Encontro do Ensino 2019
Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino
No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.
Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.
Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.
Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.
As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.
No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:
a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.
O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.
Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.
Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.
Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara
Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias
SOBRE O ENCONTRO
O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.
INFORMAÇÕES DE CONTATO
e-mail: encontrodoensino@gmail.com
Tel institucional 98408-4457 (Claro)
Grupos de Trabalho
GT 1 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS INTEGRADOS
GT 2 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – INTEGRADOS
GT 3 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES
GT 4 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – TECNOLOGIAS
GT 5 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – LICENCIATURAS
GT 6 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – BACHARELADOS
GT 8 - USO E APRIMORAMENTO DO PLANO DE AÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO IFNMG
GT 9 - OFICINA – AVALIAÇÃO DAS DEMANDAS EDUCACIONAIS PARA O IFNMG
Inscrição
Apoio ao Participante
Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 1/2022 - Documentos Campus Araçuaí
>ATENÇÃO CANDIDATOS! Todos os candidatos que se inscreveram no SISU 1/2002 para os cursos do campus Araçuaí poderão participar da chamada pública.
(Publicação em 06/05/2022) Resultado Final da 1ª chamada pública
(Publicação em 04/05/2022) Resultado final do procedimento de Heteroidentificação: SISU
(Publicação em 03/05/2022) Retificação do Cronograma - SISU
(Publicação em 28/04/2022) Resultado preliminar heteroidentificação- SISU
(Publicação em 28/04/2022) Retificação para o SISU 1/2022 para os Cursos Superiores do Campus Araçuaí
(Publicação em 25/04/2022) Retificação - Provimento de Vagas para o SISU 1/2022 para os Cursos Superiores do Campus Araçuaí, ano letivo de 2022
(Publicação em 18/04/2022) Edital de Chamada Pública para o SISU 1/2022 para os Cursos Superiores do Campus Araçuaí, ano letivo de 2022,
Cronograma da Chamada Pública do SISU (A chamada Pública será presencial no Campus Araçuaí)
(Publicação em 26/03/2022) Resultado final da etapa de heteroidentificação da 2ª Chamada do SISU
(Publicação em 25/03/2022) Horário de entrega dos documentos de matrícula para TODOS os candidatos classificados na 2ª Chamada do SISU
(Publicação em 23/03/2022) Resultado preliminar da etapa de heteroidentificação
Cronograma da Segunda Chamada: (Retificado em 23/03/2022)
ATENÇÃO! Todos os candidatos devem entregar os documentos de matricula pessoalmente no dia 28/03/2022
(Publicação em18/03/2022) Edital de retificação do cronograma de entrega dos documentos de matrícula
(Publicação em 15/03/2022) Lista dos candidatos aprovados para 2ª Chamada do SISU 1/2022
(Publicação em 14/03/2022) Edital de 2ª Chamada do SISU 1/2022
(Publicação em 11/03/2022) Atenção para a retificação do cronograma de 2ª Chamada do SISU 1/2022: A publicação do Edital será no dia 14/03/2022
(Publicação em 11/03/2022) Resultado Final da Conferência de Documentos e efetivação de Matrícula: 1ª Chamada do SISU 1/2022
(Publicação em 08/03/2022) Resultado parcial da da Conferência de Documentos e efetivaçãode Matrícula: 1ª Chamada do SISU 1/2022
(Publicação em 04/03/2022) Cromograma de Agendamento de Entrega de documentos para os candidatos classificados no sistema de reserva de vagas (será realizado mediante agendamento nos dias 7 e 8 de março)
(Publicação em 04/03/2022) Resultado final da etapa de heteroidentificação (1ª chamada do SISU)
(Publicação em 04/03/2022) Resultado do recurso contra a banca de heteroidentificação
(Publicação em 03/03/2022) Documentos necessários para matrícula:
