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Encontro do Ensino 2019

Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino

No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.

Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.

Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.

Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.

As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.

No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:

a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.

O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.

Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.

Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.

Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara

 

 

Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias

 

SOBRE O ENCONTRO

 

O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

e-mail: encontrodoensino@gmail.com

Tel institucional 98408-4457 (Claro)

 

Bacharelado em Sistemas de Informação

Publicado: Segunda, 15 de Janeiro de 2018, 08h43 | Última atualização em Terça, 14 de Março de 2023, 13h57

Bacharelado em Sistemas de Informação

O  curso  de  Bacharelado  em  Sistemas  de  Informação  do  IFNMG Campus Avançado Porteirinha tem por objetivo básico formar profissionais com sólido conhecimento em computação e que atuem profissionalmente na  pesquisa, desenvolvimento e gestão de Sistemas de Informação, a fim de propor soluções tecnológicas alinhadas às necessidades das organizações, comprometidas com o seu papel social e profissional, no sentido de contribuir para o  avanço tecnológico e científico calcado em valores humanísticos e éticos como preconizado pela Sociedade Brasileira de Computação e tendo como pressuposto que o comprometimento do homem com sua região é fator preponderante no desenvolvimento social, cultural e tecnológico.

- Nome do curso: Sistemas de Informação
- Modalidade: Presencial
- Tipo: Bacharelado
- Habilitação: Bacharel em Sistemas de Informação
- Ano de implantação: 2018
- Ato de autorização: 2017

- Total de vagas ofertadas anualmente: 34
- Número de vagas ofertadas por turma: 34
- Formas de acesso: Vestibular; processo seletivo para ocupação de vagas remanescentes; transferência ex–officio, na forma da lei, e SISU, conforme os dispositivos legais e outras formas previstas em lei.
- Número de vagas disponibilizadas: 34
- Periodicidade de ingresso: Anual
- Turno de funcionamento: Noturno
- Tempo para integralização do curso: Mínimo de 8 semestres e máximo de 12 semestres
- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC:

- Perfil do egresso

Levando em consideração a flexibilidade necessária para atender domínios diversificados de aplicação e para as vocações das Instituições, espera–se que os egressos dos cursos de Sistemas de Informação:

1. Possuam uma sólida formação em Computação, Matemática e Administração visando ao desenvolvimento e à gestão de soluções baseadas em tecnologia da informação para os processos de negócio das organizações, de forma que elas atinjam efetivamente seus objetivos estratégicos de negócio;

2. Possam determinar os requisitos e desenvolver os sistemas de informação das organizações, assegurando que elas tenham as informações e os sistemas de que necessitam para prover suporte as suas operações e obter vantagem competitiva;

3. Sejam capazes de inovar, planejar e gerenciar a infraestrutura de tecnologia da informação em organizações, bem como desenvolver e evoluir sistemas de informação para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais;

4. Possam escolher e configurar equipamentos, sistemas e programas para a solução de problemas que envolvam a coleta, processamento e disseminação de informações;

5. Entendam o contexto, envolvendo as implicações organizacionais e sociais, no qual as soluções de sistemas de informação são desenvolvidas e implantadas;

6. Entendam os modelos e as áreas de negócios, atuando como agentes transformadores no contexto organizacional e social;

7. Possam desenvolver um pensamento sistêmico que o permita analisar e entender os problemas organizacionais;

8. Tenham compromisso ético, cidadão e profissional, cumprindo deveres, respeitando as diferenças culturais, sociais e religiosas;

9. Tenham uma visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade e meio ambiente;

10. Sejam capazes de interagir com outras profissões com o intuito de compreender a realidade dos mesmos para propor soluções computacionais eficazes nas soluções de problemas.

 

Projeto Pedagógico do Curso - 2023

Projeto Pedagógico do Curso - 2019

Projeto Pedagógico do Curso - 2017

 

Resolução CEPE n° 12/2023, de 10 de fevereiro de 2023

 

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