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Encontro do Ensino 2019

Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino

No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.

Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.

Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.

Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.

As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.

No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:

a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.

O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.

Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.

Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.

Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara

 

 

Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias

 

SOBRE O ENCONTRO

 

O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

e-mail: encontrodoensino@gmail.com

Tel institucional 98408-4457 (Claro)

 

Bacharelado em Engenharia de Alimentos

Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2016, 08h53 | Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 14h46

Bacharelado em Engenharia de Alimentos

O curso objetiva habilitar o profissional para exercer atividades técnicas, científicas e administrativas desde a caracterização e controle de matérias-primas até a comercialização do produto final, passando pelo controle, planejamento, projeto e desenvolvimento de produtos e processos, para que alimentos de qualidade e inócuos sejam produzidos ou conservados com o objetivo de diminuir perdas, minimizar custos e suprir demandas em situações diversas. Docência e pesquisa constituem-se também em importantes campos de atuação do Engenheiro de Alimentos.

- Nome do curso: Bacharelado em Engenharia de Alimentos
- Modalidade: Bacharelado
- Tipo: Superior
- Habilitação: Engenheiro de Alimentos
- Ano de implantação: 2011
- Ato de autorização: Resolução CS nº 05, de 24 de setembro de 2010
- Total de vagas ofertadas anualmente: 36 vagas
- Número de vagas ofertadas por turma: 36 vagas
- Formas de acesso: Vestibular/SISU
- Número de vagas disponibilizadas: 50%Vet-50%SISU)
- Periodicidade de ingresso: 1º Semestre
- Turno de funcionamento: Diurno
- Tempo para integralização do curso: Limite Mínimo 5 anos / 10 semestres e e Limite Máximo 50%  a mais do limite mínimo equivalente à 7,5 anos (15 semestres).
- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: SINAES (2018): 4; Nota do ENADE (2017): 3. 

PDF [07/05/2020] - Relatório de Avaliação - Reconhecimento do Curso 2017

 

Perfil do egresso 

Segundo a resolução (CNE/CES 11/2002), o egresso do Curso de Engenharia de Alimentos deve possuir características que o permitam inserir com sucesso no mundo produtivo e científico, mantendo-se atualizado e contribuindo efetivamente para o desenvolvimento do conhecimento cientifico e tecnológico na área de Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos. O Engenheiro de Alimentos não deverá apresentar apenas uma formação voltada para o atendimento das demandas do exercício profissional específico, mas saber fazer do uso de seu conhecimento, transformando-o em ações responsáveis socialmente. Assim a estrutura curricular do curso foi elaborada seguindo as diretrizes curriculares propostas aos cursos de Engenharia, onde a formação do Engenheiro tem por objetivo dotar os profissionais dos conhecimentos requeridos para habilidades e competências tais como:

- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;

- Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;

- Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;

- Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;

- Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;

- Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;

- Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;

- Comunicar-se eficientemente nas formas escritas, oral e gráfica;

- Atuar em equipes multidisciplinares;

- Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional;

- Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;

 

Projeto Pedagógico do Curso

PDF [05/2023] Projeto Pedagógico do Curso – PPC 2023

PDF [14/05/2021] Projeto Pedagógico do Curso – PPC 

PDF [28/03/2018] Projeto Pedagógico do Curso – PPC 2018

PDF Projeto Pedagógico do Curso – PPC

 

Matriz Curricular

PDF Matriz Curricular do Curso 

  

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