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Encontro do Ensino 2019

Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino

No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.

Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.

Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.

Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.

As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.

No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:

a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.

O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.

Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.

Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.

Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara

 

 

Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias

 

SOBRE O ENCONTRO

 

O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

e-mail: encontrodoensino@gmail.com

Tel institucional 98408-4457 (Claro)

 

Bacharelado em Sistemas de Informação

Publicado: Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 10h09 | Última atualização em Quinta, 10 de Agosto de 2023, 07h54

Bacharelado em Sistemas de Informação

O Bacharelado em Sistemas de Informação é um dos cursos na área de computação que poderia subsidiar e suportar os avanços relacionados às tecnologias da informação. O curso de Sistemas de Informação consiste, entre outros, no desenvolvimento e aplicação da computação em diversos setores (e/ou organizações), abrangendo os aspectos técnico, gerenciais e sociológicos. Este curso remete à combinação de recursos humanos e tecnológicos que inter-relacionam a coleta, o armazenamento, a recuperação, a distribuição e o uso de dados a fim de obter eficiência gerencial (planejamento, controle, comunicação e tomada de decisão) nas organizações. O Bacharel em Sistemas de Informação, entre inúmeras atribuições, é capaz de analisar, planejar e organizar o processamento, armazenamento e recuperação da informação e disponibilizá-lo ao usuário. Sua principal função é analisar e entender os problemas de uma organização, buscando soluções com uso da tecnologia computacional, através de ferramentas disponíveis no mercado ou produzindo seus próprios sistemas.

- Nome do curso: Sistema de Informação
- Modalidade: Presencial
- Tipo: Bacharelado
- Habilitação: Bacharel em Sistemas de Informação
- Ano de implantação: 2017
- Ato de autorização: Resolução CS nº 61, de 16 de dezembro de 2016
- Total de vagas ofertadas anualmente: 30 vagas
- Número de vagas ofertadas por turma: 30 vagas
- Formas de acesso: Vestibular/SISU
- Número de vagas disponibilizadas: 50%Vet-50%SISU
- Periodicidade de ingresso: 1º Semestre - Anual
- Turno de funcionamento: Integral (Vespertino/Noturno)
- Tempo para integralização do curso: Limite Mínimo 4 anos (8 semestres) e Limite Máximo 6 anos (12 semestres)
- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: (Nota da avaliação in loco – SINAES; Nota do ENADE)

 

Perfil do Egresso 

O Bacharel em Sistemas de Informação, formado pelo IFNMG – Campus Salinas, assumirá papel relevante no mundo do trabalho e na sociedade, atuando como criador de soluções tecnológicas eficientes para problemas relacionados ao mercado de trabalho, ao meio ambiente e à sociedade. Para tanto, munido de uma visão autônoma e crítica, em relação à própria formação e desempenho profissional,estará apto a aplicar os conhecimentos adquiridos, embasados em princípios científicos, éticos, sociais e morais.

O egresso apresentará sólida base de conhecimento teórico e prático, o que o habilitará ao desenvolvimento, implantação e gestão dos diversos tipos de sistemas de informação. Observando as frequentes inovações tecnológicas, caracterizadas pelo dinamismo da área da computação, o futuro analista de sistemas estará qualificado a empregar, com autonomia, as suas habilidades intelectuais, criativas e empreendedoras.

Considerando sua aptidão para o assessoramento técnico-administrativo em instituições públicas e privadas que exploram as mais diversas atividades econômicas, considerando ainda, o previsto pelo Parecer CNE/CES Nº136/2012 quanto a importância da ciência computacional no desenvolvimento humano, caberá ainda, ao analista de sistemas, uma postura crítica e criativa, além de interdisciplinar para a construção e quanto a adoção de sistemas e recursos tecnológicos que, por sua vez, poderá: expandir a profissão, desenvolver os arranjos econômicos locais, como também, os campos da ciência, economia, medicina, etc.

Nesta perspectiva, o egresso deste curso terá, em seu perfil, as seguintes competências e habilidades:

  • Sólida formação em Computação, Matemática e Administração visando o desenvolvimento e gestão de soluções, baseadas em tecnologia da informação, adequadas aos processos de negócio das organizações e seus objetivos;
  • A partir de princípios de engenharia e qualidade de software, ser capaz de identificar requisitos e desenvolver sistemas de informação robustos e específicos às necessidades de cada organização, provendo suporte a suas operações e, possível, vantagem competitiva;
  • Desenvolver, implantar e gerenciar sistemas de base tecnológica, tais como redes de computadores, banco de dados, inteligência artificial e sistemas distribuídos;
  • Inovar, planejar e gerenciar a infraestrutura de tecnologia da informação em organizações, bem como desenvolver e evoluir sistemas de informação para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais;
  • Compreender o contexto técnico-administrativo, envolvendo as implicações organizacionais e sociais, no qual as soluções de sistemas de informação são desenvolvidas e implantadas;
  • Conhecer e reconhecer os modelos e áreas de negócios, atuando como agentes transformadores no contexto organizacional e social, favorecendo a inclusão profissional e tecnológica;
  • Interagir com outras profissões com o intuito de compreender a realidade dos mesmos para propor soluções computacionais eficazes na equação de problemas;
  • Aplicar visão empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região onde atua;
  • Prestar assessoria à tomada de decisão na área de tecnologia da informação;
  • Zelar de forma integrada pela sustentabilidade econômica, social e ambiental, a partir de princípios politécnicos, com base na concepção humanística e inclusiva da tecnologia a serviço da sociedade;
  • Atuar no mercado de forma ética, cidadã e profissional, cumprindo deveres, respeitando as diferenças culturais, sociais e religiosas.

Projeto Pedagógico do Curso 

PDF [10/08/2023] - Projeto Pedagógico do Curso - PPC 2023

PDF [14/05/2021] - Projeto Pedagógico do Curso – PPC 2021

PDF Projeto Pedagógico do Curso – PPC 2016

 

Matriz Curricular

PDF Matriz Curricular do Curso

 

Logo Sites Google Trabalhos de Conclusão de Curso

  PDF Atual - Regulamento Trabalho de Conclusão de Curso (2020)

  PDF Atual - Regulamento Atividades Complementares de Curso (2020)

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