Encontro do Ensino 2019
Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino
No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.
Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.
Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.
Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.
As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.
No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:
a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.
O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.
Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.
Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.
Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara
Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias
SOBRE O ENCONTRO
O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.
INFORMAÇÕES DE CONTATO
e-mail: encontrodoensino@gmail.com
Tel institucional 98408-4457 (Claro)
Grupos de Trabalho
GT 1 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS INTEGRADOS
GT 2 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – INTEGRADOS
GT 3 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES
GT 4 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – TECNOLOGIAS
GT 5 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – LICENCIATURAS
GT 6 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – BACHARELADOS
GT 8 - USO E APRIMORAMENTO DO PLANO DE AÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO IFNMG
GT 9 - OFICINA – AVALIAÇÃO DAS DEMANDAS EDUCACIONAIS PARA O IFNMG
Inscrição
Apoio ao Participante
1° Processo Seletivo 2021 - Cursos técnicos - Documentos Campus Diamantina
Prezado(a) candidato(a), atente-se às instruções iniciais antes de prosseguir na sua matrícula.
Atenção: Para realizar sua matrícula esteja com seu email do Gmail (Google Mail) aberto e logado. Caso não tenha conta no Gmail, crie uma antes de começar a matrícula.
Clique aqui e faça sua conta no gmail.
Convocação para Matrículas e Resultados
Edital 138/2021 - RESULTADO PRELIMINAR - ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA - CAMPUS DIAMANTINA
Edital 140/2021 - RESULTADO DA ANÁLISE DOS RECURSOS AO RESULTADO PRELIMINAR
Edital 141/2021 - RESULTADO FINAL E HOMOLOGAÇÃO DE MATRÍCULAS
Edital 142/2021 - 1ª RETIFICAÇÃO - RESULTADO FINAL E HOMOLOGAÇÃO DE MATRÍCULAS
Edital 143/2021 - 2ª CHAMADA - CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULAS
Edital 148/2021 - RESULTADO PRELIMINAR DA 2ª CHAMADA - ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA
Edital 150/2021 - RESULTADO FINAL E HOMOLOGAÇÃO DE MATRÍCULAS - 2ª CHAMADA
Edital 151/2021 - 3ª CHAMADA - CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULAS
Edital 157/2021 - RESULTADO PRELIMINAR DA 3ª CHAMADA - ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA
Edital 161/2021 - RESULTADO FINAL E HOMOLOGAÇÃO DE MATRÍCULAS - 3ª CHAMADA
Cronograma - 3ª CHAMADA
Datas |
Eventos |
03,04 e 05/05/2021 |
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06/05/2021 às 9h |
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06/05/2021 (12 às 17h) |
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06/05/2021 após as 17 horas |
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A partir de 06/05/2021 |
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Instruções para Matrícula
Os candidatos aprovados deverão baixar os formulários a seguir, preencher, assinar (se o(a) candidato(a) for menor de 18 anos, os formulários serão assinados pelo pai, mãe ou responsável legal) e digitalizar, conforme as orientações constantes no Edital 130/2021 do IFNMG Campus Diamantina.
FORMULÁRIO PARA ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO
Documentos e Formulários necessários para Matrícula
Ampla concorrência
1 - Requerimento de matrícula
2 - Termo de ciência e compromisso
3 - Termo de compromisso da família
4 - Autorização para uso de imagem
5 - Ficha de saúde
6 - Questionário socioeconômico (Pode ser utilizado o questionário disponibilizado no ato da inscrição, devidamente preenchido; (imprimir do site da fundação CEFETMinas)
7 - Documento de Identidade (RG ou Equivalente)
8 - Cadastro de Pessoa Física - CPF
9 - Certidão de nascimento
10 - Titulo Eleitoral (Candidatos que já o possuam)
11 - Quitação Eleitoral (Candidatos que já possuam o título eleitoral)
12 - Quitação militar (Candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos)
13 - Comprovante de residência (Preferencialmente Fatura de Energia Elétrica)
14 - Documento de Identidade do responsável legal com CPF
15 - Cartão SUS
16 - Número de NIS
17 - Declaração escolar (Deve constar que o aluno está aprovado para o 9º Ano do Ensino Fundamental; Para Sistemas de Reserva de Vagas constar que o aluno estudou os 9 anos do ensino fundamental em escola Pública)
18 - Histórico Escolar
19 - Foto 3x4
Sistema de Reserva de Vagas (Cotas)
Todos os documentos da Ampla Concorrência (itens: 1 a 19), acrescidos de:
20 - Ficha V7 (Deve estar atualizada a partir 16/04/2019. Substitui os itens 21 e 24) Pode ser emitida em: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/
21 - Documentos dos membros da família (Conforme Anexo V do Edital 01/2021) (Veja aqui os Modelos de Declação)
22 - Anexo III – Ficha de identificação
23 - Anexo IV – Auto declaração étnico-racial
24 - Anexo VI – Quadro de identificação familiar
• Todos os documentos necessários para matrícula constam também no edital nº 01/2021.
FORMULÁRIO PARA ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO
Importante
É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) ou responsável legal, acompanhar e informar sobre as publicações do processo seletivo.
Em momento posterior, será agendada pela Coordenação de Registros Escolares a entrega e conferência presencial dos documentos originais para os ingressantes que tiverem a matrícula deferida.
Caso seja verificado que os documentos apresentados na matrícula online não conferem com os documentos físicos, por ocorrência de fraude, o estudante, mesmo que já esteja matriculado e em curso, será desligado do IFNMG e terá seus atos passíveis de apuração na forma da Lei.
Em caso de dúvidas quanto à matrícula, entre em contato com a Coordenadoria de Registro Escolar do Campus Diamantina pelo telefone (38) 98408-0767, de segunda à sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
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