Portal IFNMG - Instituto participa do VI Fórum da Mulher do Jequitinhonha Ir direto para menu de acessibilidade.

Instituto participa do VI Fórum da Mulher do Jequitinhonha

Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2017, 10h32 | Última atualização em Quarta, 15 de Fevereiro de 2017, 10h32

O IFNMG participou do VI Fórum da Mulher do Jequitinhonha, realizado em Araçuaí nos dias 8 e 9 de fevereiro. O evento, que reuniu mais de 300 mulheres, foi promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha e do Núcleo de Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM), em parceria com a Prefeitura de Araçuaí. A proposta é oferecer espaço de diálogo sobre as políticas públicas para mulheres, buscando fortalecer a organização em torno dos seus direitos.

O Fórum teve mesas-redondas sobre “As múltiplas violências no Vale”, “A conjuntura brasileira atual: muitos desafios” e “A exploração sexual contra crianças e adolescentes”; além de rodas de conversas, oficinas, ato público nas ruas de Araçuaí, distribuição da Carta da Mulher do Jequitinhonha e da Carta das Águas do Jequitinhonha e lançamento do Álbum do V Fórum da Mulher do Jequitinhonha, realizado em 2015 na cidade de Virgem da Lapa.

“O Fórum é um espaço necessário para avançarmos no enfrentamento à violência contra a mulher, e para desenvolvermos políticas públicas voltadas para diminuir a desigualdade entre gêneros, em especial na nossa região”, afirmou o diretor-geral do IFNMG-Campus Araçuaí, professor Aécio Miranda.

Aécio Miranda com a coordenadora-geral do Programa Polo de Integração da UFMG no
Vale do Jequitinhonha, Maria das Dores Pimentel Nogueira

Na oportunidade, o prefeito de Araçuaí, Armando Jardim, destacou em sua fala a importância do apoio em buscar mecanismos para defesa dos direitos das mulheres. Também firmou o compromisso de parceria por mais quatro anos de realização do Fórum da Mulher, colocando Araçuaí e sua administração empenhados para fortalecer as ações voltadas às mulheres da região.

A Superintendente de Autonomia Econômica das Mulheres e Articulação Institucional do Governo do Estado de Minas Gerais, Renata Rosa, falou da necessidade da criação de uma Rede de Observatórios dos Direitos da Mulher em Minas Gerais e do papel que o IFNMG tem na consolidação dessa articulação no Vale do Jequitinhonha.

Confira aqui fotos do evento

Adaptado de www.ifnmg.edu.br/aracuai