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Encontro do Ensino 2019

Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino

No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.

Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.

Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.

Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.

As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.

No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:

a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.

O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.

Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.

Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.

Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara

 

 

Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias

 

SOBRE O ENCONTRO

 

O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

e-mail: encontrodoensino@gmail.com

Tel institucional 98408-4457 (Claro)

 

Área de Atuação - Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2011, 09h33 | Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2011, 08h47

 

Os profissionais egressos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFNMG – Campus Arinos estarão preparados para atuarem em diversas situações profissionais, seja em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, desenvolvendo as seguintes atividades:

 

  • Implementar a gestão ambiental integrada em processos de produção de bens e serviços no meio rural e urbano;
  • Elaborar e implantar políticas e programas de educação ambiental, de educação ambiental, com base nas diretrizes do desenvolvimento sustentável, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade de vida e a conservação dos meios biótico e abiótico;
  • Identificar os potenciais para aproveitamento dos recursos naturais de maneira sustentável;
  • Implantar a regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente;
  • Identificar e monitorar as fontes e os processos de degradação ambiental, no meio rural e urbano e aplicar métodos de eliminação ou de redução de impactos ambientais, visando a manutenção da qualidade ambiental e do desenvolvimento sustentável;
  • Identificar, monitorar e interpretar os parâmetros de qualidade ambiental dos recursos naturais (solo, água e ar);
  • Avaliar técnica e economicamente, ambientalmente e socialmente as tecnologias, práticas gerenciais e processo produtivo, visando minimizar os impactos ambientais adversos e implementar medidas visando a produção mais limpa, seguindo as normas técnicas em vigor como: a NBR/ISO 14001, as tecnologias sociais e as práticas agroecológicas;
  • Realizar a proposição de medidas mitigadoras,sejam elas corretivas e/ou preventivas, no âmbito da recuperação de áreas degradadas; em sistemas produtivos rurais e urbanos; na recomposição de paisagens rurais e urbanas;
  • Planejar, gerenciar e executar as atividades de diagnóstico e avaliação de impactos ambientais; elaboração de laudos e pareceres em empreendimentos públicos e privados;
  • Planejar, executar e avaliar Estudos, Planos e Relatórios Ambientais previstos na legislação brasileira, e a análise de risco ambiental de empreendimentos rurais e urbanos;
  • Planejar, executar e avaliar a Gestão Ambiental de resíduos sólidos, atmosféricos, hídricos e de ambientes naturais;
  • Atuar no Planejamento Urbano visando a saúde ambiental do ambiente urbano potencializando a qualidade de vida da população;
  • Compreender e aplicar a legislação ambiental brasileira em todos os seus âmbitos;
  • Aplicar e interpretar normas técnicas e legislação pertinente às atividades de gestão do meio ambiente, executando práticas e procedimentos jurídicos relacionados ao licenciamento ambiental;
  • Administrar áreas reservadas à preservação e/ou conservação dos recursos naturais;
  • Conhecer a importância da biodiversidade e da sociobiodiversidade para a manutenção dos ecossistemas e dos agroecossistemas no contexto do desenvolvimento sustentável;
  • Administrar fontes de energia, visualizando alternativas, a fim de possibilitar a ecoeficiência e o uso dessas fontes com sustentabilidade;
  • Interferir positivamente na estreita relação entre saneamento, segurança, saúde e meio ambiente;
  • Aplicar técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto;
  • Definir tecnologias em hardware e software mais adequadas para apoiar o funcionamento das diversas classes dos Sistemas de Informação Geográficas (SIG), por meio do geoprocessamento;
  • Trabalhar com mapas, zoneamento, GPS, softwares cartográficos e sistemas de informações geográficas.

 

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