Encontro do Ensino 2019
Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino
No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.
Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.
Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.
Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.
As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.
No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:
a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.
O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.
Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.
Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.
Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara
Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias
SOBRE O ENCONTRO
O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.
INFORMAÇÕES DE CONTATO
e-mail: encontrodoensino@gmail.com
Tel institucional 98408-4457 (Claro)
Grupos de Trabalho
GT 1 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS INTEGRADOS
GT 2 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – INTEGRADOS
GT 3 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES
GT 4 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – TECNOLOGIAS
GT 5 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – LICENCIATURAS
GT 6 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – BACHARELADOS
GT 8 - USO E APRIMORAMENTO DO PLANO DE AÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO IFNMG
GT 9 - OFICINA – AVALIAÇÃO DAS DEMANDAS EDUCACIONAIS PARA O IFNMG
Inscrição
Apoio ao Participante
Pós-Graduação em Arte e Tecnologia
O Especialização em Teatro e Educação, objetiva proporcionar formação em Arte e Tecnologia para profissionais das redes Municipal, Estatual, Federal e Privada em nível de Pós graduação Lato Sensu.
- Nome do curso: Pós-graduação Lato Sensu em Artes e Tecnologia
- Modalidade: Educação a Distância
- Tipo: Especialização
- Habilitação: Especialista em Artes e Tecnologia
- Ano de implantação: 2020
- Ato de autorização: RESOLUÇÃO CONSUP Nº 61 - DE 28 DE NOVEMBRO DE 2019
- Total de vagas ofertadas: 200
- Número de vagas ofertadas por polo: 1 turma de 100 alunos, e 2 turmas de 50 alunos
- Formas de acesso: Processo Seletivo
- Número de vagas disponibilizadas: 200
- Periodicidade de ingresso: Anual
- Turno de funcionamento: EAD (Não se aplica)
- Tempo para integralização do curso: 12 meses
- Carga Horária: 420 horas
- Perfil do egresso
O egresso obterá as seguintes habilidades e competências:
-
- Buscar atualização constante e autodesenvolvimento por meio de estudos e pesquisas e de forma crítica, propor inovações, identificar e incorporar novos métodos, técnicas e tecnologias às suas ações e responder às situações cotidianas e imprevisíveis com flexibilidade e criatividade;
- Assumir postura profissional condizente com os princípios que regem as ações dos profissionais da área de Artes, com a abordagem sistemática da gestão da qualidade, ética, segurança, viabilidade técnico-econômica e sustentabilidade ambiental;
Dra. Mariana Emiliano Simões - Coordenadora do Curso
Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.
Hércules Batista de Oliveira - Mestre - Horista
Pedro Luis Braga Silva - Mestre - Horista
Lidiane da Silva Santos - Mestra - Horista
Frederico Silva Santos - Doutor - Horista
Joana Ramalho Ortigão Corrêa - Doutora - Horista
Dilma Marques Silveira Klem - Mestra - Horista
Ernani Calazans de Oliveira - Mestre - Horista
Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.
Saiba mais sobre o Regulamento e composição do Colegiado do Curso.
Mais informações
Confira os trabalhos de conclusão de curso já finalizados.
