Portal IFNMG - Servidores da Reitoria e do Campus Montes Claros participam da I Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Servidores da Reitoria e do Campus Montes Claros participam da I Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2017, 18h29 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2017, 12h24
imagem sem descrição.

Reunidos no auditório do IFNMG – Campus Montes Claros nesta quarta-feira (27/09), servidores da Reitoria e do Campus participaram do dia de palestras da I Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT, aprendendo e discutindo sobre estresse no trabalho, educação no trânsito, ergonomia na vida e primeiros socorros.

Palestras

DSC 0730 2A psicóloga Mônica Cardoso Santos falou sobre as causas, sintomas e consequências do estresse físico e mental dos trabalhadores, ressaltando, dentre outros pontos, a importância de se encontrar significado no trabalho, permitir-se momentos de relaxamento e investigar se eventuais dores físicas não são na verdade manifestações de estresse.

 

 

DSC 0786 2

O agente da Polícia Rodoviária Federal, Alex Gustavo Mendes Teixeira, trouxe dados, imagens e reflexões alarmantes sobre o trânsito brasileiro para sensibilizar os servidores a sempre respeitarem as regras de trânsito e dirigir com segurança. Segundo o agente, 46.000 pessoas morrem no trânsito anualmente no Brasil, sendo que 70% são em virtude de falhas humanas e mais da metade envolve motorista que ingeriu álcool.

DSC 0817 2O professor do IFNMG – Campus Avançado Janaúba, Fábio Coutinho, mostrou que ergonomia é muito mais do que postura, é na verdade a adaptação das máquinas ao homem para melhor segurança e eficiência das ações humanas, envolvendo também equipamentos, luminosidade, ruído, disposição dos materiais de trabalho e, também, postura. Segundo Fábio, é fundamental que os servidores observem todos estes elementos em seus locais de trabalho, solicitando alterações e modificando as atitudes pessoais para conseguir um dia a dia mais saudável.

DSC 0826 2A última palestra do dia foi ministrada pelo tenente do Corpo de Bombeiros Militar, Marcelo Ribeiro Costa, que deu dicas e demonstrações para que todos estejam capacitados a prestar os primeiros socorros ao lidar com acidentes, tomando atitudes como manter a calma, acionar o serviço de resgate, isolar e sinalizar a área e, se necessário, fazer os procedimentos iniciais como a massagem cardíaca em caso de parada.

SIPAT

Ao longo de toda a semana, servidores receberam por e-mail informações e dicas para conscientização e prevenção para minimizar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais e ajudar a promover o bem-estar social, mental e físico dos trabalhadores.

A SIPAT foi organizada pelo Núcleo de Segurança do Trabalho da Diretoria de Gestão de Pessoas e pela aluna do curso técnico em segurança do trabalho no IFNMG – Campus Montes Claros e servidora da Pró-Reitoria de Extensão, Ângela Gama, como requisito do estágio obrigatório que está realizando.

Para o técnico em segurança do trabalho da Reitoria, Valmir Magalhães, a SIPAT visa “desenvolver a consciência do servidor sobre saúde e segurança do trabalho, criando uma atitude prevencionista e vigilante no ambiente de trabalho”.

Confira mais fotos do dia de palestras da SIPAT:

DSC 0712 2

DSC 0787 2

DSC 0801 2

DSC 0808 2

 

Fim do conteúdo da página