Portal IFNMG - Doutorado sanduíche leva professora do Campus Januária para o Japão Ir direto para menu de acessibilidade.

Doutorado sanduíche leva professora do Campus Januária para o Japão

Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2016, 14h24 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 09h57

Lais 2.1

A professora do curso de Agronomia do IFNMG-Campus Januária Laís Lorena Queiroz Moreira, doutoranda na Universidade Estadual Paulista (UNESP), desembarcou no Japão, no final do último mês de agosto, para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), na Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tokyo. Serão seis meses, em que a doutoranda cursará disciplinas em áreas afins, realizará trabalhos de laboratório e fará estágio em empresa japonesa. Todo apoio financeiro é concedido pela universidade japonesa.

O programa de doutorado sanduíche visa à preparação de estudantes  para prosseguir estudos avançados no campo da agricultura, meio ambiente e ciência da vida na esfera internacional. Além disso, é projetado para proporcionar aos alunos oportunidades para entender as questões de escala global em alimentos, agricultura, recursos e tecnologia que o Japão tem experimentado ao longo de décadas. Segundo Laís, o programa tem também o intuito de aprofundar a compreensão dos desafios comuns enfrentados pela América Latina e Japão e, ao mesmo tempo, proporcionar oportunidades de entrar em contato com a cultura e as tradições japonesas.

Ela relata que foi muito bem recebida pelos japoneses e demonstra estar muito feliz com a experiência. Para melhorar a sua comunicação com os japoneses, neste primeiro mês, ela terá aulas de japonês e cultura japonesa.

Lais 1.1

Afastada de suas atividades no IFNMG, a professora Laís está finalizando o terceiro ano do curso de doutorado em Agronomia, com ênfase em Solos, no Campus de Botucatu da UNESP. Ela considera que sua trajetória acadêmica foi fundamental para o sucesso na seleção para o programa de doutorado sanduíche.

Ao finalizar todas as etapas do doutorado, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2017, Laís retornará ao Campus Januária para exercer as suas atividades na área da docência.

Fonte: www.ifnmg.edu.br/januaria