Portal IFNMG - CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Encontro do Ensino 2019

Nota à comunidade do IFNMG sobre a suspensão do VI Encontro do Ensino

No dia 30 de abril o Governo Federal anunciou o contingenciamento da dotação orçamentária de 30% para as Universidades e os Institutos Federais, baseado no Decreto n 9741/2019 de 29 de março de 2019.

Se o corte for mantido até o final do ano, há, inegavelmente, o comprometimento do cumprimento de diversas ações programadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os campi.

Diante dessa situação, nós, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente à Comissão Organizadora do Encontro do Ensino – Campus Almenara, vimos a público esclarecer que o bloqueio, equivalente a 15 milhões de reais, no IFNMG, impõe a impossibilidade da realização do VI Encontro do Ensino e II Simpósio de Práticas Inovadoras previstos para acontecer neste mês no Campus Almenara.

Neste momento, a nossa preocupação é com a subsistência mínima das atividades institucionais e com o cumprimento das despesas básicas no segundo semestre. Portanto, por decisão unânime do Colégio de Dirigentes (Codir), todos os eventos previstos no calendário 2019 do IFNMG estão suspensos, inclusive o VI Encontro do Ensino.

As perdas são muitas, uma vez que o Encontro oportuniza momentos de aproximação e de interação entre os servidores e entre os diversos setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada e construir as políticas institucionais relacionadas ao Ensino do IFNMG.

No Encontro do Ensino busca-se intensificar nossos olhares para as práticas e para as questões que estão em voga no cenário atual da Educação. Para este ano a temática da “Avaliação” seria nosso pilar para as discussões. Na programação do evento estava previsto:

a) o lançamento da campanha “Constrangimento não tem graça” - DAEC;
b) o Simpósio de Práticas Inovadoras, o qual possibilita a socialização dos Projetos de Ensino exitosos/inovadores;
c) as oficinas de Instrumentos Avaliativos, preparadas para cada nível/modalidade dos cursos;
d) a construção de Planos de Ação para os cursos de graduação, a partir do novo instrumento de avaliação do MEC;
e) a padronização dos relatórios e documentos das Bibliotecas, dentre outras ações que ocorreriam concomitante ao evento.

O Encontro foi cuidadosamente preparado pela Comissão Organizadora que, nos últimos meses, dedicou-se com afinco para que tudo acontecesse da melhor forma a atender aos anseios dos setores envolvidos.

Sendo assim, o Colégio de Dirigentes definiu que, caso haja a reversão do quadro de contingenciamento, o VI Encontro do Ensino será priorizado. Nesse sentido, comprometemo-nos com a sua realização imediata, pois, entendemos que a Educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equânime, capaz de solucionar problemas e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.

Diante disso, a construção pela Educação de qualidade deve ser ainda mais intensa e estamos unidos em prol dessa causa.

Comissão Organizadora – Proen/Campus Almenara

 

 

Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias

 

SOBRE O ENCONTRO

 

O Encontro do Ensino é uma ação anual da PROEN, com participação de todas as unidades do IFNMG que visa à aproximação entre os setores, a fim de contribuir com o processo de formação continuada dos servidores e construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática.

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

e-mail: encontrodoensino@gmail.com

Tel institucional 98408-4457 (Claro)

 

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 20h53 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2011, 13h29

 

CONCOMITANTE AO ENSINO MÉDIO - Oferecida somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental ou esteja cursando o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio. A duração do curso é de 3 (três) semestres, objetivando o cumprimento das finalidades estabelecidas para a Educação Profissional Técnica de nível médio.

 SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO - Oferecida somente a quem já tenha concluído o Ensino Médio, na sua forma regular ou na forma supletiva. A duração do curso é de 3 (três) semestres, objetivando o cumprimento das finalidades estabelecidas para a Educação Profissional Técnica de nível médio.

Temas abordados: Automação de Escritório, Fundamentos da Informática, Algoritmos e Estrutura de Dados, Montagem e Manutenção de Computadores, Programação Orientada a Objetos, Banco de Dados, Gestão e Qualidade; Redes de Computadores, Interfaces Gráficas e Web.

Perfil Profissional do Técnico em Informática:

      O profissional Técnico em Informática deverá estar apto em:

  • Identificar o funcionamento e relacionamento entre os componentes de computadores  e seus periféricos.
  • Instalar e configurar computadores, isolados ou em redes, periféricos e softwares.
  • Identificar a origem de falhas no funcionamento de computadores, periféricos e softwares avaliando seus efeitos.
  • Analisar e operar os serviços e funções de sistemas operacionais.
  • Selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário.
  • Desenvolver algoritmos através de divisão modular e refinamentos sucessivos.
  • Selecionar e utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais.
  • Aplicar linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de software.
  • Identificar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de sua aplicação no ambiente de rede.
  • Identificar os serviços de administração de sistemas operacionais de rede.
  • Identificar arquitetura de rede e tipos, serviços e funções de servidores.
  • Organizar a coleta e documentação de informações sobre o desenvolvimento de projetos.
  • Avaliar e especificar necessidades de treinamento e de suporte técnico aos usuários.
  • Executar ações de treinamento e de suporte técnico.

Possibilidades de Atuação: Empresas de tecnologia nos segmentos de operação e manutenção de micros, redes, desenvolvimento de software, além de empresas usuárias de tecnologia, centros de processamento de dados, internet, prestação de serviços, consultoria, profissional autônomo, entre outras.

 rodapéencontrodeensino copiar copiar

 

Fim do conteúdo da página