte os regulamentos do Curso (TCC, AACC, Código de ética da Profissão, etc.).

Conheça a legislação do curso

Recursos Disponíveis

Veja a infraestrutura do curso e do campus.

Ações Inclusivas

Consulte mais informações sobre os projetos do setor de Ações Inclusivas.

Assistência Estudantil

Consulte mais informações sobre a Assistência Estudantil.

Seleção de Alunos

Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.

Conheça as possibilidades de ingresso

Trabalhos de conclusão de curso (TCCs)

Confira os trabalhos de conclusão de curso já finalizados.

Estágio

Saiba mais sobre os regulamentos de estágio.