Portal IFNMG - Projeto de extensão do Campus Arinos registra aves e flores da região Ir direto para menu de acessibilidade.

Projeto de extensão do Campus Arinos registra aves e flores da região

Publicado: Quinta, 19 de Agosto de 2021, 11h33 | Última atualização em Segunda, 23 de Agosto de 2021, 10h17

IMG 20210411 WA0006Registrar e divulgar as diversidades de aves e flores presentes no IFNMG-Campus Arinos e entorno é o objetivo do projeto de extensão intitulado “Meu cerrado de asas e flores: observação e registro fotográfico no Campus Arinos”.

Coordenado pelo professor Francisco Bezerra, a iniciativa começou em janeiro de 2021 a partir de um hobbie que o docente passou a exercer despretensiosamente, “como não pude viajar nas minhas férias em janeiro, procurei alguma coisa para passar o tempo de forma saudável, então comecei a observar e fotografar coisas nas proximidades da minha casa, principalmente pássaros e flores. Depois, ao realizar uma orientação de trabalho no Campus Arinos, resolvi levar a câmera e fazer mais uns registros”, destaca.

Francisco ainda ressalta que depois de um tempo descobriu que poderia contribuir de forma mais expansiva com suas fotografias, “o professor Gabriel Müller, me apresentou a página de observação de aves chamada WikiAves e sugeriu que eu contribuísse com ela. Desde então, todo dia eu quero fotografar uma ave nova e sempre tenho tirado um tempinho para ir em busca de novas espécies”, relata.

Além do professor, o projeto possui mais quatro membros, professora Ana Amélia dos Santos, professora Elza Carneiro e os alunos Flávio Lucrécio e Saulo Esdras, e atualmente a equipe já conseguiu identificar 86 espécies de aves dentro da área do Campus Arinos. Parte dos registros estão sendo divulgados em duas plataformas: no site Wikiaves e no instagram do projeto (@passarinheiro_do_urucuia). Ao final do projeto, será feito um catálogo impresso com todos os registros para ser distribuído às escolas municipais do município de Arinos.

Acompanhe o projeto no instagram: @ passarinheiro_do_urucuia