Encontro do Ensino 2019
Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino
No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.
Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.
Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.
Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.
As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.
No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:
a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.
O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.
Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.
Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.
Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara
Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias
SOBRE O ENCONTRO
O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.
INFORMAÇÕES DE CONTATO
e-mail: encontrodoensino@gmail.com
Tel institucional 98408-4457 (Claro)
Grupos de Trabalho
GT 1 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS INTEGRADOS
GT 2 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – INTEGRADOS
GT 3 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES
GT 4 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – TECNOLOGIAS
GT 5 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – LICENCIATURAS
GT 6 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – BACHARELADOS
GT 8 - USO E APRIMORAMENTO DO PLANO DE AÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO IFNMG
GT 9 - OFICINA – AVALIAÇÃO DAS DEMANDAS EDUCACIONAIS PARA O IFNMG
Inscrição
Apoio ao Participante
Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas tem como proposta proporcionar a formação pedagógica para a docência a graduados, bacharéis ou tecnólogos. O curso tem por objetivo formar e capacitar bacharéis e tecnólogos, que já atuem nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e em cursos técnicos e superiores e para licenciados que desejam atualização, com competências e habilidades pedagógicas adquiridas por meio do aprofundamento teórico e prático de saberes essenciais à melhoria da qualidade a educação e ao desenvolvimento do compromisso com a transformação social.
- Nome do curso: Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas
- Modalidade: Educação a Distância
- Tipo: Especialização
- Habilitação: Especialista em Práticas Pedagógicas
- Ano de implantação: 2021
- Ato de autorização: RESOLUÇÃO CONSUP Nº 136 - DE 10 DE FEVEREIRO DE 2021
- Total de vagas ofertadas: 400
- Número de vagas ofertadas por polo: 50 alunos
- Formas de acesso: Processo Seletivo
- Número de vagas disponibilizadas: 400
- Periodicidade de ingresso: Anual
- Turno de funcionamento: EAD (Não se aplica)
- Tempo para integralização do curso: 12 meses
- Carga Horária: 440 horas
- Pré-requisitos
-
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas é destinado à licenciados, a profissionais da educação e servidores públicos da educação, que desejam adquirir formação pedagógica. Ele está voltado à construção de saberes relacionados às práticas docentes, articulando saber escolar e científico em uma relação teórico empírica.
- Pré-requisitos
-
Ser licenciado, profissionais da educação e/ou servidores públicos da educação que desejam adquirir formação pedagógica.
- Perfil do egresso
-
O perfil esperado para o egresso do curso Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas consiste em um profissional da educação que considere a dimensão pedagógica e a dimensão didática do processo educativo.
Dr. Juliano Gonçalves Pereira - Coordenador do Curso
Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.
Ana Júlia Cruz Gonçalves - Especialista - Bolsista
Sérgio Renato Oliveira - Mestre - Bolsista
Júlio Cesar Pereira Spada - Doutor - Bolsista
Renata Flávia Nobre Canela Dias - Doutor - Bolsista
Luana Maiara dos Santos - Mestra - Bolsista
Confira os trabalhos de conclusão de curso já finalizados.
Título | Autor(es) |
O processo da avaliação da aprendizagem, no contexto escolar | Adenilza Chaves Santos Adriana Aparecida Chaves Santos Roseni de Fátima Teles Santos |
Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais: potencialidades para uma educação de qualidade | Aderlândia de Cássia Barral Lucilene Gonçalves Maria Cristina Alves |
Alfaletrar na educação infantil através do lúdico no ensino remoto | Adriana Regina de Almeida Claudiene Flávia de Almeida Santos Silva Matildes Severino Oliveira |
A Utilização do Padlet no Ensino de Música: um relato de experiência | Alex de Paula |
Desafios da Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia | Alfredo Izídio Alves Lopes Janice Rodrigues Cardoso |
Distorções de aprendizagem no Ensino Fundamental II: influência das práticas pedagógicas | Aline Júlia Gonçalves Santos Melo Maria Imaculada Eugênio Márcia Maria Guimarães de Rochembourg Nilza Cordeiro Lopes Viviane Santos Fonseca |
A Avaliação segundo a Pedagogia Waldorf na Educação Infantil | Ana Maria Carvalho Barroso Eliana Aparecida Gandra Maria Nazaré Pereira |
Processo de Alfabetização e Letramento: desafios para as práticas em sala de aula | Bárbara Geralda dos Santos Danielle Beatriz Santos Moreira |
Reflexões sobre a Ludicidade na Educacão Infantil | Beatriz Pereira Alves Maria de Lourdes Costa Silma Lisboa Coelho |
Reflexão sobre Educação Técnica Profissional em Recursos Humanos na escola pública estadual no município de Bocaiuva - MG |
