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Encontro do Ensino 2019

Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino

No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.

Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.

Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.

Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.

As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.

No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:

a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.

O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.

Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.

Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.

Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara

 

 

Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias

 

SOBRE O ENCONTRO

 

O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

e-mail: encontrodoensino@gmail.com

Tel institucional 98408-4457 (Claro)

 

1º Processo Seletivo 2023 - Cursos Superiores - Documentos Campus Arinos

Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2022, 09h22 | Última atualização em Terça, 28 de Março de 2023, 17h35

Instruções para a matrícula

A matrícula acontecerá online, através do preenchimento do formulário e da inclusão dos anexos solicitados, no link fornecido.

Antes de iniciar o preenchimento do formulário de matrícula, o candidato deve certificar-se de que:

- leu o Edital Nº. 472/2022 e o Edital de Convocação para Matrícula no Campus Arinos da respectiva chamada do 1º Processo Seletivo 2023.

- possui uma conta de e-mail no Gmail. Esta mesma conta de e-mail será utilizada para o envio da confirmação da pré-matrícula, ao candidato, bem como de outras informações, caso necessárias, pela Coordenadoria de Registro Acadêmico e Comissões de Análise Documental do Campus Arinos;

- tem todos os documentos solicitados no  edital, para a matrícula, digitalizados e prontos para anexar.

- dúvidas referentes à análise e documentação da reserva de vagas: o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

- a autodeclaração e dúvidas referentes ao processo de heteroidentificação serão encaminhados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

- dúvidas referentes à matrícula: o candidato poderá entrar em contato com a Coordenadoria de Registro Acadêmico do Campus Arinos pelos telefones (38) 98409-5162 (whatsapp), ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., de segunda à sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

 

FORMULÁRIOS/TERMOS COMUNS A TODOS OS CANDIDATOS

Requerimento de Matrícula / Declaração de não cursar outro curso de graduação em I.E. pública / Termo de Compromisso / Termo de Ciência;

- Formulário socioeconômico (Questionário Socioeconômico)

FORMULÁRIOS/TERMOS  PARA CANDIDATOS DAS RESERVAS DE VAGAS

Ficha de Identificação

Autodeclaração Etnicorracial

Declaração de Escolaridade em Escola Pública

Quadro de Identificação Familiar

Autodeclaração Étnico Racial

Documentos exigidos para o sistema de reservas de vagas para egresso de escola pública

Pertencimento Étnico

Recurso para a Comissão da análise de reserva de vagas

Recurso para Comissão de Heteroidentificação

OUTROS, QUANDO NECESSÁRIO:

Declaração de ausência de carteira de trabalho

Declaração de ausência de renda

Declaração de desemprego

Declaração de não convivência marital

Declaração de separação de corpos

Declaração de trabalhador autônomo

Declaração de trabalhador ou proprietário rural

- Termo de autorização para uso da imagem

FORMULÁRIO DE RECURSOS:

Recurso para a Comissão da análise de reserva de vagas

Recurso para Comissão de Heteroidentificação

CONVOCAÇÃO DA LISTA DE ESPERA

[22/03/2023] - Edital de retificação e convocação para o processo de heteroidentificação: clique aqui!

[22/03/2023] - Resultado preliminar

[18/03/2023] - Edital de convocação

[18/03/2023] - Lista Agronomia

[18/03/2023] - Lista Administração

[18/03/2023] - Lista Sistemas de Informação

Link para efetuar a matrícula: Clique aqui!

 

CHAMADA REGULAR: 1ª CHAMADA

[22/03/2023] - Resultado final da heteroidentificação (após recurso)

[20/03/2023] - Resultado Final

[17/03/2023] - Resultado preliminar

[08/03/2023] - Edital de convocação para matrícula da Chamada Regular: Clique aqui!

[08/03/2023] - Lista de convocados para o Bacharelado em Administração: Clique aqui!

[08/03/2023] - Lista de convocados para o Bacharelado em Agronomia: Clique aqui!

[08/03/2023] - Lista de convocados para o Bacharelado em Sistemas de Informação: Clique aqui!

[08/03/2023] - Lista de convocados para o Tecnologia em Gestão Ambiental: Clique aqui!


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