Portal IFNMG - Processo Seletivo Simplificado de estudantes para ingresso no curso de Formação Inicial e Continuada de Cuidadora de Idosos Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 14 de Maio de 2024, 15h00 | Última atualização em Sexta, 31 de Maio de 2024, 09h55

O Programa Nacional Mulheres Mil: educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, instituído pela Portaria MEC nº 725, de 13 de abril de 2023, doravante chamado Programa Mulheres Mil, faz parte de um conjunto de ações que visam à consolidação das políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.

A proposta apresenta a metodologia Mulheres Mil - Sistema de Acesso, Permanência e Êxito, desenvolvida para acolher mulheres que se encontram em diversos contextos sociais de marginalização e vulnerabilidade social e incluí-las nos processos educativo e no mundo do trabalho.

O objetivo do curso é capacitar mulheres, incluindo as cisgênero, transgênero, transexual e travestis, com idade a partir de 16 anos, que se encontrem em vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, moradoras de locais com infraestrutura deficitária, para atuarem como: Cuidadora de Idosos.

Oscurso é GRATUITO e terá carga horária de 160h, com aulas expositivas/dialogadas, exercícios de fixação utilizando o quadro e projetor multimídia, além das aulas práticas.

AUXÍLIO: Cada aluna receberá um auxílio para transporte e alimentação no valor de R$ 4,00 por hora de curso, ou seja, R$ 12,00 reais por dia. O valor da bolsa recebida será proporcional a carga horária cumprida pela aluna. Essa carga horária será comprovada pela frequência nas aulas ao longo de cada mês.

São requisitos mínimos para a inscrição no curso:

a) Ser do gênero feminino;

b) Ter 16 anos ou mais de idade;

c) Possuir o Ensino Fundamental I completo (1º ao 5º ano fundamental ou antigas 1ª a 4ª série do ensino fundamental);

d) Ser acompanhada pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de acordo com as especificações abaixo:

- Acompanhadas pelo CRAS: Participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, grupo de mulheres, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), acompanhadas pela equipe técnica (psicólogo(a) e/ou Assistente Social) do CRAS ou outros projetos/programas sociais vinculados ao CRAS.

- Acompanhadas pelo CREAS: Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (PAEFI); Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC); Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias (PCDIF); Serviço de Acolhimento Institucional ou outros projetos/programas sociais vinculados ao CREAS ou;

e) Participar de programas/projetos sociais ou associações voltados à mulheres em situação de vulnerabilidade social, risco social e/ou violência doméstica ou;

f) Ser beneficiárias do Programa Bolsa Família ou; g) Beneficiária do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS.

As inscrições são gratuitas. O período das inscrições será das 08h do dia 16 de Maio de 2024 até às 18h do dia 05 de Junho de 2024, observado o horário oficial de Brasília.

A seleção das candidatas, após verificadas se atendem todas as condições demandadas pelo programa Mulheres Mil, ocorrerá em etapa única, através de sorteio público, caso o número de pré-matrículas seja maior que o número de vagas, a ser realizado de forma online no dia 11/06/2024, às 15h.

Para mais informações acesse o edital e os documentos referentes ao Processo Seletivo Simplificado de discentes para ingresso nos cursos de formação inicial continuada (FIC).

[14/05/2024] Edital n°415/2024 - Edital de abertura do Processo Seletivo Simplificado de discentes / estudantes para ingresso nos cursos de Formação Inicial e Continuada de Assistente Financeiro, Depiladora, Cuidadora Infantil e Maquiadora

[14/05/2024]  Anexos do Edital

Para realizar a sua inscrição no curso, clique no link abaixo:

kisspng g suite google surveys form logo 5af84dabad4157.4799430415262222517097Cuidadora de Idoso - Campus Arinos

As inscrições também podem ser feitas presencialmente no CRAS I (Crispim Santana) e CRAS II (Primavera I), de segunda a sexta-feira (dias úteis), de 07h às 13 horas.