Título do TCC | Autor(es) |
Assis: Entre lentes e Linhas | Agda Ribeiro de Assis Silva Alessandra Ribeiro Assis Silva |
Festa de Nossa Senhora do Rosário do Serro - Amor e fé através da religiosidade | Alessandra Kelly da Silva Paola Araújo de Miranda Thamara Lays Santos |
Quando a Arte e a Saúde se reencontram: Lygia Clark e Nise da Silveira | Aline Juliana Moreira |
Um passeio pela Cultura Indígena nos Museus de Belo Horizonte | Aline Vicentina Santos Barroso |
Museus Virtuais e Usabilidade: Um Estudo Exploratório da Literatura | Ana Carolina Rodrigues |
Do Direito à Inclusão Social pela Arte: a experiência da CRIASER - Serro/MG | Ana Rafaela Silva Marta Helena da Silva Ricardo Cícero Pinto |
Gemeo: O Outro | Anderson Antônio Araújo |
Cinema e Educação: Dialogicidade na Programação e Exibição de Filmes em Sala de Aula | Antonio E. de Oliveira Fam TEODORO, Natália C. Campos Godinho Teodoro Sérgio Pereira dos Reis |
O Desenrolar da Arte: suas Aplicações e Interdisciplinaridade | SENA, Aparecida do Socorro Sena Juliana MariaFernandes Márcia Adriana Barbosa Oliveira Vanessa Sara dos Santos |
A Arte no decorrer da História | SANTOS, Bárbara Geralda dos Santos Danielle Beatriz Santos Moreira Dênia C. Moreira de Souza Santa Rosa |
Do Lixo ao Luxo: possibilidades Interdisciplinares entre o ensino de Ciências e Artes | Brenda Fernanda de Souza Andrade |
Considerações Curriculares sobre o Ensino de Música no Centro Municipal de Educação Infantil da Cidade de Diamantina |
Carina Poliana Lima |
E-Torre | Carlos Magno de Lima e Silva |
Catapoesia: Identidade, Memória e resistência nos livros cartoneros | Caroline de Souza Andrade |
Apreciação Musical em Plataformas Digitais: desenvolvendo uma escuta guiada atrvês de obras orquestrais brasileiras |
Celine César Ribeiro |
Jogo da memória de Vissungos | Christiene Karine Ferreira SIMOES, Daniela Cristina Rabelo Leão Simões Sônia Cunha Leite |
Icena-Criando uma trilha sonora: Descobrindo Habilidades em Criações musicais à luz dos estágios de desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget |
Cláudia Pereira da Silva |
Experimentação por meio da Performance: a criação de uma obra e o seu real sentido de criação | Cleonice Maria dos Santos Santos |
A valorização da história local: Festa de Nossa Senhora do Rosário e Marujada de Couto de Magalhães |
Cristiana Viana Silva |
Um convite ao Isolamento:RSVP | Cristina de Oliveira Gomes Barbosa |
A Arte da Pintura e sua aplicabilidade no Ensino Fudamental | Daniele Narla da Silva Gislane Siqueira Júnio dos Santos Reis Rodiney Oliveira de Jesus |
Processos De Criação Artística Na Educação Infantil - Um Estudo De Caso No Centro Solidário De Educação Infantil Sebastião Dias De Araújo - Tatão |
Daniely Lopes de Oliveira |
Construção de instrumentos musicais alternativos: Análise de ideias disponíveis na Internet | Dominick Danielle Mendonça Santos Emylle Thaissa Mendonça Santos |
A Arte no Desenvolvimento Cognitivo da Pessoa Surda | Edilane Aparecida Fernandes Edivania Aparecida Fernandes Maria Adriana Alves dos Santos |
Fotografia: respirando pela vida | Edinéia Aparecida Vieira de Oliveira Leidinéia de Jesus Vieira Ferreira |
A poética de Leonilson: subjetividade permeada de silêncios, dualismos e complexidades | Edméia L. Cordeiro Neves Fernandes Karla Sabrina Rodrigues Lima |
Aplicação da Realidade Aumentada nas aulas de Educação Artística | Edson Ferreira Amorim Jarbas Antônio Mota |
Uso do TUX PAINT na Pré-Escola e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para estimular o gosto pelo Letramento e Desenho |
Eduardo Cardoso de Melo Maria Aparecida de Araujo Melo |
Nas memórias do balaio: Um breve estudo sobre as Balaieiras de Couto de Magalhães de Minas | Elaine Silva Neto Ronaldo das Graças Rodrigues |
