Encontro do Ensino 2019
Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino
No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.
Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.
Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.
Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.
As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.
No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:
a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.
O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.
Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.
Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.
Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara
Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias
SOBRE O ENCONTRO
O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.
INFORMAÇÕES DE CONTATO
e-mail: encontrodoensino@gmail.com
Tel institucional 98408-4457 (Claro)
Grupos de Trabalho
GT 1 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS INTEGRADOS
GT 2 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – INTEGRADOS
GT 3 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES
GT 4 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – TECNOLOGIAS
GT 5 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – LICENCIATURAS
GT 6 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – BACHARELADOS
GT 8 - USO E APRIMORAMENTO DO PLANO DE AÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO IFNMG
GT 9 - OFICINA – AVALIAÇÃO DAS DEMANDAS EDUCACIONAIS PARA O IFNMG
Inscrição
Apoio ao Participante
Técnico em Eletrotécnica - Concomitante/Subsequente
Técnico em Eletrotécnica - Concomitante/Subsequente
A cidade de Porteirinha e região têm amplo potencial energético solar, fator que atrai empresários de todo o Brasil para construção de usinas fotovoltaicas, o que promove um forte impacto no desenvolvimento social e econômico da região. Consequentemente, este momento também converge diretamente com as possibilidades de atuação e atividades desempenhadas pelo profissional Técnico em Eletrotécnica. A partir disso, o IFNMG-Campus Porteirinha propõe-se a ofertar o Curso Técnico em Eletrotécnica Concomitante/Subsequente, disponibilizando ao mercado de trabalho profissionais aptos para o exercício da profissão nos termos da legislação vigente.
DENOMINAÇÃO DO CURSO: Técnico em Eletrotécnica
MODALIDADE: Presencial
LOCAL DE FUNCIONAMENTO: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Norte de Minas Gerais-Campus Porteirinha, Avenida José Silveira Lopes, 429 no Bairro Vila Serranópolis.
ANO DE IMPLANTAÇÃO: 1º Semestre de 2022
HABILITAÇÃO: Técnico em Eletrotécnica
EIXO TECNOLÓGICO: Controle e Processos Industriais
TURNO DE FUNCIONAMENTO: Noturno
REGIME ESCOLAR: Semestral
FORMA DE OFERTA: Concomitante e Subsequente
FORMA DE INGRESSO: Processo seletivo regular, processo seletivo para ocupação de vagas remanescentes, transferência ex-officio, na forma da lei, outras formas previstas em lei.
NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS: 30 vagas
PERIODICIDADE DA OFERTA DAS VAGAS: Anual
REQUISITOS DE ACESSO: Para Subsequente – ter concluído o Ensino Médio e, para o Concomitante – ter concluído o 1º ano do Ensino Médio e estar matriculado no 2º ano do Ensino Médio.
CARGA HORÀRIA TOTAL: 1.480 horas-aula / 1233:20 horas-relógio.
DURAÇÃO DO CURSO: 04 módulos semestrais / 24 meses.
PRAZO PARA INTEGRALIZAÇÃO: Mínimo de 04 semestres e máximo de 08 semestres.
AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO: 2021
COORDENADOR DO CURSO: Prof. Caio Venancio Duarte Carvalho
- Perfil do egresso: O perfil do egresso Técnico em Eletrotécnica deverá possuir as habilidades técnicas da área descritas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (2021, 4ª edição), bem como os valores e os princípios que norteiam as práticas pedagógicas do IFNMG: “o perfil dos egressos do IFNMG caracteriza-se como profissionais críticos, empreendedores, com consciência ética e comprometidos com o desenvolvimento local, regional e nacional”. No âmbito técnico, o profissional egresso Técnico em Eletrotécnica deverá ser capaz de:
- Planejar, controlar e executar a instalação e a manutenção de sistemas e instalações elétricas industriais, prediais e residenciais, considerando as normas, os padrões e os requisitos técnicos de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.
- Elaborar e desenvolver projetos de instalações elétricas industriais, prediais e residenciais, sistemas de acionamentos elétricos e de automação industrial e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações.
- Aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas.
- Elaborar e desenvolver programação e parametrização de sistemas de acionamentos eletrônicos industriais.
- Planejar e executar instalação e manutenção de sistemas de aterramento e de descargas atmosféricas em edificações residenciais, comerciais e industriais.
- Reconhecer tecnologias inovadoras presentes no segmento visando a atender às transformações digitais na sociedade.
No entanto, a proposta educacional apresentada não se preocupa unicamente com o desenvolvimento de habilidades técnicas, uma vez que o mundo do trabalho e o desenvolvimento humano dependem de diversos outros fatores que podem ser abordados de formas diferentes a fim de alcançar uma formação completa, integrada e dinâmica. As habilidades conhecidas por diferentes autores como sociais, transversais ou ainda soft-skills permeiam as necessidades atuais para profissionais que não estejam limitados ao desenvolvimento técnico e sejam capazes de transcorrer no ambiente pessoal e do trabalho de forma fluida e facilitada. As competências sociais englobam habilidades como apresentação oral, trabalho em equipe, defesa de uma ideia e, a seguir, apresenta-se alguns exemplos de espaços formativos que buscarão atender a essas demandas dentro do desenvolvimento do curso técnico:
- trabalho em equipe, uma vez que há projetos semestrais a serem realizados em equipe;
- pensamento crítico, já que os discentes serão desafiados continuamente a projetar e implantar projetos dentro dos temas abordados e deverão pensar criticamente sobre pontos positivos, negativos e as possíveis dificuldades do processo;
- planejamento, já que os projetos e atividades possuem prazos limitados e os discentes serão responsáveis por desenvolver as tarefas e entregá-las dentro do prazo estabelecido;
- exposição oral, pois os discentes apresentarão individualmente seus projetos finais e há também outras atividades ao longo dos módulos os quais buscam o desenvolvimento dessa habilidade;
- respeito, uma vez que o IFNMG se preocupa com a pluralidade e inclusão;
• acessibilidade e a busca constante pelo aumento da diversidade entre discentes e profissionais da educação;
Corpo Docente
Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.
Sistema Acadêmico
Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.
Regulamentos
Consulte os regulamentos do Curso (TCC, AACC, Código de ética da Profissão, etc.).
Ações Inclusivas
Consulte mais informações sobre os projetos do setor de Ações Inclusivas.
Seleção de Alunos
Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.
Redes Sociais