Portal IFNMG - Aluna do Campus Arinos vence etapa estadual de xadrez feminino dos Jogos Escolares de Minas Gerais Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 30 de Junho de 2021, 14h54 | Última atualização em Quarta, 30 de Junho de 2021, 14h54

Maria Luiza Barbosa, discente do curso técnico em informática do IFNMG-Campus Arinos, conquistou o primeiro lugar na modalidade xadrez categoria sub 17 feminino dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2021.

Na sua segunda edição, o campeonato aconteceu entre os dias 14 e 18 de junho pela plataforma chess.com. Ao todo, 35 alunas de diferentes instituições de ensino do Estado de Minas Gerais participaram do campeonato.

Destaca-se que o Campus Arinos incentiva os discentes a praticarem esportes de diferentes modalidades como vôlei, futebol, xadrez e corrida. “Quando a motivação parte do aluno tudo fica mais fácil, como foi o caso da aluna Maria Luiza. Outro ponto importante são as parcerias que o Campus tem com outros colaboradores, neste caso, o professor Najan Nascimento, amante do xadrez e que muito tem contribuído para o sucesso dos nossos jovens nessa modalidade”, destacou Romualdo dos Santos, professor de educação física do Campus Arinos.

Para a aluna, a conquista do título é resultado da sua dedicação e do apoio recebido por seus professores. “Comecei a treinar com o Najan, com quem recebo instruções até hoje. Além disso, o incentivo do professor Romualdo e da minha família me deram estímulo para continuar a praticar o xadrez. A sensação de ter vencido essa competição é indescritível, e apenas me incentiva a me dedicar mais e quem sabe conquistar outros títulos”, relatou.

Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG)

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) é o maior programa esportivo-social do país realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.

Desde o ano de 2020, devido à pandemia as competições são realizadas em ambiente virtual. O JEMG tem por objetivo incentivar a prática desportiva no meio estudantil, valorizando os benefícios educacionais inerentes ao esporte como inclusão, disciplina, integração e respeito mútuo.

A partir do JEMG, são selecionados alunos representantes do Estado para as os Jogos Escolares da Juventude e Paraolimpíadas Escolares.

Acesse o site do evento e saiba mais: http://jogosescolares.esportes.mg.gov.br/