Encontro do Ensino 2019
Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino
No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.
Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.
Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.
Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.
As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.
No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:
a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.
O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.
Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.
Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.
Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara
Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias
SOBRE O ENCONTRO
O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.
INFORMAÇÕES DE CONTATO
e-mail: encontrodoensino@gmail.com
Tel institucional 98408-4457 (Claro)
Grupos de Trabalho
GT 1 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS INTEGRADOS
GT 2 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – INTEGRADOS
GT 3 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES
GT 4 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – TECNOLOGIAS
GT 5 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – LICENCIATURAS
GT 6 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – BACHARELADOS
GT 8 - USO E APRIMORAMENTO DO PLANO DE AÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO IFNMG
GT 9 - OFICINA – AVALIAÇÃO DAS DEMANDAS EDUCACIONAIS PARA O IFNMG
Inscrição
Apoio ao Participante
Recursos Disponíveis ao Curso Superior de Tecnologias em Gestão Ambiental
INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS OFERECIDOS AOS PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO
1. Biblioteca
A biblioteca é um organismo de valor social que fortalece a vida intelectual do estudante, atuando como suporte informacional da instituição, promovendo e incentivando a leitura e a pesquisa. Para isso é necessário que ela esteja perfeitamente a par das atividades da instituição, para que possa orientar suas pesquisas e disponibilizar produtos e serviços de qualidade. Os objetivos específicos da biblioteca são determinados pela instituição e o objetivo geral é facilitar o acesso ao uso das fontes de informação que representam a base do ensino, da pesquisa e da extensão. Possui uma área de 136,5 m2 , sendo 87,5 m2 destinados para os estudos individuais e em grupos. Possui, atualmente, 14 (quatorze) mesas com 4 (quatro) cadeiras para estudo, 8 (oito) cabines para estudos individuais, 2 (duas) salas de estudo em grupo, 2 (dois) ventiladores e 1 (um) aparelho de ar condicionado; os outros 49 m² são destinados ao acervo de livros e periódicos dos cursos oferecidos pelo campus, setor administrativo e atendimento da biblioteca. Nesse espaço, os usuários contam também com 1 (um) terminal para consulta ao acervoe 5 (cinco) computadores com acesso à internet, além de 1 (um) ventilador e 1 (um) aparelho de ar condicionado.
1.1 Acervo por áreas do CNPq
Código |
Área de Conhecimento |
Quantidade de exemplares |
CA |
Ciências Agrárias |
416 |
CB |
Ciências Biológicas |
282 |
CET |
Ciências Exatas e da Terra |
980 |
CH |
Ciências Humanas |
544 |
CS |
Ciências da Saúde |
267 |
CSA |
Ciências Sociais Aplicadas |
1.564 |
ENG |
Engenharias |
161 |
LLA |
Linguística, Letras e Arte |
904 |
OU |
Outros |
111 |
TOTAL |
5.229 |
1.2 Materiais Especiais
Tipo de Material |
Qtde. de títulos |
Qtde. de Exemplares |
CD's |
24 |
55 |
DVD's |
59 |
62 |
Coleção em Braile (diversos tipos de materiais) |
4 |
35 |
Coleção de Periódicos |
65 |
587 |
2. Instalações e Equipamentos Oferecidos aos Docentes e Discentes do Curso
O Campus Araçuaí tem área total construída de 4.129 m² distribuída da seguinte maneira:
PRÉDIO I
DESCRIÇÃO |
APLICAÇÃO |
NÚMERO |
Salas com capacidade para 40 alunos, equipadas com quadro branco e ventilador |
Salas de aula |
10 |
Auditório com capacidade para 250 pessoas |
Palestras e eventos culturais |
1 |
Auditório com capacidade para 150 pessoas |
Palestras e eventos culturais |
1 |
Salas com capacidade para 40 alunos, climatizadas e equipadas com 41 computadores (Dell Pentium Core 2 Duo 3 GHz, HD 180 GB, 4 GB RAM, Windows 7), projetor multimídia e quadro branco |
Laboratórios de Informática |
2 |
Sala climatizada com capacidade para 20 pessoas |
Reuniões didático pedagógicas |
1 |
Sala de professores climatizadas e equipadas com mesas e armários |
Trabalho individual e reuniões |
2 |
Sala de manutenção de equipamentos de informática. |
Manutenção de equipamentos de informática. |
1 |
Ginásio coberto |
Área de lazer, convivência e prática de esportes |
1 |
Banheiros Coletivos |
Sanitários |
6 |
Salas administrativas climatizadas e equipadas com computadores e impressoras |
Protocolo, RH, compras, financeiro, TI |
5 |
Salas climatizadas e equipadas com computadores e impressoras |
Diretoria de Ensino, Laboratório de Enfermagem, Secretaria Escolar |
3 |
Cantina equipada com geladeira, micro-ondas, fogão, filtro |
Área de convivência, lanches |
1 |
Sala de direção climatizada e equipada com computador e impressora |
Atividades da direção geral |
1 |
PRÉDIO II
Área total construída de 572 m² com dois andares onde funcionam várias Coordenadorias (Projetos, Programas e Coordenações).
