Portal IFNMG - Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 - Documentos Campus Arinos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Encontro do Ensino 2019

Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino

No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.

Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.

Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.

Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.

As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.

No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:

a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.

O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.

Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.

Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.

Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara

 

 

Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias

 

SOBRE O ENCONTRO

 

O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

e-mail: encontrodoensino@gmail.com

Tel institucional 98408-4457 (Claro)

 

Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 - Documentos Campus Arinos

Publicado: Terça, 30 de Janeiro de 2024, 11h32 | Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 13h50

INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA DA LISTA DE ESPERA

O IFNMG - Campus Arinos torna público o edital de convocação dos candidatos classificados na lista de espera do SISU/2024.

Os candidatos(as) classificados(as) deverão, no período de 17/02/2024 A 22/02/2024, realizar a sua matrícula para  curso que optou no momento da inscrição.

Antes de iniciar o preenchimento do formulário de matrícula, o candidato deve certificar-se de que:

- Leu o Edital de convovação para matrícula;  o Termo de adesão do IFNMG ao SISU 2024 e o Edital de Convocação para Matrícula no Campus Arinos da respectiva chamada do SiSU.

- possui uma conta de e-mail no Gmail. Esta mesma conta de e-mail será utilizada para o envio da confirmação da pré-matrícula, ao candidato, bem como de outras informações, caso necessárias, pela Coordenadoria de Registro Acadêmico e Comissões de Análise Documental do Campus Arinos;

- tem todos os documentos solicitados no  edital, para a matrícula, digitalizados e prontos para anexar.

- dúvidas referentes à análise e documentação da reserva de vagas: o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

- dúvidas referentes à matrícula: o candidato poderá entrar em contato com a Coordenadoria de Registro Acadêmico do Campus Arinos pelos telefones (38) 98409-5162 (whatsapp), ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., de segunda à sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

- dúvidas sobre a documentação para comprovação da modalidade de reserva de vagas, os candidatos podem entrar em contato pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone de contato (37) 99826-2808 (whatsApp), de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

ETAPA: PROCEDIMENTO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO

(APENAS AUTODECLARADOS PRETOS E PARDOS)

Os Candidatos(as) autodeclarados(as) negros (pretos e pardos) convocados para a realização do procedimento de heteroidentificação, conforme o item 3.1, deverão comparecer na sala de videoconferência, localizada no 3º andar do prédio do CDTI no Campus Arinos no dia 21/02/2024, nos horários de 08h as 11h e 13 as 17h.

Dúvidas sobre o processo de heteroidentificação o candidato pode entrar em contato pelo telefone de contato (37) 99826-2808 (whatsApp) de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h. 

FORMULÁRIOS/TERMOS COMUNS A TODOS OS CANDIDATOS

Requerimento de Matrícula / Declaração de não cursar outro curso de graduação em I.E. pública / Termo de Compromisso / Termo de Ciência;

Formulário socioeconômico 

FORMULÁRIOS/TERMOS  PARA CANDIDATOS DAS RESERVAS DE VAGAS

Questionário socioeconômico

doc Autodeclaração Étnico-racial

doc Declaração de interesse

doc Ficha de identificação

doc Quadro de identificação familiar

doc Pertencimento étnico

Declaração de Escolaridade em Escola Pública

Recurso para a Comissão da análise de reserva de vagas

Recurso para Comissão de Heteroidentificação

OUTROS, QUANDO NECESSÁRIO:

Declaração de ausência de carteira de trabalho

Declaração de ausência de renda

Declaração de desemprego

Declaração de não convivência marital

Declaração de separação de corpos

Declaração de trabalhador autônomo

Declaração de trabalhador ou proprietário rural

- Termo de autorização para uso da imagem

 cronograma sisu

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA MATRÍCULA, MAS ATENTE-SE ÀS ORIENTAÇÕES!

[23/02/2024] - Resultado final

[22/02/2024] - Resultado preliminar

[17/02/2024] - Edital de convocação

[17/02/2024] - Lista de candidatos

 

INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA DA CHAMADA REGULAR (PRIMEIRA CHAMADA) FINALIZADA

O IFNMG – Campus Arinos realizará entre os dias 02/02/2024 a 07/02/204, as matrículas para os(as) candidatos(as) convocados(as) na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada- SISU/2024.

