Portal IFNMG - IFNMG dialoga com a sociedade diamantinense sobre a implantação de novo câmpus em histórica audiência pública Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG dialoga com a sociedade diamantinense sobre a implantação de novo câmpus em histórica audiência pública

Publicado: Quarta, 10 de Dezembro de 2014, 15h52 | Última atualização em Quarta, 10 de Dezembro de 2014, 16h36

capa audiencia diamantina

Interessados já podem acessar o questionário no site do Câmpus Diamantina para sugerir quais cursos gostariam que o Instituto ofertasse na cidade para toda a região

A primeira audiência pública realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) em Diamantina no dia 5 de dezembro apresentou a instituição à sociedade, firmou parcerias e lançou o questionário que irá recolher sugestões para a implementação dos cursos técnicos e superiores que serão ofertados gratuitamente na cidade. Cerca de mais de 300 pessoas, entre moradores da região, autoridades políticas e representantes de várias organizações da sociedade civil, compareceram ao evento. Cursos à distância e cursos de curta duração serão ofertados no início de 2015; já os técnicos possivelmente começarão a ser oferecidos a partir do segundo semestre do ano que vem. A segunda audiência pública será realizada em maio de 2015 na cidade.

Ao ser implantado na cidade, que receberá o décimo câmpus da instituição, o IFNMG passa a ser responsável por levar educação profissional e tecnológica gratuita à quase metade do território mineiro. O reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, lembrou Juscelino Kubitschek ao falar do desafio que o Instituto abraçou de levar desenvolvimento através da educação ao maior número possível de pessoas e cidades. “Hoje estamos presente em todos os 171 municípios sob nossa responsabilidade, seja por meio de polos de educação a distância ou pelas nossas dez unidades já implantadas ou em fase de implantação que oferecem ensino público de qualidade aos municípios adjacentes. Em Diamantina, damos continuidade a essa árdua mas gratificante tarefa”, disse.

Parcerias estratégicas

O evento formalizou uma parceria pioneira entre o IFNMG e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) para o estabelecimento de cursos, pesquisas e desenvolvimento na área de aviação civil. Além disso, um termo de cooperação assinado entre as duas instituições estabeleceu uma parceria para o funcionamento provisório do IFNMG de Diamantina no Câmpus I da UFVJM até que esteja pronto o câmpus do Instituto, que começará a ser construído em uma área próxima ao Aeroporto.

Para o reitor da UFVJM, Pedro Ângelo de Almeida Abreu, a parceria com o IFNMG é muito valiosa. “A recepção que fazemos ao IFNMG não é apenas em relação à chegada de uma instituição de ensino. Eles estão chegando como um parceiro nosso para a construção de uma nova realidade de ensino na região, desenvolvimento tecnológico e da inovação”, pontua

reitores ifnmg ufvjm

Reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, e reitor da UFVJM, professor Pedro Angelo de Almeida Abreu, assinam parcerias entre as duas instituições

O IFNMG e o Parque Tecnológico (Partec) da UFVJM são literalmente vizinhos em Diamantina e várias das atividades do Instituto e do Partec já nascem em atividade conjunta. “Estamos apostando inicialmente na tecnologia aeronáutica, na tecnologia de biocombustíveis como a semente do parque tecnológico em Diamantina. Pretendemos apoiar também projetos de inovação tecnológica com a sociedade e com a indústria. É um ambiente indispensável para a universidade e o instituto sair dos seus muros”, ressalta o reitor da UFVJM.

O prefeito de Diamantina, Paulo Célio de Almeida Hugo, ressaltou a centralidade da educação no desenvolvimento e na melhoria da cidade, destacando a grande contribuição que nesse sentido será dada pelo Instituto. “Diamantina está sendo transformada pela educação. Reconhecemos o esforço do governo federal em instalar em nosso município, irradiando para os demais, o IFNMG”, concluiu.

Em seu discurso, o deputado federal Reginaldo Lopes reforçou a importância em levar o conhecimento a áreas com menos ofertas, para que com o tempo haja melhor distribuição de renda. Para o parlamentar, a chegada do Instituto na cidade representa mais perspectivas e oportunidades. “O Instituto é mais próximo da comunidade, com pesquisas de rápida aplicação e a importante parceria com o Parque Tecnológico da UFVJM. Nasce aqui hoje uma bela experiência entre a escola técnica e a Universidade”, disse.

Construção coletiva da grade de cursos

Lançado na audiência pública realizada em Diamantina no dia 5 de dezembro, o questionário para que todos possam sugerir quais cursos técnicos e superiores gostariam que fossem ofertados no IFNMG – Câmpus Diamantina já está disponível para preenchimento no site. “O  questionário é uma ferramenta de pesquisa que permite ao cidadão participar de maneira coletiva e democrática da escolha de cursos técnicos e superiores”, disse o diretor-geral do IFNMG Câmpus Diamantina, Júnio Jáber, que foi empossado no cargo pelo reitor durante a audiência pública.

 reitor e junio jaber

Reitor do IFNMG, José Ricardo, nomeou o professor Júnio Jáber diretor-geral do Câmpus Diamantina. Ele agora é o responsável pela implementação do câmpus e articulação institucional com a UFVJM

Dê sua opinião respondendo ao questionário

A lista dos cursos no questionário foi construída a partir de sugestões encaminhadas por representantes de diversos segmentos da sociedade civil de Diamantina e da área de abrangência do Câmpus, confira todas as cidades ao final dessa matéria. Há, também, um campo para que o respondente possa sugerir outros cursos que não estejam na lista inicial.

O questionário ficará on-line para resposta por cinco meses, de dezembro de 2014 a abril de 2015. As informações irão servir como base para compor o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Vale ressaltar que os cursos ofertados pelo IFNMG são gratuitos.

O corpo de docentes e de servidores técnico-administrativos do IFNMG – Câmpus Diamantina dependerá, em boa medida, de quais cursos serão ofertados. As vagas serão preenchidas inicialmente com servidores que já atuam em outros câmpus.

mesa autoridades

Da esquerda para a direita: diretor-geral do Câmpus Diamantina (IFNMG), Júnio Jáber; deputado federal Leonardo Monteiro; prefeito de Diamantina, Paulo Célio de Almeida Hugo; reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva; reitor da UFVJM, Pedro Ângelo de Almeida Abreu, e o deputado federal Reginaldo Lopes

O IFNMG

Criado pela integração de duas instituições cinquentenárias – Cefet de Januária e Escola Agrotécnica de Salinas –, o IFNMG surgiu em dezembro de 2008 e hoje possui sete câmpus em funcionamento - Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas - e três em fase de implantação - Diamantina, Janaúba e Teófilo Otoni.

A área de abrangência do Câmpus Diamantina alcança 15 municípios: Angelândia, Aricanduva, Capelinha, Carbonita, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Itamarandiba, Leme do Prado, Minas Novas, Presidente Kubitschek, Turmalina, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino e Gonçalves.

O Instituto compõe a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que se ampliou nos últimos anos e hoje reúne 40 Instituições Federais, somando 562 câmpus espalhados pelo país.

publico diamantina

Mais de 300 pessoas compareceram para a 1ª Audiência Pública de apresentação do IFNMG e escolha de cursos

Consulte mais fotos do evento na página do IFNMG no Facebook.

Criado em 10/12/2014

Fim do conteúdo da página