Encontro do Ensino 2019
Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino
No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.
Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.
Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.
Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.
As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.
No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:
a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.
O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.
Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.
Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.
Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara
Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias
SOBRE O ENCONTRO
O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.
INFORMAÇÕES DE CONTATO
e-mail: encontrodoensino@gmail.com
Tel institucional 98408-4457 (Claro)
Grupos de Trabalho
GT 1 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS INTEGRADOS
GT 2 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – INTEGRADOS
GT 3 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES
GT 4 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – TECNOLOGIAS
GT 5 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – LICENCIATURAS
GT 6 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – BACHARELADOS
GT 8 - USO E APRIMORAMENTO DO PLANO DE AÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO IFNMG
GT 9 - OFICINA – AVALIAÇÃO DAS DEMANDAS EDUCACIONAIS PARA O IFNMG
Inscrição
Apoio ao Participante
Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio
O Campus Araçuaí do IFNMG, visualizando a importância do Técnico em Meio Ambiente e em consonância com as exigências mundiais na área ambiental, elaborou o plano de Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio de modo a contribuir para a melhoria das condições ambientais da região do Vale do Jequitinhonha. Proporcionando a formação de técnicos a serem absorvidos pelo mercado de trabalho, de forma a viabilizar as iniciativas na área ambiental, melhorando a qualidade de vida da população a partir de sua oferta.
- Nome do curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio.
- Modalidade: Presencial
- Habilitação: Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
- Ano de implantação: 2013
- Ato de autorização: Portaria nº 518 DOU de 18/08/2012
- Total de vagas ofertadas anualmente: 40
- Número de vagas ofertadas por turma: 40
- Formas de acesso: Processo Seletivo
- Número de vagas disponibilizadas: 100% Processo Seletivo
- Periodicidade de ingresso: 1º Semestre
- Turno de funcionamento: Diurno
- Tempo para integralização do curso: Mínimo 03 anos e máximo 06 anos
- Perfil do egresso
O egresso do curso em Técnico em Meio Ambiente deverá ter condições de:
- coletar, armazenar, interpretar informações, dados e documentações ambientais;
- elaborar laudos, relatórios e estudos ambientais;
- auxiliar na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental;
- atuar na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação ambiental, de recursos ambientais, de redução e reciclagem;
- identificar intervenções ambientais, analisar suas consequências;
- operacionalizar a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação de efeitos impactantes sobre o meio ambiente;
- identificar os parâmetros de qualidade ambiental dos recursos naturais (solo, água e ar);
- classificar os recursos naturais (água e solo) segundo seus usos, correlacionando as características físicas e químicas com sua produtividade;
- identificar as fontes e o processo de degradação natural de origem química, geológica e biológica e as grandezas envolvidas nesses processos, utilizando métodos de medição e análise;
- identificar os procedimentos de avaliação, estudo e relatório de impacto ambiental (AIA/EIA/RIMA);
- auxiliar na implementação de sistemas de gestão ambiental em organizações, segundo as normas técnicas em vigor (NBR/ISO 14001).
Projeto Pedagógico do Curso/2024
Projeto Pedagógico do Curso/2016
Coordenação
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Corpo Docente
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Sistema Acadêmico
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Regulamentos
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