Encontro do Ensino 2019
Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino
No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.
Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.
Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.
Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.
As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.
No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:
a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.
O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.
Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.
Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.
Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara
Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias
SOBRE O ENCONTRO
O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.
INFORMAÇÕES DE CONTATO
e-mail: encontrodoensino@gmail.com
Tel institucional 98408-4457 (Claro)
Grupos de Trabalho
GT 1 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS INTEGRADOS
GT 2 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – INTEGRADOS
GT 3 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES
GT 4 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – TECNOLOGIAS
GT 5 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – LICENCIATURAS
GT 6 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – BACHARELADOS
GT 8 - USO E APRIMORAMENTO DO PLANO DE AÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO IFNMG
GT 9 - OFICINA – AVALIAÇÃO DAS DEMANDAS EDUCACIONAIS PARA O IFNMG
Inscrição
Apoio ao Participante
1º Processo Seletivo 2024 - Cursos Superiores - Documentos Campus Arinos
Instruções para a matrícula
O IFNMG – Campus Arinos realizará entre os dias 09/01/2024 a 19/01/2024, as matrículas para os(as) candidatos(as) convocados(as) na 1º chamada regular dos cursos superiores, processo seletivo 1º semestre 2024.
As matrículas serão realizadas mediante preenchimento do formulário online, e inclusão de documentos exigidos no Edital Nº 578/2023, pelos candidatos (as) classificados(as), o qual estará disponível neste site em 09/01/2024, a partir das 8:00h.
A matrícula acontecerá online, através do preenchimento do formulário e da inclusão dos anexos solicitados, no link fornecido.
Antes de iniciar o preenchimento do formulário de matrícula, o candidato deve certificar-se de que:
- leu o Edital nº 578 de 2 de outubro de 2023 - Vestibular para ingresso nos cursos de nível superior do IFNMG | 1º semestre de 2024 e o Edital de Convocação para Matrícula no Campus Arinos da respectiva chamada do 1º Processo Seletivo 2024.
- possui uma conta de e-mail no Gmail. Esta mesma conta de e-mail será utilizada para o envio da confirmação da pré-matrícula, ao candidato, bem como de outras informações, caso necessárias, pela Coordenadoria de Registro Acadêmico e Comissões de Análise Documental do Campus Arinos;
- tem todos os documentos solicitados no edital, para a matrícula, digitalizados e prontos para anexar.
- dúvidas referentes à análise e documentação da reserva de vagas: o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
- a autodeclaração e dúvidas referentes ao processo de heteroidentificação serão encaminhados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone de de contato (37) 99826-2808 (whatsApp), de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
- dúvidas referentes à matrícula: o candidato poderá entrar em contato com a Coordenadoria de Registro Acadêmico do Campus Arinos pelos telefones (38) 98409-5162 (whatsapp), ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., de segunda à sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
- dúvidas sobre a documentação para comprovação da modalidade de reserva de vagas, os candidatos podem entrar em contato pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone de contato (37) 99826-2808 (whatsApp), de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
ETAPA: PROCEDIMENTO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO
(APENAS AUTODECLARADOS PRETOS E PARDOS)
Os Candidatos(as) autodeclarados(as) negros (pretos e pardos) convocados para a realização do procedimento de heteroidentificação, conforme o item 3.1, deverão comparecer na sala de videoconferência, localizada no 3º andar do prédio do CDTI no Campus Arinos no período de 09/01/2024 a 11/01/2024, nos horários de 08h as 11h e 13 as 17h.
Dúvidas sobre o processo de heteroidentificação o candidato pode entrar em contato pelo telefone de contato (37) 99826-2808 (whatsApp) de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
FORMULÁRIOS/TERMOS COMUNS A TODOS OS CANDIDATOS
- Termo de autorização para uso da imagem
FORMULÁRIOS/TERMOS PARA CANDIDATOS DAS RESERVAS DE VAGAS
Anexo III - Documentos exigidos para o sistema de reserva de vagas para egresso de escola pública
Anexo IV - Ficha de identificação
Anexo V - Autodeclaração étnico-racial
Anexo VI - Declaração de pertencimento étnico
Anexo VII - Quadro de identificação familiar
Anexo VIII - Recurso Contra o resultado da heteroidentificação
Anexo IX - Recurso contra matrícula indeferida
- Declaração de Escolaridade em Escola Pública
Declarações necessárias a serem anexadas para a matrícula de acordo com a necessidade e modalidade de reserva de vaga:
Declaração de ausência de carteira de trabalho
Declaração de ausência de renda
Declaração de desemprego
Declaração de não convivência marital
Declaração de separação de corpos
Declaração de trabalhador autônomo
Declaração de trabalhador ou proprietário rural
FORMULÁRIO DE RECURSOS:
Anexo VIII - Recurso Contra o resultado da heteroidentificação
Anexo IX - Recurso contra matrícula indeferida
CHAMADA REGULAR: 3ª CHAMADA
CLIQUE AQUI E FAÇA SUA MATRÍCULA, SOMENTE SE SEU NOME ESTIVER NA PORTARIA DE CONVOCAÇÃO E ATENTE-SE ÀS ORIENTAÇÕES!
[16/02/2024] - Resultado final
[09/02/2024] - Portaria de convocação
CHAMADA REGULAR: 2ª CHAMADA
CLIQUE AQUI E FAÇA SUA MATRÍCULA, SOMENTE SE SEU NOME ESTIVER NA PORTARIA DE CONVOCAÇÃO E ATENTE-SE ÀS ORIENTAÇÕES!
[09/02/2024] - Resultado final
[07/02/2024] - Resultado prelimnar
[30/01/2024] - Portaria de convocação
CHAMADA REGULAR: 1ª CHAMADA
CLIQUE AQUI E FAÇA SUA MATRÍCULA, MAS ATENTE-SE ÀS ORIENTAÇÕES! (O link será disponibilizado a partir do dia 09/01/2024, às 8:00h).
[29/01/2024] - Resultado final - Bacharelado em Administração - Clique aqui!
[29/01/2024] - Resultado final - Bacharelado em Agronomia - Clique aqui!
[29/01/2024] - Resultado final - Bacharelado em Sistemas de Informação - Clique aqui!
[29/01/2024] - Resultado final - Tecnologia em Gestão Ambiental - Clique aqui!
[23/01/2024] - Resultado preliminar - Bacharelado em Administração - CLIQUE AQUI!
[23/01/2024] - Resultado preliminar - Bacharelado em Agronomia - CLIQUE AQUI!
[23/01/2024] - Resultado preliminar - Bacharelado em Sistemas de Informação - CLIQUE AQUI!
[23/01/2024] - Resultado preliminar - Bacharelado em Tecnologia em gestão Ambiental - CLIQUE AQUI!
[22/01/2024] - Edital de retificação
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