Encontro do Ensino 2019
Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino
No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.
Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.
Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.
Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.
As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.
No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:
a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.
O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.
Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.
Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.
Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara
Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias
SOBRE O ENCONTRO
O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.
INFORMAÇÕES DE CONTATO
e-mail: encontrodoensino@gmail.com
Tel institucional 98408-4457 (Claro)
Grupos de Trabalho
GT 1 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS INTEGRADOS
GT 2 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – INTEGRADOS
GT 3 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES
GT 4 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – TECNOLOGIAS
GT 5 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – LICENCIATURAS
GT 6 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – BACHARELADOS
GT 8 - USO E APRIMORAMENTO DO PLANO DE AÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO IFNMG
GT 9 - OFICINA – AVALIAÇÃO DAS DEMANDAS EDUCACIONAIS PARA O IFNMG
Inscrição
Apoio ao Participante
Bacharelado em Ciência da Computação
Bacharelado em Ciência da Computação
A Computação, que pode ser definida como a solução algorítmica de um problema, tem dado fundamental contribuição, ao longo dos anos, para os avanços científicos em todas as áreas do conhecimento e, consequentemente, para toda a sociedade. Assim, praticamente, todas as áreas do conhecimento humano passam hoje, direta ou indiretamente, pelo suporte da Computação.
O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IFNMG – Campus Montes Claros tem como objetivo básico formar recursos humanos com sólidos fundamentos em Computação, Matemática, Resolução de Problemas Computacionais e criação de Sistemas Computacionais, além da formação tecnológica, complementar e humanística, com vistas às necessidades da sociedade.
- Nome do curso: Ciência da Computação
- Modalidade: Presencial
- Tipo: Bacharelado
- Habilitação: Bacharel em Ciência da Computação
- Ano de implantação: 2013
- Ato de autorização: Portaria Nº 521-Reitor/2012
- Total de vagas ofertadas anualmente: 40
- Número de vagas ofertadas por turma: 40
- Formas de acesso: Vestibular/SISU
- Número de vagas disponibilizadas: 50%Vestibular e 50%SISU
- Periodicidade de ingresso: Anual
- Turno de funcionamento: Integral
- Tempo para integralização do curso: Mínimo de cinco anos (10 semestres) e máximo de sete anos e meio (15 semestres)
- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: ( Quatro (4) na avaliação in loco –SINAES; Nota quatro (4) no ENADE)
- Perfil do egresso
O egresso do curso de Ciência da Computação terá, na sociedade, o papel de agente transformador no mercado, capaz de aplicar habilidades e conhecimentos para exercer funções em variadas áreas relacionadas à Ciência da Computação ou afins. O egresso deve apresentar conhecimento teórico, habilidade prática, maturidade pessoal, atitude e capacidade de adaptação para trabalhar em soluções computacionais para problemas da sociedade. O bacharel em Ciência da Computação terá um perfil caracterizado por:
- conhecer os fundamentos matemáticos necessários para desenvolver o raciocínio abstrato, para entendimento das expressões logicas e para a Teoria da Computação;
- possuir sólido conhecimento dos fundamentos da computação, que são a base para a construção das tecnologias;
- possuir desenvoltura na construção de algoritmos e modelos na programação, na arquitetura de computadores e nos sistemas computacionais;
- ser capaz de analisar, projetar e desenvolver soluções de software com eficiência;
- ser capaz de absorver e criar novas tecnologias de acordo com a dinâmica profissional e empresarial;
- saber como utilizar tecnologias, métodos, ferramentas e práticas da computação em áreas como Engenharia de Software, Banco de Dados, Linguagens de Programação, Sistemas Operacionais, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos;
- ser mais participativo na vida comunitária, com vistas a atender as necessidades da sociedade, propondo soluções computacionais que contribuam para a construção e evolução da sociedade presente e futura;
- ser uma pessoa ética, cidadã e profissional, cumprindo deveres, respeitando as diferenças culturais, sociais e religiosas;
- possuir visão empreendedora, demonstrando proatividade e iniciativa;
- trabalhar em equipe;
- facilitar o acesso e a disseminação do conhecimento na área de computação;
- ter uma visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade;
- ser capaz de interagir com outras profissões com o intuito de compreender a realidade dos mesmos para propor soluções computacionais eficazes nas soluções de problemas;
- possuir habilidades tanto no campo científico quanto técnico, com capacidade de estabelecer um elo entre as tendências da computação e a aplicação das suas técnicas na solução dos mais diversos problemas;
- ser capaz de obter novos conhecimentos de forma autônoma e contínua;
- ser capaz de buscar o aprofundamento de seus estudos, de forma pessoal ou em cursos de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu), possibilitando seu desenvolvimento e crescimento profissional, buscando continuamente a atualização de seus conhecimentos.
Projeto Pedagógico do Curso – PPC
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