Portal IFNMG - Histórico Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Encontro do Ensino 2019

Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino

No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.

Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.

Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.

Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.

As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.

No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:

a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.

O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.

Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.

Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.

Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara

 

 

Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias

 

SOBRE O ENCONTRO

 

O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

e-mail: encontrodoensino@gmail.com

Tel institucional 98408-4457 (Claro)

 

Histórico

Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2009, 11h38 | Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2011, 14h37

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – Campus Arinos, foi criado mediante integração do Centro Federal de Educação Tecnológica Januária e da Escola Agrotécnica Federal Salinas. Está localizado no município de Arinos, no noroeste do Estado de Minas Gerais, distante 250 km de Brasília, 700 km de Belo Horizonte e a 720 km de Montes Claros, abrangendo um território formado por 11 municípios: Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Cabeceiras – GO, Chapada Gaúcha, Formoso, Pintópolis, Riachinho, São Romão, Uruana de Minas e Urucuia, com uma área de 45.000 km2 e uma população aproximada de 290.000 habitantes..

Às margens do Rio Urucuia e com uma vontade extrema de melhoria na qualidade de vida surge em 2007 uma proposta para implantação de novas Unidades Federais de Educação. Através do edital de chamada pública MEC/SETEC nº 001/2007, sagra-se vencedora a proposta apresentada pelo Município de Arinos em parceria firmada com os municípios da região. Com a contrapartida obrigatória firmada, a Prefeitura de Arinos e a Agência de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Vale do Rio Urucuia doaram uma fazenda com uma infraestrutura produtiva e área total de 61 hectares, no Km 407, da rodovia MG 202 Arinos-Buritis para funcionamento da Sede Administrativa e Pedagógica do IF – Campus Arinos.

Em convênio com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, foram contratados professores e técnicos administrativos para que se desse início ao período letivo em fevereiro de 2009. A Secretaria Municipal de Educação cedeu instalações físicas para o funcionamento de 4 turmas na Escola Municipal João Gontijo Ferreira. Em julho de 2009 houve concurso público para provimento de cargos efetivos de docentes e em agosto de 2009 o concurso para técnicos administrativos. Após homologação, houve ato de nomeação e, a partir de outubro de 2009, os professores aprovados no referido concurso entraram em exercício.

No 2º semestre de 2009 foram totalizadas 06 turmas com mais de 200 alunos da região nos cursos técnicos em agropecuária e informática. Com referência ao segundo exame de seleção, foram oportunizadas novas matrículas para os cursos técnicos em Agropecuária, Informática e Administração nas modalidades integrado, concomitante e subsequente e, em curto prazo, cursos superiores, visando ao cumprimento do plano de metas do governo federal de atendimento a 1200 alunos da região.

 rodapéencontrodeensino copiar copiar

 

Fim do conteúdo da página