Encontro do Ensino 2019
Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino
No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.
Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.
Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.
Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.
As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.
No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:
a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.
O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.
Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.
Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.
Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara
Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias
SOBRE O ENCONTRO
O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.
INFORMAÇÕES DE CONTATO
e-mail: encontrodoensino@gmail.com
Tel institucional 98408-4457 (Claro)
Grupos de Trabalho
GT 1 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS INTEGRADOS
GT 2 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – INTEGRADOS
GT 3 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES
GT 4 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – TECNOLOGIAS
GT 5 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – LICENCIATURAS
GT 6 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – BACHARELADOS
GT 8 - USO E APRIMORAMENTO DO PLANO DE AÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO IFNMG
GT 9 - OFICINA – AVALIAÇÃO DAS DEMANDAS EDUCACIONAIS PARA O IFNMG
Inscrição
Apoio ao Participante
Técnico em Teatro - Concomitante/Subsequente
Técnico em Teatro - Concomitante/Subsequente
O curso Técnico em Teatro é oferecido aos alunos que tenham concluído o Ensino Médio (Modalidade Subsequente) ou estejam cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio em outra instituição (Modalidade Concomitante). Possibilita formar profissionais que atuem nas áreas de teatro, cinema, televisão, empresas de vídeo e radiofusão, sendo capazes de compreender e desenvolver atividades ligadas à produção cultural e artística.
Nome do curso: Curso Técnico em Teatro
Modalidade: Presencial
Tipo: Concomitante/Subsequente
Habilitação:Técnico em Teatro
Ano de implantação:2016
Ato de autorização: Resolução CS nº07/2016
Total de vagas ofertadas anualmente: 30
Número de vagas ofertadas por turma: 30
Formas de acesso: Processo Seletivo
Número de vagas disponibilizadas: 100% Processo Seletivo
Periodicidade de ingresso: 2º Semestre
Turno de funcionamento: Vespertino e Noturno (para entrada a partir de 2018.1)
Tempo para integralização do curso: Tempo mínimo de três semestres e máximo de seis semestres
Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: Não se aplica
Perfil do egresso:
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, o profissional Técnico de Nível Médio em Teatro é aquele que "interpreta, representa, dá corpo e voz a personagens, textos, cenas, máscaras, ideias, for-mas e objetos. Improvisa cenas, canta, escreve textos, performatiza. Imagina, exprime, dá forma e volume, cria e transforma. Faz uso de variadas técnicas de criação artística, expres-são vocal e corporal. Realiza atividades de produção, fomento, formação, pesquisa e memória em teatro, cinema, TV, rádio e vídeo. Projeta figurino, adereços, cenários, maquiagem e iluminação cênica". (BRASIL, 2014, p. 204)
O curso Técnico em Teatro ofertado pelo Campus Diamantina do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais alinha-se a esse perfil, oferecendo recursos para que o aluno possa, ao fim do curso, buscar atualizar-se e auto-desenvolver-se através de estudos, pesquisas e experiências. Considera-se ainda o perfil empreendedor do egresso, identificando-o como ser criativo, propositivo, capaz re-conhecer seu potencial e tornar-se responsável pelos seus produtos, ciente dos caminhos para for-malização, divulgação e fortalecimento de seu próprio negócio. Neste caso, pensa-se o ator com no-ções de empreendedorismo e produção cultural, que gerencie seu percurso profissional, formulando e gerindo projetos culturais, e buscando recursos junto às instituições de fomento à cultura e que possa criar pequenas empresas voltadas às produções artísticas.
Além disso, o curso de Teatro propõe formar indivíduos atentos e sensíveis às identidades, à diversidade étnica e cultural da sua região, que saibam empregar seus conhecimentos para trabalhar a autonomia, valorizar e fortalecer as diferenças culturais, ciente de seu papel social de valorizar a estética da sensibilidade, incentivar a criatividade e proporcionar o conhecimento no que diz respeito à emancipação dos pensamentos e emoções, alcançados através do trabalho criativo.
Projeto Pedagógico do Curso: PPC - Curso Técnico em Teatro - Oferta 2018 -
Matriz Curricular do Curso: Matriz Curricular - Oferta 2018
Projeto Pedagógico do Curso: PPC - Curso Técnico em Teatro - Oferta 2016 - 2017
Matriz Curricular do Curso: Matriz Curricular - Oferta 2016 - 2017
Coordenação
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