(Publicação em 25/02/2022 - 17:45) Resultado parcial da etapa de heteroidentificação (1ª Chamada do SISU)
Atenção! Candidatos de etnia indígena:
Período de envio da declaração oficial, emitida pela FUNAI ou o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou declaração de pertencimento étnico-indígenas (ANEXO V),via e-mail ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ), pelos candidatos autodeclarados indígenas: 24/02/2022 a 03/03/2022
(Publicação em 24/02/2022) Cronograma com Datas e Horários de Entrega dos Documentos de Matrícula para os candidatos classificados em Ampla Concorrência
Edital nº 15/2022 da primeira Chamada do SISU
(Publicação em 24/02/2022) Retificação do Edital nº 15/2022: Edital nº 17/2022 (cronograma, itens 6.1.c e 6.2.c)
> Anexo II - Ficha de Identificação
> Anexo IV- Documentos exigidos para o sistema de reserva de vagas para egresso de escola pública
> Anexo V - Declaração de pertencimento étnico - indígenas
> Anexo VI - Quadro de identificação familiar
> Anexo VII - Modelo de declaração escolar
> Anexo VIII - Modelo de procuração simples
Atenção a todos que irão entregar os documentos no Campus Araçuaí:
Desde o dia 15 de fevereiro de 2022 é obrigatória a apresentação do passaporte de vacinação de acordo com a resolução 217 do CONSUP.
As pessoas que não apresentarem o passaporte vacinal não poderão entrar no campus.
- e-mail da Comissão de Heteroidentficação (para recurso da etapa de heteroidentificação e para envio da autodeclaração (pretos e pardos): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- e-mail da COPEC (para recurso referente ao resultado parcial da análise de documentos): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(Data da Última Alteração: 11/03/2022) Cronograma:
Primeira Chamada SISU
1ª ETAPA: PROCEDIMENTO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO (APENAS AUTODECLARADOS PRETOS E PARDOS)'
Data
Convocação para procedimento de heteroidentificação
14/03/2022
Período para envio da autodeclaração à banca de heteroidentificação
15/03/2022 e 16/03/2022
Período de envio da declaração oficial, emitida pela FUNAI ou o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou declaração de pertencimento étnico-indígenas (ANEXO V),via e-mail ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ), pelos candidatos autodeclarados indígenas.
15/03/2022 a 23/03/2022
Período de envio de informações, pela banca (data, horário e o link de acesso à plataforma virtual), referentes ao procedimento de heteroidentificação para os(as) candidatos(as)
17/03/2022
Período de realização do procedimento de heteroidentificação
18/03/2022 e 21/03/2022
Resultado preliminar do procedimento de heteroidentificação
22/03/2022 após 12 h
Período de recurso contra o resultado preliminar do procedimento de heteroidentificação
23/03/2022
Análise dos recursos
24/03/2022
Resultado final do procedimento de heteroidentificação
25/03/2022 a partir das 12h
2ª ETAPA: CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA (TODOS OS CANDIDATOS)
Publicação do Edital de Segunda Chamada (Convocação)
14/03/2022
Período de envio da declaração oficial, emitida pela FUNAI ou o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou declaração de pertencimento étnico-indígenas (ANEXO V),via e-mail ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ), pelos candidatos autodeclarados indígenas.
15/03/2022 a 23/03/2022
Publicação do horário de entrega dos documentos de matrícula para os candidatos aprovados
25/03/2022
Entrega dos documentos de matrícula para os candidatos aprovados no sistema de reserva de vagas (Horários publicados em edital)
28/03/2022
Resultado da análise de documentação comprobatória
29/03/2022
Prazo para interposição de recursos contra a análise de documentação comprobatória
30/03/2022
Publicação do Resultado após análise dos recursos contra o resultado da análise de documentação comprobatória/ homologação das matrículas
31/03/2022 - a partir das 12h
Publicação do Edital de chamada pública dos processos seletivos dos cursos superiores e SISU
15/04/2022
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