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Encontro do Ensino 2019

Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino

No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.

Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.

Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.

Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.

As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.

No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:

a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.

O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.

Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.

Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.

Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara

 

 

Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias

 

SOBRE O ENCONTRO

 

O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

e-mail: encontrodoensino@gmail.com

Tel institucional 98408-4457 (Claro)

 

Bacharelado em Engenharia Florestal

Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2016, 08h53 | Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2024, 14h37

Bacharelado em Engenharia Florestal

O curso de Engenharia Florestal tem como um dos principais objetivos ofertar o embasamento técnico e cientifico para o emprego de recursos da engenharia na produção de bens e serviçosoriundos dos ecossistemas florestais ou de reflorestamentos, respeitando-se os princípios da sustentabilidade. O profissional terá sólida formação nas principais áreas da ciência florestal tais como Silvicultura, Gestão Ambiental, Tecnologia de Produtos Florestais, Mensuração e Manejo Florestal. Dessa forma, poderá atuar em diversos setores ou instituições tais como Celulose e Papel, Bioenergia, Siderurgia, Serrarias, Viveiros Florestais, Reflorestamentos, Avaliação de Impactos Ambientais e Recuperação de Áreas Degradadas,Geoprocessamento, Manejo de Bacias Hidrográficas, Inventário e Manejo Florestal, Licenciamento Ambiental e Certificação Florestal, Órgãos e Institutos de Gestão e Controle Ambiental, Gerência e Manejo de Unidades de Conservação, Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão, Consultoria, dentre outros.

- Nome do curso: Bacharelado em Engenharia Florestal
- Modalidade: Bacharelado
- Tipo: Superior
- Habilitação: Engenheiro Florestal
- Ano de implantação: 2010
- Ato de autorização: Portaria CS nº 150 de 29 de setembro de 2009
- Total de vagas ofertadas anualmente: 36 vagas
- Número de vagas ofertadas por turma: 36 vagas
- Formas de acesso: Vestibular/SISU
- Número de vagas disponibilizadas: 50% Vestibular e 50% SISU
- Periodicidade de ingresso: 1º Semestre
- Turno de funcionamento: Diurno
- Tempo para integralização do curso: Limite Mínimo 5 anos / 10 semestres e Limite Máximo 7,5 anos / 15 semestres)
- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: ENADE: 3 e INEP/SINAES: 4

- Perfil do egresso

O profissional em Engenharia Florestal deverá se formar com sólida base de conhecimentos técnicos e científicos, comcapacidade na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética ehumanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O profissional deve estar preparado para gerenciar o ambiente e os recursos florestais, obtendo bens potencialmente disponíveis com emprego de tecnologias sociavelmente adaptáveis, bem como aexploração racional e utilização dos recursos naturais em conciliação com a conservação do meio ambiente.

 

Projeto Pedagógico do Curso

PDF Projeto Pedagógico do Curso - PPC 2024

PDF Projeto Pedagógico do Curso - PPC 2019

PDF Projeto Pedagógico do Curso – PPC 2017

 

Matriz Curricular do Curso

PDF Matriz Curricular do Curso - 2024

PDF Matriz Curricular do Curso - 2020

PDF Matriz Curricular do Curso 

 

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