As matrículas serão realizadas mediante preenchimento do formulário online, e inclusão de documentos exigidos no Edital Nº 06/2024 e do Termo de adesão do IFNMG ao SISU 2024, pelos candidatos (as) classificados(as).

 

Antes de iniciar o preenchimento do formulário de matrícula, o candidato deve certificar-se de que:

- Leu o Edital n° 06/2024 - Processo Seletivo Sisu 1/20244;  o Termo de adesão do IFNMG ao SISU 2024 e o Edital de Convocação para Matrícula no Campus Arinos da respectiva chamada do SiSU.

- possui uma conta de e-mail no Gmail. Esta mesma conta de e-mail será utilizada para o envio da confirmação da pré-matrícula, ao candidato, bem como de outras informações, caso necessárias, pela Coordenadoria de Registro Acadêmico e Comissões de Análise Documental do Campus Arinos;

- tem todos os documentos solicitados no  edital, para a matrícula, digitalizados e prontos para anexar.

- dúvidas referentes à análise e documentação da reserva de vagas: o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

- dúvidas referentes à matrícula: o candidato poderá entrar em contato com a Coordenadoria de Registro Acadêmico do Campus Arinos pelos telefones (38) 98409-5162 (whatsapp), ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., de segunda à sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

- dúvidas sobre a documentação para comprovação da modalidade de reserva de vagas, os candidatos podem entrar em contato pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone de contato (37) 99826-2808 (whatsApp), de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

ETAPA: PROCEDIMENTO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO

(APENAS AUTODECLARADOS PRETOS E PARDOS)

Os Candidatos(as) autodeclarados(as) negros (pretos e pardos) convocados para a realização do procedimento de heteroidentificação, conforme o item 3.1, deverão comparecer na sala de videoconferência, localizada no 3º andar do prédio do CDTI no Campus Arinos no dia 05/02/2024, nos horários de 08h as 11h e 13 as 17h.

Dúvidas sobre o processo de heteroidentificação o candidato pode entrar em contato pelo telefone de contato (37) 99826-2808 (whatsApp) de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h. 

FORMULÁRIOS/TERMOS COMUNS A TODOS OS CANDIDATOS

Requerimento de Matrícula / Declaração de não cursar outro curso de graduação em I.E. pública / Termo de Compromisso / Termo de Ciência;

- Formulário socioeconômico 

FORMULÁRIOS/TERMOS  PARA CANDIDATOS DAS RESERVAS DE VAGAS

Questionário socioeconômico

doc Autodeclaração Étnico-racial

doc Declaração de interesse

doc Ficha de identificação

doc Quadro de identificação familiar

doc Pertencimento étnico

Declaração de Escolaridade em Escola Pública

Recurso para a Comissão da análise de reserva de vagas

Recurso para Comissão de Heteroidentificação

OUTROS, QUANDO NECESSÁRIO:

Declaração de ausência de carteira de trabalho

Declaração de ausência de renda

Declaração de desemprego

Declaração de não convivência marital

Declaração de separação de corpos

Declaração de trabalhador autônomo

Declaração de trabalhador ou proprietário rural

- Termo de autorização para uso da imagem

CHAMADA REGULAR

Cronograma sisu2024

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA MATRÍCULA, MAS ATENTE-SE ÀS ORIENTAÇÕES!

[16/02/2024] - Resultado final

[08/02/2029] - Resultado preliminar

[01/02/2024] - Edital de retificação

[01/02/2024] - Lista de candidatos - Bacharelado em Administração

[01/02/2024] - Lista de candidatos - Bacharelado em Agronomia

[01/02/2024] - Lista de candidatos - Bacharelado em Sistemas de Informação

[01/02/2024] - Lista de candidatos - Tecnologia em Gestão Ambiental

 rodapéencontrodeensino copiar copiar

 

Fim do conteúdo da página