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Encontro do Ensino 2019

Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino

No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.

Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.

Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.

Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.

As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.

No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:

a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.

O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.

Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.

Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.

Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara

 

 

Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias

 

SOBRE O ENCONTRO

 

O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

e-mail: encontrodoensino@gmail.com

Tel institucional 98408-4457 (Claro)

 

Licenciatura em Física

Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2016, 08h53 | Última atualização em Sexta, 05 de Janeiro de 2024, 15h32

Licenciatura em Física

 

Formar profissionais para o exercício do magistério em Física, principalmente na educação básica: Ensino Médio. Além disso, espera-se formar cidadãos atuantes na promoção de ciência e tecnologia, e capazes de ajudar na redução da desigualdade social brasileira.

Busca-se nesse curso o perfil profissional do “Físico Educador”, profissional que deve dedicar-se preferencialmente à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja através de novas formas de educação científica, como vídeos, “softwares”, ou outros meios de comunicação.

- Nome do curso: Licenciatura em Física
- Modalidade: Licenciatura - Presencial
- Tipo: Superior
- Habilitação: Professor da Educação Básica
- Ano de implantação: 2010
- Ato de autorização: Portaria nº 150, de 29 de setembro de 2009
- Total de vagas ofertadas anualmente: 40 vagas
- Número de vagas ofertadas por turma: 40 vagas
- Formas de acesso: Vestibular/SISU
- Número de vagas disponibilizadas: 50%Vet-50%SISU
- Periodicidade de ingresso: 1º Semestre 
- Turno de funcionamento: Noturno
- Tempo para integralização do curso: Limite Mínimo 4 anos / 8 semestres e Limite Máximo 6 anos / 12 semestres

 

- Resultado obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MECENADE (2014): 3 - ENADE (2017): 3; - MEC (2017): 4 

- Relatório ENADE

PDF [12/01/2016] -  Relatório de Cursos Física - ENADE 2014 - IFNMG - Salinas

PDF [14/04/2022] - Relatório de Cursos Física - ENADE 2017 - IFNMG - Salinas

- Relatório INEP

PDF [12/01/2016] - Relatório de Avaliação de Curso - Física - Relatório INEP 2014

PDF [14/04/2022] - Relatório de Avaliação de Curso - Física - Relatório INEP 2017

 

Perfil do Egresso

O processo de formação do professor no decorrer do Curso de Licenciatura em Física, em seus diferentes momentos, além de permitir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas aos educadores, deve também permitir o desenvolvimento de qualificações profissionais básicas comuns, que devem corresponder a objetivos claros de formação para todos os cursos de graduação em Física, bacharelados ou licenciaturas.

As competências essenciais desses profissionais podem ser enunciadas como:

• Dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas;
• Descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;
• Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;
• Manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica;
• Desenvolver uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos.” (PARECER CNE/CES 1.304/2001) - Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física.

É também esperado que ao concluir o curso o egresso possa ter domínio da física e da matemática para expressar fenômenos naturais, realizar medidas, interpreta-las e analisa-las, utilizar antigas e novas tecnologias para comunicação como vídeo-análise, aplicativos, simulações, projetores, redes sociais. O egresso também deverá buscar novas metodologias para o ensino de física considerando diferentes processos cognitivos de aprendizagem de cada estudante; ensinar ciências como construção humana levando em consideração aspectos históricos, sociais e culturais; analisar e utilizar diferentes formas de avaliação do processo de aprendizagem.

 

Projeto Pedagógico do Curso

PDFProjeto Pedagógico do Curso – 2023

PDF [15/03/2022] - PPC 2010 atualizado em 2021 (inclusão do RER e das Tabelas de equivalências)

PDF [15/03/2022] - Tabela de equivalência - PPC 2017

PDF [22/02/2019] - Projeto Pedagógico do Curso - PPC - 2017

PDFProjeto Pedagógico do Curso – PPC

 

Matriz Curricular

PDF Matriz Curricular do Curso

 

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