No primeiro andar funcionam: Sala de Coordenadoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica; Sala de Coordenadoria de Extensão; Sala de Assistência Estudantil; Sala de Encaminhamento Psicológico; Sala de Coordenação do PRONATEC; Sala de Coordenação e Secretaria do e-Tec; Sala do Grêmio Estudantil/Centro Acadêmico/Associação de Pais e Mestres; Consultório Médico; Sala de Comissões- CPA/CISCPCCTAE/CPPD; Banheiros; Sala de apoio ao Núcleo de Produção;
No térreo, funciona: Cantina, banheiros, área de lazer e convivência para os alunos, mecanografia e elevador de acesso.
3. Recursos Tecnológicos
O IFNMG – Campus Araçuaí dispõe dos seguintes recursos tecnológicos que servirão como equipamentos de apoio nas atividades didático-pedagógicas:
- 1 Notebook Itautec W7655 C57R6 c/ Intel® Pentium Dual Core T4200 2.0GHz 4GB 320GB DVD-RW Webcam 1.3MP 15.4";
- 1 projetor datashow Sony VPL-ES5;
- 1 máquina fotográfica Sony Cybershot DSC-W210 12.1 megapixel;
- 2 GPS Garmin modelo 72;
- 6 projetores multimídia;
- 10 lousas digitais.
4. Fazenda Agroecológica
A Fazenda Agroecológica com uma área de aproximadamente 3,5 hectares, será um espaço destinado à prática da agroecologia. Dentro de uma estratégia que procura dar sustentabilidade e estabilização à atividade produtiva no meio rural, o projeto da Fazenda Agroecológica foi estruturado buscando a exploração racional das potencialidades locais. As tecnologias utilizadas na Fazenda Agroecológica serão repassadas ao público e aos estudantes através de dias de campo, palestras e minicursos. O público-alvo será constituído de agricultores, técnicos, extensionistas e estudantes. A Fazenda Agroecológica do IFNMG – Araçuaí tem como objetivos:
- Servir de prática pedagógica aos alunos do campus Araçuaí;
- Servir a comunidade transferindo tecnologias e práticas agroecológicas por meio de cursos de capacitação, treinamentos e palestras para estudantes, técnicos e produtores rurais;
- Buscar integração entre os meios rural e urbano da região;
- Ser referência regional em agroecologia e no uso de energias alternativas na propriedade rural;
- Realizar pesquisas científicas de cunho prático para a região;
- Auxiliar nas ações integradas de agricultura familiar, considerando a sustentabilidade da pequena propriedade e os sistemas produtivos.
5. Laboratório de Análises Ambientais
O Laboratório de Análises Ambientais, destinado à realização de análises de solos, água e vegetais, atenderá diversas disciplinas do curso. O laboratório ocupará uma área de 77,42 m², equipado com projetor multimídia, ar condicionado e com equipamentos e materiais adequados para a realização das análises ambientais, tais como: 1 Máquina fotográfica Sony Cybershot DSC-W210 12.1 megapixel; 1 trado de solos tipo holandês; 1 Kit para análise de água ECOKIT Alfakit; 1 GPS Garmin modelo 72; 1 Estação Meteorológica WMR-928 (c/ software).
Redes Sociais