O uso do celular como ferramenta de aprendizagem | Elivelton Dias de Carvalho |
O Uso de Diferentes Gêneros Artísticos como Recursos Didáticos no Ensino dentro das Salas de Aula | Emanoel Ricardo Maria Paula Daniela das Graças Maria |
Objeto Propositor e as novas mídias: uma possibilidade para trabalhar a Educação Patrimonial nas Escolas - o Patrimônio Cultural na cidade de Diamantina, protótipo experimental. |
Emmanuelle de Assis Silveira |
Cavaquinho: Tradição x Evolução | Felipe Leonardo de Almeida |
A Trajetória Acessibilidade das Tecnologias de Informação no Ensino Educacional Público de crianças e e Jovens na cidade de Montes Claros - MG |
Felipe Mendes Ferres |
"Nosso Quilombo veio de longe" | Geraldo dos Santos Reis |
Metodologias Ativas e o ensino de Artes: proposta de diálogos e aplicações | Gicélia Caldeira Damasceno Silva Simone Frois da Silva |
Uma proposta de valorização da disciplina Arte com base em relatos de experiência docentes | Maria Lúcia da Costa Pacheco Grazielle Mayre Penha |
Olhai o Lori no Vale | Guilherme Henrique da Silva |
Urbanografia e Diamantina/MG: O que as ruas contam para além do Patrimônio? | Hugo Ribeiro Rodrigues |
Bordado-Revolução | Jandira Santos Porto |
A Arte de Nise da Silveira: Contribuições Terapêuticas na sala de aula | Joanne Carvalho Macedo |
VAZANTE: possibilidades pedagógicas de uma análise fílmica | Jocimara Fernandes de Oliveira Jordênia Graziele de Souza Larissa Chaves Pinto Tulio Henrique Pinheiro |
O uso do Meme na Prática Teatral | Jordão Vieira Silva Nayara Cristina Barbosa Vieira |
Benefícios da Arte(Terapia) na Terceira Idade | José Henrique Pereira da Silva |
“Artes e suas Tecnologias Móbile aplicadas no Ensino Médio:Intercalando teoria e prática de ensino, Os Sete Saberes da Educação de "Edgar Morin" |
Leonardo Costa Ferreira |
Da Idealização à Significação: a arte comunica? | Letícia Silva Simões |
“Proposições Criativas” | Maria Lara Souza Almeida Luciana Brandão Wikely |
Um Panorama da Arte Modelar Capilar Preta no Brasil | Maikel Douglas Macedo Reis |
A diversidade no aprendizado das Artes e suas contribuições para a Educação Infantil | Márcia Maria Rosa Pereira Gomes |
Um Estudo Sobre o Ensino das Artes Visuais na Educação Infantil em tempos de Pandemia | Mariana Lafaiete Ferreira Moraes Rita de Cássia Almeida Fernandes Vicentina Aparecida Nunes Coelho |
Cordel Carbonitense | Marlúcia Gomes Paranhos |
Percepções Imagéticas: arte por detrás das telas - experiências transformadoras em tempos de Pandemia. | MIchely Cristina dos Passos Santos |
Pássaros no sítio histórico de Diamantina – Quintal do Museu do Diamante | Parísina Éris Ilíade Tameirão Ribeiro |
Entre Capas e Representatividade: uma análise das publicações de Chimamanda Ngozi Adichie pela Companhia Das Letras |
Paulianno das Mercês Barros Tamires Maiara Santos Araújo |
A estátua de JK: um monumento comemorativo no centro histórico de Diamantina | Raphael Martins Cima |
Alziras | Regiane Aparecida Farias Ferreira Helbert Rodrigues |
VIvências Patrimoniais em Serro/MG: uma experiência artística | Roberta Duarte Magalhães |
O que faz o ser humano querer mudar a sua imagem, ao ponto de alterar a sua essência? | Romélia Alves Pinto |
Retratos de minhas raízes | Rosana Luzia Tossige Gomes |
As diversas manifestações artísticas e o seu papel durante a Pandemia COVID19 | Suely Aparecida Dias Garcia |
Corpo-máquina: uma reflexão sobre o uso da tecnologia digital na performance artística | Taynara Ribeiro Pessoa |
Ensino de Arte: Análise e reflexão dos trabalhos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental em uma escola Distrital do município de Diamantina |
Tulayne da Cruz Santos |
Redes Sociais