Encontro do Ensino
INTEGRAÇÃO: olhares para a nossa prática numa perspectiva do Plano de Permanência e Êxito
SOBRE O ENCONTRO
O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de se construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.
INFORMAÇÕES DE CONTATO
e-mail: encontrodoensino@gmail.com
Tel institucional 98408-4457 (Claro)
Grupos de Trabalho
GT1: Currículo, Integração e Otimização: O Que Podemos Melhorar? (Cursos Técnicos Integrados)
GT2: Currículo, Integração e Otimização: O Que Podemos Melhorar? (Cursos Técnicos Integrados)
GT4: Currículo, Integração e Otimização: O Que Podemos Melhorar? (Cursos De Licenciatura)
GT5: Currículo, Integração e Otimização: O Que Podemos Melhorar? (Cursos De Tecnologia)
GT6: Currículo, Integração e Otimização: O Que Podemos Melhorar? (Cursos Bacharelado)
GT7: Como Escolher o Curso Certo?
GT8: Como Acolher para Permanecer?
Inscrição
Apoio ao Participante
Curso de Engenharia Elétrica
Bacharelado em Engenharia Elétrica
O curso de Engenharia Elétrica do IFNMG – Campus Montes Claros tem como objetivo formar um profissional generalista com habilitação na área elétrica, sólida formação básica, ética e social, além de ser capaz de desenvolver o seu lado empreendedor e integrar os conhecimentos adquiridos. As competências obtidas ao longo do curso nas áreas de sistemas de energia, circuitos e medidas elétricas, eletrônica analógica e digital, conversão de energia elétrica, computação, controle e automação possibilitam maior diversidade na atuação deste profissional. Esta característica favorece a inserção deste engenheiro no mercado de trabalho e contribui com o desenvolvimento técnico-científico e social da região na qual ele está inserido.
-Nome do curso: Engenharia Elétrica
-Modalidade: Presencial
-Tipo: Bacharelado
-Habilitação: Engenheiro(a) Eletricista
-Ano de implantação: 2018
-Ato de autorização: Resolução CONSUP N° 062, de 14 de Dezembro De 2017.
-Total de vagas ofertadas anualmente: 40 vagas
-Número de vagas ofertadas por turma: 40 vagas
-Formas de acesso: Vestibular/SISU
-Número de vagas disponibilizadas: 50% Vestibular, 50% SISU
-Periodicidade de ingresso: anual
-Turno de funcionamento: Integral
-Tempo para integralização do curso: Mínimo – 5 anos; Máximo – 7,5 anos
-Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: Não avaliado até o momento
- Perfil do egresso
Atendendo as diretrizes curriculares para a formação em engenharia e as necessidades do mercado de trabalho é fundamental que o engenheiro eletricista possua uma formação de cunho generalista. Além disso, deve ser capaz de adaptar-se às necessidades da sociedade e dos diversos setores, organismos e entidades pelos quais perpassam a formação e o exercício deste profissional. Assim, a estrutura curricular para o curso de Engenharia Elétrica foi construída de modo que o futuro egresso tenha o seguinte perfil:
- Formação sólida nas disciplinas básicas, garantindo que o profissional, depois de formado, tenha facilidade de acompanhar a evolução tecnológica.
- Conhecimento na área de informática, ministrada já no início do curso, para que possa ser utilizada como ferramenta em todas as disciplinas.
- Formação humanística para que o futuro profissional venha a ter um bom desempenho no relacionamento humano no trabalho, tornando-se consciente de sua função social e ambiental.
- Embasamento nos diversos conhecimentos que caracterizam o engenheiro nesta especialidade, proporcionado pelas disciplinas obrigatórias e também uma boa formação em algumas áreas de concentração, à sua escolha.
- Visão global e interdisciplinar proporcionada pelo trabalho final de curso, no qual ele aplicará os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas.
- Visão real de sua vida profissional, proporcionada pelo estágio supervisionado obrigatório com o mínimo de 180 horas.
- Competência no desempenho das aplicações práticas de sua vida profissional, resultante das aulas de laboratório desenvolvidas durante o curso.
- Visão de excelência em todas as suas ações, resultante de um trabalho desenvolvido em todas as disciplinas do curso.
- Capacidade de solucionar problemas, de ser criativo e inovador, nas atividades desenvolvidas em sala de aula com importante participação do professor;
- Competência na comunicação oral e escrita, desenvolvida nas diversas disciplinas do curso.
- Proatividade para buscar o aprofundamento de seus estudos de forma autônoma ou em cursos de pós-graduação, possibilitando seu desenvolvimento e crescimento profissional.
Projeto Pedagógico do Curso – PPC 2018
Projeto Pedagógico do Curso – PPC 2020
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