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Encontro do Ensino 2019

Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino

No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.

Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.

Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.

Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.

As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.

No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:

a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.

O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.

Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.

Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.

Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara

 

 

Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias

 

SOBRE O ENCONTRO

 

O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

e-mail: encontrodoensino@gmail.com

Tel institucional 98408-4457 (Claro)

 

Técnico em Eletrotécnica - Concomitante/Subsequente

Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 11h11 | Última atualização em Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 16h41

Técnico em Eletrotécnica - Concomitante/Subsequente

 

A cidade de Porteirinha e região têm amplo potencial energético solar, fator que atrai empresários de todo o Brasil para construção de usinas fotovoltaicas, o que promove um forte impacto no desenvolvimento social e econômico da região. Consequentemente, este momento também converge diretamente com as possibilidades de atuação e atividades desempenhadas pelo profissional Técnico em Eletrotécnica. A partir disso, o IFNMG-Campus Porteirinha propõe-se a ofertar o Curso Técnico em Eletrotécnica Concomitante/Subsequente, disponibilizando ao mercado de trabalho profissionais aptos para o exercício da profissão nos termos da legislação vigente.

DENOMINAÇÃO DO CURSO: Técnico em Eletrotécnica

MODALIDADE: Presencial

LOCAL DE FUNCIONAMENTO: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Norte de Minas Gerais-Campus Porteirinha, Avenida José Silveira Lopes, 429 no Bairro Vila  Serranópolis.

ANO DE IMPLANTAÇÃO: 1º Semestre de 2022

HABILITAÇÃO: Técnico em Eletrotécnica

EIXO TECNOLÓGICO: Controle e Processos Industriais

TURNO DE FUNCIONAMENTO: Noturno

REGIME ESCOLAR: Semestral

FORMA DE OFERTA: Concomitante e Subsequente

FORMA DE INGRESSO: Processo seletivo regular, processo seletivo para ocupação de vagas remanescentes, transferência ex-officio, na forma da lei, outras formas previstas em lei.

NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS: 30 vagas

PERIODICIDADE DA OFERTA DAS VAGAS: Anual

REQUISITOS DE ACESSO: Para Subsequente – ter concluído o Ensino Médio e, para o  Concomitante – ter concluído o 1º ano do Ensino Médio e estar matriculado no 2º ano do Ensino Médio.

CARGA HORÀRIA TOTAL: 1.480 horas-aula / 1233:20 horas-relógio.

DURAÇÃO DO CURSO: 04 módulos semestrais / 24 meses.

PRAZO PARA INTEGRALIZAÇÃO: Mínimo de 04 semestres e máximo de 08 semestres.

AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO: 2021

COORDENADOR DO CURSO: Prof. Caio Venancio Duarte Carvalho

- Perfil do egresso: O perfil do egresso Técnico em Eletrotécnica deverá possuir as habilidades técnicas da área descritas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (2021, 4ª edição), bem como os valores e os princípios que norteiam as práticas pedagógicas do IFNMG: “o perfil dos egressos do IFNMG caracteriza-se como profissionais críticos, empreendedores, com consciência ética e comprometidos com o desenvolvimento local, regional e nacional”. No âmbito técnico, o profissional egresso Técnico em Eletrotécnica deverá ser capaz de:

  • Planejar, controlar e executar a instalação e a manutenção de sistemas e instalações elétricas industriais, prediais e residenciais, considerando as normas, os padrões e os requisitos técnicos de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.
  • Elaborar e desenvolver projetos de instalações elétricas industriais, prediais e residenciais, sistemas de acionamentos elétricos e de automação industrial e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações.
  • Aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas.
  • Elaborar e desenvolver programação e parametrização de sistemas de acionamentos eletrônicos industriais.
  • Planejar e executar instalação e manutenção de sistemas de aterramento e de descargas atmosféricas em edificações residenciais, comerciais e industriais.
  • Reconhecer tecnologias inovadoras presentes no segmento visando a atender às transformações digitais na sociedade.

No entanto, a proposta educacional apresentada não se preocupa unicamente com o desenvolvimento de habilidades técnicas, uma vez que o mundo do trabalho e o desenvolvimento humano dependem de diversos outros fatores que podem ser abordados de formas diferentes a fim de alcançar uma formação completa, integrada e dinâmica. As habilidades conhecidas por diferentes autores como sociais, transversais ou ainda soft-skills permeiam as necessidades atuais para profissionais que não estejam limitados ao desenvolvimento técnico e sejam capazes de transcorrer no ambiente pessoal e do trabalho de forma fluida e facilitada. As competências sociais englobam habilidades como apresentação oral, trabalho em equipe, defesa de uma ideia e, a seguir, apresenta-se alguns exemplos de espaços formativos que buscarão atender a essas demandas dentro do desenvolvimento do curso técnico:

  • trabalho em equipe, uma vez que há projetos semestrais a serem realizados em equipe;
  • pensamento crítico, já que os discentes serão desafiados continuamente a projetar e implantar projetos dentro dos temas abordados e deverão pensar criticamente sobre pontos positivos, negativos e as possíveis dificuldades do processo;
  • planejamento, já que os projetos e atividades possuem prazos limitados e os discentes serão responsáveis por desenvolver as tarefas e entregá-las dentro do prazo estabelecido;
  • exposição oral, pois os discentes apresentarão individualmente seus projetos finais e há também outras atividades ao longo dos módulos os quais buscam o desenvolvimento dessa habilidade;
  • respeito, uma vez que o IFNMG se preocupa com a pluralidade e inclusão;

• acessibilidade e a busca constante pelo aumento da diversidade entre discentes e profissionais da educação;

 

Resolução 199/2021

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