Encontro do Ensino 2019
Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino
No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.
Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.
Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.
Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.
As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.
No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:
a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.
O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.
Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.
Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.
Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara
Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias
SOBRE O ENCONTRO
O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.
INFORMAÇÕES DE CONTATO
e-mail: encontrodoensino@gmail.com
Tel institucional 98408-4457 (Claro)
Grupos de Trabalho
GT 1 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS INTEGRADOS
GT 2 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – INTEGRADOS
GT 3 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES
GT 4 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – TECNOLOGIAS
GT 5 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – LICENCIATURAS
GT 6 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – BACHARELADOS
GT 8 - USO E APRIMORAMENTO DO PLANO DE AÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO IFNMG
GT 9 - OFICINA – AVALIAÇÃO DAS DEMANDAS EDUCACIONAIS PARA O IFNMG
Inscrição
Apoio ao Participante
Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 1/2023 - Documentos Campus Arinos
INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA DA LISTA DE ESPERA
NOVO CRONOGRAMA PARA A MATRÍCULA DOS CANDIDATOS NA LISTA DE ESPERA DO SISU
CRONOGRAMA PARA A MATRÍCULA DOS CANDIDATOS NA LISTA DE ESPERA DO SISU
A matrícula acontecerá online, através do preenchimento do formulário e da inclusão dos anexos solicitados, no link fornecido.
Antes de iniciar o preenchimento do formulário de matrícula, o candidato deve certificar-se de que:
- Leu o o Termo de adesão do IFNMG ao SISU 1/2023 e o Edital de Convocação para Matrícula no Campus Arinos da respectiva chamada do SiSU.
- possui uma conta de e-mail no Gmail. Esta mesma conta de e-mail será utilizada para o envio da confirmação da matrícula, ao candidato, bem como de outras informações, caso necessárias, pela Coordenação de Registro Acadêmico e Comissão de Análise Documental do Campus Arinos;
- tem todos os documentos solicitados no edital, para a matrícula, digitalizados e prontos para anexar.
Dúvidas referentes à análise e documentação da reserva de vagas: o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Dúvidas referentes à matrícula: o candidato poderá entrar em contato com a Coordenadoria de Registro Acadêmico do Campus Arinos pelos telefones (38) 98409-5162 (whatsapp), ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., de segunda à sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
A autodeclaração e dúvidas referentes ao processo de heteroidentificação serão encaminhados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
ETAPA: PROCEDIMENTO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO
(APENAS AUTODECLARADOS(AS) PRETOS(AS) E PARDOS(AS))
Processo de Heteroidentificação, será presencialmente no Campus Arinos, no dia 17/03/2023, nos horários de 07h30min as 11h00min .
O(AS candidato(a) deverá comparecer na sala de videoconferência do prédio do CDTI, localizada no IFNMG - Campus Arinos, localizado na Rodovia MG 202, km 392, Sub Trecho: Arinos / Entroncamento de Uruana de Minas, Zona Rural, Arinos-MG, onde será realizada a análise fenotípica pela banca de heteroidentificação.
FORMULÁRIOS/TERMOS COMUNS A TODOS OS CANDIDATOS
- Formulário socioeconômico (Questionário Socioeconômico)
FORMULÁRIOS/TERMOS PARA CANDIDATOS DAS RESERVAS DE VAGAS
- Autodeclaração Etnicorracial
- Declaração de Escolaridade em Escola Pública
- Quadro de Identificação Familiar
- Recurso para a Comissão da análise de reserva de vagas
- Recurso para Comissão de Heteroidentificação
OUTROS, QUANDO NECESSÁRIO:
- Declaração de ausência de carteira de trabalho
- Declaração de ausência de renda
- Declaração de não convivência marital
- Declaração de separação de corpos
- Declaração de trabalhador autônomo
- Declaração de trabalhador ou proprietário rural
- Termo de autorização para uso da imagem
[20/03/2023] - Resultado final
[17/03/2023] - Resultado preliminar
[15/03/2023] - Retificação da data de convocação para o processo de heteroidentificação (para todos os candidatos com modalidade final PPI): Clique aqui!
[14/03/2023] - Edital de convocação para matrícula da Chamada Regular / SiSU: Clique aqui!
Para efetuar a matrícula: Clique aqui!
INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA DA CHAMA REGULAR
A matrícula acontecerá online, através do preenchimento do formulário e da inclusão dos anexos solicitados, no link fornecido.
Antes de iniciar o preenchimento do formulário de matrícula, o candidato deve certificar-se de que:
- Leu o Edital n° 33/2023 - Processo Seletivo Sisu 1/2023; o Termo de adesão do IFNMG ao SISU 1/2023 e o Edital de Convocação para Matrícula no Campus Arinos da respectiva chamada do SiSU.
- possui uma conta de e-mail no Gmail. Esta mesma conta de e-mail será utilizada para o envio da confirmação da matrícula, ao candidato, bem como de outras informações, caso necessárias, pela Coordenação de Registro Acadêmico e Comissão de Análise Documental do Campus Arinos;
- tem todos os documentos solicitados no edital, para a matrícula, digitalizados e prontos para anexar.
Dúvidas referentes à análise e documentação da reserva de vagas: o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Dúvidas referentes à matrícula: o candidato poderá entrar em contato com a Coordenadoria de Registro Acadêmico do Campus Arinos pelos telefones (38) 98409-5162 (whatsapp), ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., de segunda à sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
A autodeclaração e dúvidas referentes ao processo de heteroidentificação serão encaminhados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
FORMULÁRIOS/TERMOS COMUNS A TODOS OS CANDIDATOS
- Formulário socioeconômico (Questionário Socioeconômico)
FORMULÁRIOS/TERMOS PARA CANDIDATOS DAS RESERVAS DE VAGAS
- Autodeclaração Etnicorracial
- Declaração de Escolaridade em Escola Pública
- Quadro de Identificação Familiar
- Recurso para a Comissão da análise de reserva de vagas
- Recurso para Comissão de Heteroidentificação
OUTROS, QUANDO NECESSÁRIO:
- Declaração de ausência de carteira de trabalho
- Declaração de ausência de renda
- Declaração de não convivência marital
- Declaração de separação de corpos
- Declaração de trabalhador autônomo
- Declaração de trabalhador ou proprietário rural
- Termo de autorização para uso da imagem
CHAMADA REGULAR
[15/03/2023] - Resultado final
[13/03/2023] - Resultado preliminar
Edital de retificação: Clique aqui!
Edital de convocação para matrícula da Chamada Regular / SiSU: Clique aqui!
Link para efetuar a matrícula: Clique aqui!
Cronograma da matrícula:
Redes Sociais