Portal IFNMG - Destaque educacional: professor Júnio Jáber recebe homenagem no evento "Comenda Educador de Minas Diamantina/2024 - Professor Aluísio Pimenta" Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 02 de Julho de 2024, 11h27 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2024, 11h48

Ontem, dia 1º/07, foi promovida pelo Deputado Estadual Professor Wendel em colaboração com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - FADECIT, a cerimônia que marcou a entrega da "Comenda Educador de Minas Diamantina/2024 - Professor Aluísio Pimenta", honraria dedicada a 80 destacados profissionais da educação.

Entre os homenageados estavam professores, diretores, reitores, superintendentes, secretários e duas escolas de destaque da região de Diamantina, reconhecidos por suas contribuições significativas para o enriquecimento do conhecimento e o desenvolvimento das futuras gerações.

A comenda presta tributo ao legado do renomado Professor Aluísio Pimenta, uma figura emblemática no cenário educacional brasileiro, destacando aqueles que compartilham sua convicção de que a educação é o alicerce fundamental para um futuro promissor.

O evento, que teve início às 19h, reuniu não apenas os homenageados, mas também membros da comunidade educacional e autoridades locais em uma celebração de dedicação, comprometimento e excelência na educação.

Homenageado

O Professor Júnio Jáber é um profissional de destaque na área educacional, com uma trajetória que abrange mais de vinte e seis anos de experiência em diversos segmentos da educação. Formado em História pelo Centro Universitário Newton Paiva e especializado em História do Brasil Contemporâneo pelo UNI-BH, também é Mestre em Saúde, Sociedade e Ambiente pelo programa de mestrado profissional SaSA da UFVJM.

Desde 2010, Júnio Jáber tem contribuído significativamente como professor efetivo do IFNMG. Iniciou suas atividades no Campus Araçuaí, na região do Médio Jequitinhonha, e posteriormente foi transferido para o Campus Pirapora, no Alto Médio São Francisco. Nesses locais, atuou tanto no ensino técnico e tecnológico quanto nas graduações, incluindo administração, demonstrando um compromisso integral com o desenvolvimento educacional.

Além de suas responsabilidades acadêmicas, Júnio Jáber ocupou cargos de gestão, incluindo a Direção de Administração e Planejamento do Campus e a Coordenação de Planejamento Institucional da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional da Reitoria do IFNMG. Em 2014, teve papel fundamental na expansão FASE 3 dos campi Teófilo Otoni, Janaúba, Diamantina e Porteirinha, além de liderar as comissões de implantação do Centro de Referência de Corinto e do IFNMG Campus Diamantina.

Em reconhecimento a sua liderança e comprometimento, Júnio Jáber foi nomeado Diretor Geral do Campus Diamantina em dezembro de 2014. Sob sua direção, promoveu uma gestão democrática e participativa, colaborando com a comunidade acadêmica para fortalecer o ensino e as práticas colaborativas.

Ele também desempenhou um papel ativo nas relações interinstitucionais, como presidente da Portaria Interinstitucional n.º 001/2017, buscando integrar e fortalecer laços entre o IFNMG e a UFVJM.

Atualmente,Jáber continua a impactar positivamente a educação, mantendo-se comprometido com uma gestão transparente e horizontalizada. Seu trabalho incansável e sua paixão pela educação o destacam como um exemplo de excelência e liderança no campo educacional.

WhatsApp Image 2024 07 02 at 09.32.51