Portal IFNMG - CURSO TÉCNICO EM FLORESTAS Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Encontro do Ensino 2019

Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino

No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.

Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.

Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.

Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.

As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.

No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:

a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.

O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.

Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.

Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.

Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara

 

 

Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias

 

SOBRE O ENCONTRO

 

O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

e-mail: encontrodoensino@gmail.com

Tel institucional 98408-4457 (Claro)

 

CURSO TÉCNICO EM FLORESTAS

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 20h53 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2011, 13h19

 CONCOMITANTE AO ENSINO MÉDIO - Oferecida somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental ou esteja cursando o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio. A duração do curso é de 3 (três) semestres, objetivando o cumprimento das finalidades estabelecidas para a Educação Profissional Técnica de nível médio.

 SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO - Oferecida somente a quem já tenha concluído o Ensino Médio, na sua forma regular ou na forma supletiva. A duração do curso é de 3 (três) semestres, objetivando o cumprimento das finalidades estabelecidas para a Educação Profissional Técnica de nível médio.

 

Perfil  Profissional do Técnico em Florestas

 

O Técnico em Florestas é um profissional criativo e dinâmico que deverá ser capaz de:

  • Contribuir na elaboração projetos florestais com a incorporação de novas tecnologias de produção;
  • Monitorar atividades ligadas à formação e extração das áreas de reflorestamento;
  • Fazer levantamentos de dados e colaborar na elaboração de projetos para produção, transformação e comercialização de produtos e subprodutos florestais;
  • Monitorar operações relacionadas à colheita da madeira e produtos florestais não-madeireiros;
  • Identificar e aplicar técnicas e tecnologias de conservação e preservação do meio ambiente na exploração florestal;
  • Caracterizar, selecionar e aplicar métodos de conservação e preservação do solo e da água;
  • Avaliar o impacto das ações do homem no meio ambiente e realizar o manejo racional e sustentável de áreas silvestres;
  • Compreender a relação homem/meio ambiente nas suas diversas dimensões: sociais, econômicas, culturais, políticas, antropológicas, sociológicas e biológicas.

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais - Campus Salinas propõe formar profissionais no curso Técnico em Florestas com conhecimento em:

  • Temas relacionados à Ecologia, princípios básicos de sustentabilidade e aplicações;
  • Identificação dos fatores causadores de impactos ambientais e suas respectivas técnicas de recuperação;
  • Utilização de equipamentos e programas para fins topográficos e georreferenciamento;
  • Características dos diferentes tipos de solos, fertilidade e metodologias atuais que proporcionam a utilização racional desse recurso aliando conservação e ganho em produtividade;
  • Máquinas e equipamentos para práticas florestais;
  • Arborização urbana e jardins;
  • Equipamentos, cálculos e métodos utilizados nas medições das árvores no campo e aplicações em inventário florestal;
  • Propriedades e características anatômicas da madeira visando sua aplicação prática nas indústrias do segmento florestal e processos de tecnologia e utilização dos produtos florestais;

Técnicas silviculturais que contribuem para a otimização da produção florestal e os principais métodos de propagação vegetativa.

 rodapéencontrodeensino copiar copiar

 

Fim do conteúdo da página