Encontro do Ensino 2019
Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino
No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.
Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.
Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.
Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.
As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.
No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:
a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.
O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.
Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.
Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.
Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara
Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias
SOBRE O ENCONTRO
O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.
INFORMAÇÕES DE CONTATO
e-mail: encontrodoensino@gmail.com
Tel institucional 98408-4457 (Claro)
Grupos de Trabalho
GT 1 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS INTEGRADOS
GT 2 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – INTEGRADOS
GT 3 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES
GT 4 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – TECNOLOGIAS
GT 5 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – LICENCIATURAS
GT 6 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – BACHARELADOS
GT 8 - USO E APRIMORAMENTO DO PLANO DE AÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO IFNMG
GT 9 - OFICINA – AVALIAÇÃO DAS DEMANDAS EDUCACIONAIS PARA O IFNMG
Inscrição
Apoio ao Participante
Bacharelado em Sistemas de Informação
Bacharelado em Sistemas de Informação
O Bacharelado em Sistemas de Informação é um dos cursos na área de computação que poderia subsidiar e suportar os avanços relacionados às tecnologias da informação. O curso de Sistemas de Informação consiste, entre outros, no desenvolvimento e aplicação da computação em diversos setores (e/ou organizações), abrangendo os aspectos técnico, gerenciais e sociológicos. Este curso remete à combinação de recursos humanos e tecnológicos que inter-relacionam a coleta, o armazenamento, a recuperação, a distribuição e o uso de dados a fim de obter eficiência gerencial (planejamento, controle, comunicação e tomada de decisão) nas organizações. O Bacharel em Sistemas de Informação, entre inúmeras atribuições, é capaz de analisar, planejar e organizar o processamento, armazenamento e recuperação da informação e disponibilizá-lo ao usuário. Sua principal função é analisar e entender os problemas de uma organização, buscando soluções com uso da tecnologia computacional, através de ferramentas disponíveis no mercado ou produzindo seus próprios sistemas.
- Nome do curso: Sistema de Informação
- Modalidade: Presencial
- Tipo: Bacharelado
- Habilitação: Bacharel em Sistemas de Informação
- Ano de implantação: 2017
- Ato de autorização: Resolução CS nº 61, de 16 de dezembro de 2016
- Total de vagas ofertadas anualmente: 30 vagas
- Número de vagas ofertadas por turma: 30 vagas
- Formas de acesso: Vestibular/SISU
- Número de vagas disponibilizadas: 50%Vet-50%SISU
- Periodicidade de ingresso: 1º Semestre - Anual
- Turno de funcionamento: Integral (Vespertino/Noturno)
- Tempo para integralização do curso: Limite Mínimo 4 anos (8 semestres) e Limite Máximo 6 anos (12 semestres)
- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: (Nota da avaliação in loco – SINAES; Nota do ENADE)
Perfil do Egresso
O Bacharel em Sistemas de Informação, formado pelo IFNMG – Campus Salinas, assumirá papel relevante no mundo do trabalho e na sociedade, atuando como criador de soluções tecnológicas eficientes para problemas relacionados ao mercado de trabalho, ao meio ambiente e à sociedade. Para tanto, munido de uma visão autônoma e crítica, em relação à própria formação e desempenho profissional,estará apto a aplicar os conhecimentos adquiridos, embasados em princípios científicos, éticos, sociais e morais.
O egresso apresentará sólida base de conhecimento teórico e prático, o que o habilitará ao desenvolvimento, implantação e gestão dos diversos tipos de sistemas de informação. Observando as frequentes inovações tecnológicas, caracterizadas pelo dinamismo da área da computação, o futuro analista de sistemas estará qualificado a empregar, com autonomia, as suas habilidades intelectuais, criativas e empreendedoras.
Considerando sua aptidão para o assessoramento técnico-administrativo em instituições públicas e privadas que exploram as mais diversas atividades econômicas, considerando ainda, o previsto pelo Parecer CNE/CES Nº136/2012 quanto a importância da ciência computacional no desenvolvimento humano, caberá ainda, ao analista de sistemas, uma postura crítica e criativa, além de interdisciplinar para a construção e quanto a adoção de sistemas e recursos tecnológicos que, por sua vez, poderá: expandir a profissão, desenvolver os arranjos econômicos locais, como também, os campos da ciência, economia, medicina, etc.
Nesta perspectiva, o egresso deste curso terá, em seu perfil, as seguintes competências e habilidades:
- Sólida formação em Computação, Matemática e Administração visando o desenvolvimento e gestão de soluções, baseadas em tecnologia da informação, adequadas aos processos de negócio das organizações e seus objetivos;
- A partir de princípios de engenharia e qualidade de software, ser capaz de identificar requisitos e desenvolver sistemas de informação robustos e específicos às necessidades de cada organização, provendo suporte a suas operações e, possível, vantagem competitiva;
- Desenvolver, implantar e gerenciar sistemas de base tecnológica, tais como redes de computadores, banco de dados, inteligência artificial e sistemas distribuídos;
- Inovar, planejar e gerenciar a infraestrutura de tecnologia da informação em organizações, bem como desenvolver e evoluir sistemas de informação para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais;
- Compreender o contexto técnico-administrativo, envolvendo as implicações organizacionais e sociais, no qual as soluções de sistemas de informação são desenvolvidas e implantadas;
- Conhecer e reconhecer os modelos e áreas de negócios, atuando como agentes transformadores no contexto organizacional e social, favorecendo a inclusão profissional e tecnológica;
- Interagir com outras profissões com o intuito de compreender a realidade dos mesmos para propor soluções computacionais eficazes na equação de problemas;
- Aplicar visão empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região onde atua;
- Prestar assessoria à tomada de decisão na área de tecnologia da informação;
- Zelar de forma integrada pela sustentabilidade econômica, social e ambiental, a partir de princípios politécnicos, com base na concepção humanística e inclusiva da tecnologia a serviço da sociedade;
- Atuar no mercado de forma ética, cidadã e profissional, cumprindo deveres, respeitando as diferenças culturais, sociais e religiosas.
Projeto Pedagógico do Curso
[10/08/2023] - Projeto Pedagógico do Curso - PPC 2023
[14/05/2021] - Projeto Pedagógico do Curso – PPC 2021
Projeto Pedagógico do Curso – PPC 2016
Matriz Curricular
Trabalhos de Conclusão de Curso
Atual - Regulamento Trabalho de Conclusão de Curso (2020)
Atual - Regulamento Atividades Complementares de Curso (2020)
Coordenação
Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso.
Corpo Docente
Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.
Sistema Acadêmico
Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.
Regulamentos
Consulte os regulamentos do Curso (TCC, AACC, Código de ética da Profissão, etc.).
Ações Inclusivas
Consulte mais informações sobre os projetos do setor de Ações Inclusivas.
Seleção de Alunos
Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.
Redes Sociais