Portal IFNMG - Curso de Gestão por Competências será oferecido para servidores públicos em Montes Claros Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2016, 12h07 | Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2016, 13h03
Gestão Orçamentária e Financeira foi o último curso oferecido pela Enap e pelo IFNMG. O próximo será Gestão por Competências
imagem sem descrição.

Estão abertas até o dia 25 de outubro as inscrições para o curso de “Gestão por Competências”, que será oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pelo IFNMG. O curso é presencial, com carga horária de 21 horas, e será realizado entre os dias 08 e 10 de novembro de 2016 em Montes Claros. Há dez vagas para servidores do IFNMG, dez vagas para servidores do executivo federal e dez vagas para servidores estaduais e municipais.

De acordo com a proposta do curso, ao final, os participantes do curso deverão ser capazes de: analisar o processo evolutivo da adoção do modelo de gestão por competências na administração pública federal; discutir conceitos de competências considerando suas dimensões e níveis de complexidade; descrever as tipologias de competências; discutir pressupostos e propósitos do modelo de gestão por competências analisando suas relações com o modelo de gestão por resultados; analisar a aplicação do modelo de gestão por competências nos processos de planejamento de força de trabalho, recrutamento e seleção de pessoas, capacitação e desenvolvimento profissional e gestão do desempenho; e identificar relações de interdependência entre estratégia organizacional, capacitação e desenvolvimento profissional e desempenho.

Além disso, o curso objetiva fazer com que o aluno seja capaz de planejar o mapeamento de competências e descrever métodos e técnicas de pesquisa aplicadas ao mapeamento de competências considerando o contexto organizacional; descrever as implicações do Decreto 5.707, de 23/02/2006, bem como dos seus instrumentos de monitoramento sobre o modelo de gestão da capacitação por competências na Administração Pública; analisar o grau de implementação do modelo da gestão da capacitação por competências na administração; e identificar os principais desafios e estratégias para implementação do modelo de gestão por competências

Capacitação constante

Em parceria com a Enap, o IFNMG oferta diversos curso com foco na administração público. O último terminou na sexta-feira, dia 30, e contou com a participação de 22 alunos, entre servidores do IFNMG e do executivo federal, estadual e municipal. “Inclusive com participação de servidores de outras cidades e estados”, disse o coordenador de Desenvolvimento de Pessoas do IFNMG, Diego Allan de Abreu Oliveira.

A servidora Dayane Mendes Soares, assistente em administração do Departamento de Orçamento e Finanças do IFNMG, participou do último curso. Para ela, a oportunidade foi fundamental para adquirir novos conhecimentos que serão aplicados nas funções desempenhadas no dia a dia. “Com a participação no curso, tive a oportunidade de aprimorar e agregar conhecimentos teóricos, uma vez que no dia a dia o contato maior é com a prática. Por isso, a capacitação é muito importante, pois contribui para o desenvolvimento de novas habilidades e competências para desempenho das atividades”, afirmou a servidora.

Clique aqui para se inscrever no curso Gestão por Competências.