Encontro do Ensino 2019
Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino
No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.
Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.
Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.
Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.
As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.
No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:
a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.
O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.
Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.
Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.
Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara
Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias
SOBRE O ENCONTRO
O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.
INFORMAÇÕES DE CONTATO
e-mail: encontrodoensino@gmail.com
Tel institucional 98408-4457 (Claro)
Grupos de Trabalho
GT 1 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS INTEGRADOS
GT 2 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – INTEGRADOS
GT 3 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES
GT 4 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – TECNOLOGIAS
GT 5 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – LICENCIATURAS
GT 6 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – BACHARELADOS
GT 8 - USO E APRIMORAMENTO DO PLANO DE AÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO IFNMG
GT 9 - OFICINA – AVALIAÇÃO DAS DEMANDAS EDUCACIONAIS PARA O IFNMG
Inscrição
Apoio ao Participante
Recursos Disponíveis
1. INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS
O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais recebeu em doação do poder público municipal, como contrapartida para implantação do Campus Avançado Porteirinha, um imóvel urbano, contando com 21.942,95 m² de área total, onde funcionava o antigo “Centro de Apoio Integrado à
Criança – CAIC”. O processo de transferência de dominialidade deste imóvel ao IFNMG foi concluído e, portanto, a instituição já possui a escritura registrada e definitiva. Não há assim nenhum impedimento para o pleno uso do imóvel, bem como eventuais intervenções estruturais ou de caráter estrutural e/ou arquitetônico que se fizerem necessárias.
Neste perímetro, conta-se com iluminação externa e acessibilidade plena aos setores esportivos e culturais. O prédio do núcleo administrativo e pedagógico conta com aproximadamente 2500 m² de área construída, divididos em 3 (três) pavimentos, com previsão de acessibilidade plena pelo elevador. Há, ainda:
- 10 salas de aula com capacidade média de 40 alunos para cada;
- 01 biblioteca;
- 3 laboratórios de informática;
- 1 laboratório de eletroeletrônica;
- 1 laboratório de robótica;
- 1 laboratório de energias renováveis;
- 1 laboratório de máquinas elétricas e instalações elétricas;
- Ambientes diversos para apoio pedagógico;
- 1 cozinha industrial, despensa e espaço para lanchonete;
- 07 salas de natureza administrativa (01 ambiente administrativo, 01 secretaria/protocolo, 01 sala de professores, 01 sala para o diretor, 01 sala da Direção/Coordenação de Ensino, 01 sala da Direção/Coordenação de Administração; 01 sala para apoio ao estudante);
- 01 almoxarifado;
- Sala de Reunião para 15 pessoas;
- Banheiros: ao todo, o prédio pedagógico/administrativo conta com 10 (dez) banheiros distribuídos nos 3 (três) andares, com reserva por gênero, para professores, corpo administrativo e portadores de necessidades específicas;
- Ar-condicionado em todas as salas;
- Cercamento completo do Campus;
- Placa de identificação externa;
- Guarita com vigias por 24h;
- Estacionamento interno e externo;
- Horta comunitária em parceria com o município.
O imóvel possui espaços para práticas culturais e de esportes, a saber:
- Ginásio poliesportivo coberto, incluindo sanitários e vestuários. Este espaço pode ser utilizado também para outras práticas educativas e culturais;
- Quadra de esportes: descoberta, cercada por alambrado e com iluminação para atividades noturnas;
- Teatro de Arena;
- Campo de futebol;
- Área de convivência externa.
1.1.INFRAESTRUTURA DOS LABORATÓRIOS
Os laboratórios constantes no Quadro 4, que se encontram-se em fase de estruturação, compõem o quadro de instalações e equipamentos específicos para a realização do curso.
Quadro 4: Laboratórios específicos para o curso
LABORATÓRIOS |
OBJETIVOS |
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Laboratório de Eletroeletrônica |
- Permite a leitura e interpretação de correntes elétricas e orienta a escolha dos melhores equipamentos para cada situação de trabalho prático. - Permite calibrar instrumentos de medição de grades elétricas e a utilização experimental destes instrumentos. |
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- Contêm fontes de alimentação alternadas e contínuas, gerador de funções, osciloscópios digitais, microcomputadores e microcontroladores, componentes eletrônicos, circuitos integrados e protoboards; o que permite trabalhar com análise de ondas, circuitos e sistemas microcontrolados. - Permite a montagem de circuitos eletrônicos de baixa e alta complexidade com oferta de equipamentos e instrumentos para confecção. |
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Laboratório de Instalações Elétricas e Máquinas |
- Contêm estruturas e materiais que permitem a montagem e o estudo de instalações elétricas prediais e industriais, máquinas rotativas, transformadores, bancadas educacionais de implementação de circuitos de máquinas elétricas e bancada didática de instalações elétricas. - Trata-se de um espaço onde o aluno desenvolve competências para prática segura, eficiente e adequada aos mais diversos propósitos de construção e instalação elétrica predial e industrial. |
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- Poderá também ser utilizado para a análise e a apresentação de soluções de automação predial e industrial. |
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- Presença de 5 (cinco) bancadas didáticas de grande variedade de implementação, desde aplicações simples a complexas com suporte para análise de máquinas CC, máquinas CA, transformadores, CLPs, equipamentos de segurança, análises energéticas e de resposta dos motores e geradores. - Há duas bancadas de instalações elétricas que possibilitam a implementação e entendimento de instalações elétricas prediais e industriais. |
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- Pode-se realizar testes operacionais, determinação de características eletromecânicas e execução de ensaios de rotina. |
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Laboratório de Energias Renováveis |
- Conta com painéis fotovoltaicos e equipamentos de medição e análise de fontes renováveis de energia. - Pode-se projetar e implementar projetos fotovoltaicos e, ainda, aplicar conhecimentos de energias renováveis na prática. |
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Laboratório de Robótica |
- Conta com espaço para desenvolvimento de projetos eletrônicos, pista para competição Mindstorm, kits de desenvolvimento Mindstorm e kits de desenvolvimento com Arduino. - É um espaço para desenvolvimento de programação, projetos eletrônicos e robóticos. - O espaço também será utilizado pela equipe de competidores da Olimpíada Brasileira de Robótica. |
1.2.BIBLIOTECA
A Biblioteca é um núcleo de apoio às atividades pedagógicas da Instituição, possuindo o acervo de exemplares a serem disponibilizados para o desenvolvimento do aluno. O acervo está dividido por áreas de conhecimento, facilitando, assim, a procura por títulos específicos. Os docentes e discentes matriculados no curso podem solicitar, por empréstimo, títulos cadastrados na Biblioteca.
Em termos de Biblioteca, é aconselhável que o Curso Técnico em Eletroeletrônica disponha de um acervo que contempla os títulos adotados como bibliografias básicas e complementares indicadas nos planos de ensino das disciplinas que operacionalizam as matérias.
Nesse sentido, a instituição deve implementar políticas de aquisição e empréstimo capazes de viabilizar o acesso dos alunos a um acervo atualizado. Nesse sentido, o papel do corpo docente é buscar continuamente a atualização de suas indicações bibliográficas de acordo com os objetivos do curso.
1.3.RECURSOS TECNOLÓGICOS
- Projetor multimídia;
- Tela para projetor multimídia;
- Aparelhos de DVD;
- TVs 32’’;
- Equipamentos de som.
Redes Sociais