Benigna Nunes Dos Anjos Oliveira Maria Zilda Batista Gonçalves |
Educação Inclusiva: uma aprendizagem que abre novos horizontes | Brunno Souto Xavier; Gustavo de Oliveira Andrade; Lílian Martins Lopes; Valdecir Gonçalves dos Santos |
O lúdico como ferramenta de ensino-aprendizagem na Educação Infantil | Carla Pereira dos Santos de Jesus |
Uma reflexão sobre as competências e habilidades leitoras nas séries iniciais do ensino fundamental | Célia da conceição dos Santos Bitencourt Gerliane Aparecida da Silva Martins Maria Auxiliadora do Nascimento Gualberto |
A adoção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para continuidade das ações de desenvolvimento da Educação Básica durante a pandemia da COVID-19 no estado de Minas Gerais: oportunidades ou desafios? |
Christiane de Souza Santos |
Ensino-Aprendizagem de crianças da Educação Infantil através dos jogos, brinquedos e brincadeiras | Claudiana Rodrigues de Souza Juareza Maria e Silva Maria Helena Gonçalves da Rocha |
Educação Ambiental para além da escola: reflexões sobre o saber cuidar | Crislaine Guimarães Silva |
Práticas de Alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos | Dalila Mística da Cunha Ribeiro |
A diversidade cultural do Vale do Jequitinhonha: um estudo sobre os aspectos culturais em Carbonita – MG | Daniela Mirce Ventura Santos Rosinéia Alves Vieira Zuleica de Fátima Barral Pires |
A influência efetiva dos pais na aprendizagem escolar | Dayane Aparecida Macedo Fernanda Carvalho da Fonsêca |
Ensino A Distância Versus Ensino Presencial: Uma Análise Comparativa | Deiyse Alves Silva |
Metodologias Ativas no Ensino da Língua Inglesa | Isabel Gomes Alecrim Denise Paula Da Silva João Augusto Alves Junior |
Educação Inclusiva no Ensino Híbrido – Relato de Caso | Edineuza Rodrigues Santos Maria Xavier Campos Raquel Alves dos Santos |
A utilização da brincadeira na Educação Infantil: reflexões sobre o papel da escola e dos professores(as) no processo de ensino-aprendizagem |
Elaine de Fátima Tolentino Érica Marci Rocha Ribeiro Lidiane Cristian Rosa de Castro |
Alfabetização e letramento em tempos pandêmicos | Elivânia Ferreira Da Silva Félix Leide Lopes Santos |
A experiência do brincar na educação infantil em tempos de Pandemia de COVID-19 na Escola Municipal Maria da Piedade Gonçalves dos Reis de Turmalina/MG |
Fátima Aparecida Cordeiro dos Santos Leonice Lopes da Silva Marilene Lopes da Silva |
Autismo e Teoria da Aprendizagem: uma revisão sobre a teoria da aprendizagem de Vygotsky aplicada ao Transtorno do Espectro Autista |
Ione Santos Serafim |
O livro didático digital e as metodologias ativas | Jailton Lopes da Silva |
Um diálogo sobre o currículoà luz da Pedagogia Histórico-crítica | Jaqueline de Jesus Gonçalves de Almeida Maria Rosélia de Azevedo |
A importância do brincar na Educação Infantil | JESSICA CRISTINA ALVES PINHEIRO MARIA ELCIRA GODINHO DA COSTA MARINALVA GONÇALVES FERREIRA |
A importância do planejamento da rotina na Educação Infantil | Jhenne Fhonda Matos de Oliveira |
A Língua Brasileira de Sinais no movimento de inclusão dos alunos surdos na Educação Básica | Jonas de Jesus Souza Sueli Soares da Silva Moreira |
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: o papel das práticas pedagógicas na promoção da igualdade racial | Jorge Joaquim de Almeida Ricarda Erminia Lima |
Concepções da avaliação na educação escolar | José Adauto de Carvalho Júnior |
Novas perspectivas do homeschooling em um contexto de Pandemia: um estudo de caso | Josiane Lopes Oliveira Soares |
O uso de jogos e brincadeiras no Ciclo de Alfabetização | Josiele Cristina dos Santos Nicolly Meira dos Santos |
Gestão Democrática escolar: implicaçoes políticas, educacionais e práticas | Juliane de Paula Nascimento |
Avaliação qualitativa como instrumento de incusão escolar | Juscelina Fernandes Lima Rosimélia Gomes Cordeiro Solange do Rosário Souza Oliveira |
Possibilidades e Perspectivas do ambiente virtual de aprendizagem como recurso pedagógico em tempos de pandemia |
Kairine Adeline Ribeiro Rodrigues Samanda Valter dos Santos Wilian Gomes da Silva |
O ensino do Empreededorismo na Educação Básica: características, oportunidades e desafios | Karla Cristina Rodrigues Maynart de Freitas |
A formação de leitores críticos a partir da valorização do cordel na cultura nordestina | Marco Túlio Santos Ledo |
O uso das TICs na transformação de materiais didáticos tradicionais em língua estrangeira - Espanhol na WEB 2.0 | Maria Goretti Vieira Solange Aparecida Pereira Wolf |
Os desafios do professor na Educação Inclusiva | Marilia Rocha Azevedo Rosa Aparecida Ferreira Batista Silvana Maria Fernandes Pereira Silva |
A avaliação nas tendências tradicional e libertadora | Poliana de Souza Corrêa Vanilda dos Santos Lima Vivian Macedo Silva |
Práticas avaliativas e tendências pedagógicas: relações e implicações | Roberta Magda da Silva Barros |
Metodologias Ativas em Educação: modelo híbrido | Sandra Pereira de Azevedo |
Causas da evasão em cursos a distância | Siony da Silva |
Inclusão digital no ensino EJA: uso dos recursos tecnológicos | Tamyris Caroline Alves Silva Matos |
Ensino Híbrido na Educação Infantil: Desafios e Potencialidades | Thianna Júlia Coelho |
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