Portal IFNMG - Simulado do Enem: Alunos de escolas públicas podem solicitar acesso a computador e internet para prova on-line até 15 de abril Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Simulado do Enem: Alunos de escolas públicas podem solicitar acesso a computador e internet para prova on-line até 15 de abril

Publicado: Sexta, 15 de Abril de 2016, 07h51 | Última atualização em Segunda, 18 de Abril de 2016, 07h24
imagem sem descrição.

Será realizado no próximo dia 30 de abril o primeiro simulado on-line da plataforma de estudos Hora do Enem. Os estudantes do último ano do ensino médio dos institutos federais e das demais escolas públicas que não tiverem computador próprio com acesso à internet poderão realizar a prova em institutos federais – como o IFNMG –, universidades, escolas e outras entidades cadastradas pelo Ministério da Educação. A escolha do local pelo aluno será feita por meio da plataforma Hora do Enem (leia as orientações abaixo).

Todos alunos inscritos na plataforma já estão automaticamente inscritos para o simulado. E quem não é cadastrado, ainda pode se inscrever aqui.

Simulado

A prova on-line terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. Ficará aberta durante quatro horas ininterruptas para o candidato, que pode realizá-la entre a zero hora e as 20h do dia 30. Quem optar por fazer a prova em uma das instituições ofertantes de acesso à internet deve estar atento ao horário. O treino nesses locais será realizado das 8h às 12h (horário de Brasília).

O conteúdo do primeiro provão será composto principalmente por assuntos estudados nas escolas até abril. Estão previstos outros três simulados on-line: o segundo, em 25 de junho; o terceiro, em 13 de agosto e o último, nos dias 8 e 9 de outubro. A abrangência dos assuntos cobrados nos simulados seguintes avança conforme o desenvolvimento dos aprendizados do ano letivo. Na prática, o último simulado corresponde a um exemplo de teste completo de como será, de fato, no dia das provas do Enem de 2016.

Com o resultado imediato do simulado, é possível o estudante compará-lo com a nota de corte do Enem para o curso e para a universidade de interesse.

Plataforma

A plataforma Hora do Enem é um programa de estudo com diversos recursos interativos para melhorar o aprendizado. O sistema entrou na internet em 5 de abril. Além de planos de estudo, estão disponíveis exercícios e videoaulas, que poderão ser assistidas a partir de 30 de abril no espaço denominado MECFlix.

Todo o conteúdo estará acessível a qualquer hora do dia, na internet, por smartphone, tablet ou computador.

A TV Escola também vai transmitir o programa de TV Hora do Enem. A programação televisiva inclui 300 vídeos de resoluções de exercícios. A exibição será diária, às 18h, com reprise no dia seguinte, às 7h e às 13h, além dos fins de semana. A transmissão contará com a parceria de mais de 40 canais em todo o Brasil, entre tevês universitárias, comunitárias, legislativas e canais estaduais.

Fonte: Portal do MEC

 

Como escolher um lugar para fazer a prova

Para quem não tem acesso próprio a computador e internet, a escolha do local físico para fazer o simulado on-line acontecerá até 15 de abril, por meio de um link na seção Simulados da plataforma de estudo Hora do Enem.

Ao se cadastrar na plataforma de estudo, o aluno informará o seu CPF, que será validado, ao cruzar os dados com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira  (Inep) e com a Receita Federal, e, caso ele esteja no 3° ano do ensino médio, terá acesso a essa opção.

O cadastro está disponível aqui.

Fonte: Equipe Hora do Enem

 

Fim do conteúdo da página