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Encontro do Ensino 2019

Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino

No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.

Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.

Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.

Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.

As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.

No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:

a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.

O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.

Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.

Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.

Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara

 

 

Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias

 

SOBRE O ENCONTRO

 

O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

e-mail: encontrodoensino@gmail.com

Tel institucional 98408-4457 (Claro)

 

Análise e Desenvolvimento de Sistemas - ADS

Publicado: Quinta, 23 de Março de 2017, 09h14 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2023, 08h16

O Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do IFNMG - Campus Almenara, objetiva formar profissionais focados na análise e elaboração de sistemas de informação e que atuem no mercado de trabalho desenvolvendo e/ou implantando soluções computacionais nas mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, pretende-se qualificar profissionais com capacidade de aprender permanentemente, com raciocínio lógico que lhes permita a compreensão e resolução de problemas, com a percepção da necessidade do trabalho em equipe, sendo esta indispensável no mundo atual. Os principais cargos que os egressos do Curso de ADS poderão assumir vão desde Analista de Sistemas, Analista de Programação, Analista de Implantação de Sistemas, Desenvolvedor de Sistemas Web, Desenvolvedor de Sistemas Corporativos e/ou Comerciais, Designer de Banco de Dados, Desenvolvedor de Aplicativos e Soluções para Dispositivos Móveis.

- Nome do curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

- Modalidade: Presencial

- Tipo: Tecnologia

- Habilitação: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

- Ano de implantação: 2013

- Ato de autorização: Resolução CS No 01/2013

- Total de vagas ofertadas anualmente: 36

- Número de vagas ofertadas por turma: 36

- Formas de acesso: Vestibular e SISU

- Número de vagas disponibilizadas: 36

- Periodicidade de ingresso: Anual

- Turno de funcionamento: Noturno

- Tempo para integralização do curso: Mínimo: 2 anos e meio (5 semestres) Máximo: 4 anos e meio (9 semestres)

- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: 4


- Perfil do egresso

O profissional egresso será capaz de se manter atualizado e de solucionar problemas do dia-a-dia da população, com uma visão crítica e espírito investigativo, empregando conhecimentos da área de tecnologia voltados ao desenvolvimento de sistemas e com capacidade de aprendizagem autônoma e continuada, exercitando a sua habilidade para desenvolver ações multiprofissionais vivenciadas durante o curso.

O profissional obterá as seguintes habilidades e competências:

  • identificar oportunidades de negócios desenvolvendo a criatividade e inovação para propor soluções na área computacional;
  • levantar requisitos de software relativos a diferentes ramos de negócio, contemplando as especificidades dos vários setores envolvidos;
  • elaborar projetos de análise e desenvolvimento de sistemas envolvendo estimativas de esforço, prazo e custo;
  • atuar como arquiteto de sistemas, utilizando as mais atuais metodologias de engenharia de software;
  • atuar como programador na codificação das soluções computacionais para diferentes plataformas e ambientes de trabalho;
  • definir e aplicar métricas para controle de qualidade no desenvolvimento de software;
  • testar sistemas averiguando eventuais falhas em seu desenvolvimento;
  • desenvolver softwares que interagem com sistemas gerenciadores de banco de dados locais e remotos;
  • atuar como consultores na área de programação de computadores e desenvolvimento de software;
  • definir tecnologias em hardware e software mais adequadas para apoiar o funcionamento das diversas classes dos sistemas de informação;
  • manter e adaptar os sistemas de informação de acordo com as novas realidades tecnológicas, políticas, econômicas e sociais, nas quais os mesmos venham a se encontrar inseridos.

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