Portal IFNMG - XIII Semana do Meio Ambiente acontece em ambiente virtual entre os dias 24 e 26 de junho Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 21 de Junho de 2021, 16h51 | Última atualização em Sexta, 25 de Junho de 2021, 14h46

O IFNMG-Campus Arinos realiza entre os dias 24 e 26 de junho a Semana do Meio Ambiente como forma de celebrar o dia mundial do meio ambiente, instituído no dia 05 de junho. Na sua décima terceira edição e com o tema “a importância da restauração de ecossistemas para o desenvolvimento sustentável”, o evento contará com três lives e o concurso de fotografia “Cartão Postal Grande Sertão Veredas”, com premiação das melhores imagens das paisagens naturais do noroeste de Minas.

O objetivo da Semana é sensibilizar a sociedade sobre os problemas ambientais e a necessidade de preservação dos recursos naturais. No caso específico do Campus Arinos, mobilizar a comunidade acadêmica e a população de sua área de abrangência.

Anualmente, as escolas brasileiras, em especial as do ensino básico e médio, comemoram o dia mundial do meio ambiente. No IFNMG-Campus Arinos, diversas atividades sempre são realizadas entre elas palestras técnicas, minicursos, caminhadas, apresentações culturais e passeio ciclístico.

“Para 2021, toda a equipe de organização da Semana planejou as ações para ocorrerem a distância, levando em consideração o momento de isolamento mundial que vivemos, ocasionado pela pandemia”, destacou Gabriel Valadão, presidente da comissão organizadora da Semana.

Destaca-se que para participar do evento não é necessária inscrição, mas durante a transmissão das lives será passada lista de presença para posterior emissão de certificados.

Confira a programação completa da Semana abaixo e acompanhe nossas redes sociais:

Lives no instagram do Campus Arinos (@ifnmg.arinos)

• 24/06 às 18h – O Sistema Estadual de Meio Ambiente e a Restauração de Ecossistemas com Maria Isabel Dantas, analista ambiental do IEF/MG, Sérgio Nascimento, gestor ambiental da Diretoria de Fiscalização Ambiental do Noroeste de Minas e mediação de Gabriel Valadão, professor do IFNMG-Campus Arinos;

• 25/06 às 18h– O cicloturismo, o turismo de base comunitária e a restauração de ecossistema com Damiana Campos do Instituto Rosa e Sertão e mediação de Marcelo Brito, servidor do IFNMG-Campus Arinos e coordenador do Projeto Pedais do Sertão;

• 26/06 às 18h- A importância da agricultura 4.0 e a agricultura de baixo carbono no desenvolvimento sustentável e a revelação dos ganhadores do concurso de fotografia com os professores do IFNMG-Campus Arinos Laís Lorena e Ronan Valadares.

Concurso de fotografia “Cartão Postal Grande Sertão Veredas”

Destaca-se que na live do dia 26 de junho, será divulgado os ganhadores do concurso, que tem como objetivo incentivar a criatividade e a pesquisa discente, por meio da produção de imagens (fotografias) de paisagens que envolvam o meio ambiente da região Noroeste de Minas Gerais. Podem participar discentes regularmente matriculados nos cursos do ensino médio integrado e superior do IFNMG – Campus Arinos.

Para saber mais sobre o concurso, clique aqui!