Encontro do Ensino 2019
Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino
No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.
Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.
Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.
Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.
As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.
No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:
a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.
O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.
Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.
Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.
Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara
Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias
SOBRE O ENCONTRO
O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.
INFORMAÇÕES DE CONTATO
e-mail: encontrodoensino@gmail.com
Tel institucional 98408-4457 (Claro)
Grupos de Trabalho
GT 1 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS INTEGRADOS
GT 2 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – INTEGRADOS
GT 3 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES
GT 4 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – TECNOLOGIAS
GT 5 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – LICENCIATURAS
GT 6 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – BACHARELADOS
GT 8 - USO E APRIMORAMENTO DO PLANO DE AÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO IFNMG
GT 9 - OFICINA – AVALIAÇÃO DAS DEMANDAS EDUCACIONAIS PARA O IFNMG
Inscrição
Apoio ao Participante
Bacharelado em Medicina Veterinária
Bacharelado em Medicina Veterinária
O curso de graduação em Medicina Veterinária tem como objetivo geral a formação de profissionais e cidadãos, científica e tecnicamente capacitados para atuar nas áreas de sanidade animal, saúde pública, produção animal e tecnologia e inspeção de produtos de origem animal. Através de uma formação tecnológica, complementar e humanística, espera-se que os egressos busquem formação permanente e sejam capazes de planejar, executar e administrar atividades veterinárias e zootécnicas que sejam socialmente justas, economicamente sustentáveis e respeitem o comportamento e o bem-estar animal.
- Nome do curso: Bacharelado em Medicina Veterinária
- Modalidade: Bacharelado - Presencial
- Tipo: Superior
- Habilitação: Médico Veterinário
- Ano de implantação: 2011
- Ato de autorização: Resolução CS nº 05, de 24 de setembro de 2010.
- Total de vagas ofertadas anualmente: 36 vagas
- Número de vagas ofertadas por turma: 36 vagas
- Formas de acesso: Vestibular/SISU
- Número de vagas disponibilizadas: 50% pelo Vestibular e 50% pelo SISU
- Periodicidade de ingresso: 1º Semestre
- Turno de funcionamento: Diurno
- Tempo para integralização do curso: Limite Mínimo 5 anos / 10 semestres e Limite Máximo 7,5 anos
- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: Nota do ENADE (2016): 3. Nota avaliação do MEC: 4
[23/04/2015] - Relatório Avaliação INEP - 2015
Relatório do Curso - ENADE - SINAES - 2016
[24/09/2020] - Resolução CS nº 05/2020 - Autorização para Implantação do Curso
[02/03/2018] - Portaria nº 136-2018 - Renovação Reconhecimento do Curso
[23/12/2015] - Portaria nº 1035-2015 - Reconhecimento do Curso
Perfil do egresso
Os discentes formados no Curso de Medicina Veterinária do IFNMG - Campus Salinas serão Médicos Veterinários com um perfil profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação em saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal e ecologia e proteção ao meio ambiente.
Terão conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos da economia e da administração agropecuária e agroindustrial, além de capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas.
O Curso de Graduação em Medicina Veterinária deve fornecer ferramentas para desenvolvimento das competências e habilidades gerais de profissional de saúde ao seu egresso conforme estabelecido pelas diretrizes curriculares aprovadas em 15/08/2019 pelo CES/CNE.
Projeto Pedagógico do Curso
[23/02/2023] - Projeto Pedagógico do Curso - PPC 2019 aprovado em 2022
[05/02/2020] - Projeto Pedagógico do Curso - PPC 2019
[04/04/2019] - Projeto Pedagógico do Curso - PPC 2017 - Atualização 05-04-2019
[11/06/2018] - Projeto Pedagógico do Curso – PPC
Matriz Curricular
[08-05-2020] - Matriz Curricular do Curso 2019
Matriz Curricular do Curso
Coordenação
Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso.
Corpo Docente
Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.
Sistema Acadêmico
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Regulamentos
Consulte os regulamentos do Curso (TCC, AACC, Código de ética da Profissão, etc.).
Ações Inclusivas
Consulte mais informações sobre os projetos do setor de Ações Inclusivas.
Seleção de Alunos
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