Portal IFNMG - Professor do IFNMG realiza palestra no Diamantech 2014 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professor do IFNMG realiza palestra no Diamantech 2014

Publicado: Quarta, 03 de Dezembro de 2014, 20h35 | Última atualização em Quinta, 04 de Dezembro de 2014, 08h37

red IMG 3542

O professor Paulo Marinho (foto), do IFNMG, ministrou palestra com o tema “Ambiente de Inovação nos Institutos Federais”, nesta quarta-feira (3/12), na abertura da II Feira de Projetos e Negócios do Espinhaço – Diamantech  2014 –, no  Câmpus II, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina (MG). Confira aqui a programação do evento.

Durante a apresentação, o professor Paulo Marinho afirmou que os currículos dos cursos superiores e técnicos do país devem fomentar a cultura da inovação. “Os Institutos Federais tem um ambiente propício para a inovação tecnológica, mas um dos grandes  desafios da rede é implantar a política de desenvolvimento tecnológico e estabelecer a pesquisa aplicada.”, pontua.

Segundo Paulo vivemos uma revolução silenciosa na educação pública do país nos últimos doze anos com a criação das universidades e dos institutos federais.  “Crescemos muito, mas academia precisa se aproximar mais da sociedade e do setor produtivo. Nos dos Institutos Federais de Educação temos que atender a cadeia produtiva, com atuação em rede, com parcerias. Com os polos de inovação e, principalmente, com os mestrados e doutorados profissionais nos fortaleceremos”, pondera.

O presidente da Comissão de implementação do Câmpus Diamantina do IFNMG,  professor Júnio Jáber, também apresentará no  Diamantech o tema “Parcerias Estratégicas” nesta quinta-feira (4/12), às 9h30. O IFNMG e a UFVJM estão consolidando uma forte parceria em que Júnio Jáber atua e irá citar como exemplo de fortalecimento das instituições.
red IMG 3510
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFVJM, Alexandre Christófaro; a secretária de Desenvolvimento Social, Leana Maria Rabelo; o diretor do Citec, Juan Pedro Bretas Rosa; o presidente da Inovales, Luiz Eustáquio; secretário adjunto da Sedinor, Bruno Oliveira Alencar; e o coordenador de Planejamento Institucional do IFNMG, Júnio Jáber compuseram a mesa de abertura do evento.

O que é?
O Diamantech é uma vitrine tecnológica que tem por finalidade apresentar à comunidade empresarial de Minas Gerais os diferentes produtos e serviços desenvolvidos nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e articular os diferentes setores da sociedade, a fim de possibilitar a interação entre pesquisadores, empresas, universidade e a sociedade. Há ainda a seleção de projetos (prêmio Henrique Dumont) com possibilidade de licenciamento pela iniciativa privada.

red IMG 3548

 Perfil

Paulo Marinho de Oliveira é formado em Engenharia  Agrícola, com mestrado e doutorado na área de Engenharia de Água e Solo, ambos na Universidade  Federal de Lavras (UFLA). Possui aperfeiçoamento em Gestão Pública e Propriedade Intelectual. Atualmente é professor titular na área de Ciências Ambientais do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Coordenou os processos de implantação dos cursos de Tecnologia Ambiental e Engenharia Ambiental no Instituto Federal da Bahia (IFBA), Câmpus Vitória da Conquista, nos quais foi professor das disciplinas: Análise e Avaliação de Impactos Ambientais; Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos. Foi professor das disciplinas Ciências do Ambiente e Gestão Ambiental na Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). Foi membro do corpo docente do curso de especialização em Gestão de Planejamento Ambiental da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC). Orientou mais de 50 trabalhos de conclusão de cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Foi Coordenador de Pesquisa e Extensão do IFBA do Câmpus Vitória da Conquista. Foi vice-presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente da cidade de Vitória da Conquista. Exerceu o cargo de diretor-geral do IFBA no Câmpus de Vitória da Conquista. Atualmente, compõe a equipe responsável pela implantação do Câmpus Diamantina do IFNMG.

 

Criado em 3/12/2014

Fim do conteúdo da página