Encontro do Ensino 2019
Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino
No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.
Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.
Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.
Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.
As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.
No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:
a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.
O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.
Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.
Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.
Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara
Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias
SOBRE O ENCONTRO
O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.
INFORMAÇÕES DE CONTATO
e-mail: encontrodoensino@gmail.com
Tel institucional 98408-4457 (Claro)
Grupos de Trabalho
GT 1 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS INTEGRADOS
GT 2 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – INTEGRADOS
GT 3 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES
GT 4 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – TECNOLOGIAS
GT 5 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – LICENCIATURAS
GT 6 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – BACHARELADOS
GT 8 - USO E APRIMORAMENTO DO PLANO DE AÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO IFNMG
GT 9 - OFICINA – AVALIAÇÃO DAS DEMANDAS EDUCACIONAIS PARA O IFNMG
Inscrição
Apoio ao Participante
Bacharelado em Engenharia de Alimentos
Bacharelado em Engenharia de Alimentos
O curso objetiva habilitar o profissional para exercer atividades técnicas, científicas e administrativas desde a caracterização e controle de matérias-primas até a comercialização do produto final, passando pelo controle, planejamento, projeto e desenvolvimento de produtos e processos, para que alimentos de qualidade e inócuos sejam produzidos ou conservados com o objetivo de diminuir perdas, minimizar custos e suprir demandas em situações diversas. Docência e pesquisa constituem-se também em importantes campos de atuação do Engenheiro de Alimentos.
- Nome do curso: Bacharelado em Engenharia de Alimentos
- Modalidade: Bacharelado
- Tipo: Superior
- Habilitação: Engenheiro de Alimentos
- Ano de implantação: 2011
- Ato de autorização: Resolução CS nº 05, de 24 de setembro de 2010
- Total de vagas ofertadas anualmente: 36 vagas
- Número de vagas ofertadas por turma: 36 vagas
- Formas de acesso: Vestibular/SISU
- Número de vagas disponibilizadas: 50%Vet-50%SISU)
- Periodicidade de ingresso: 1º Semestre
- Turno de funcionamento: Diurno
- Tempo para integralização do curso: Limite Mínimo 5 anos / 10 semestres e e Limite Máximo 50% a mais do limite mínimo equivalente à 7,5 anos (15 semestres).
- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: SINAES (2018): 4; Nota do ENADE (2017): 3.
[07/05/2020] - Relatório de Avaliação - Reconhecimento do Curso 2017
Perfil do egresso
Segundo a resolução (CNE/CES 11/2002), o egresso do Curso de Engenharia de Alimentos deve possuir características que o permitam inserir com sucesso no mundo produtivo e científico, mantendo-se atualizado e contribuindo efetivamente para o desenvolvimento do conhecimento cientifico e tecnológico na área de Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos. O Engenheiro de Alimentos não deverá apresentar apenas uma formação voltada para o atendimento das demandas do exercício profissional específico, mas saber fazer do uso de seu conhecimento, transformando-o em ações responsáveis socialmente. Assim a estrutura curricular do curso foi elaborada seguindo as diretrizes curriculares propostas aos cursos de Engenharia, onde a formação do Engenheiro tem por objetivo dotar os profissionais dos conhecimentos requeridos para habilidades e competências tais como:
- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
- Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
- Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
- Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
- Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
- Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
- Comunicar-se eficientemente nas formas escritas, oral e gráfica;
- Atuar em equipes multidisciplinares;
- Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional;
- Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
Projeto Pedagógico do Curso
[05/2023] Projeto Pedagógico do Curso – PPC 2023
[14/05/2021] Projeto Pedagógico do Curso – PPC
[28/03/2018] Projeto Pedagógico do Curso – PPC 2018
Projeto Pedagógico do Curso – PPC
Matriz Curricular
Coordenação
Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso.
Corpo Docente
Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.
Sistema Acadêmico
Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.
Regulamentos
Consulte os regulamentos do Curso (TCC, AACC, Código de ética da Profissão, etc.).
Ações Inclusivas
Consulte mais informações sobre os projetos do setor de Ações Inclusivas.
Seleção de Alunos
Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.
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