Portal IFNMG - Servidores responsáveis pela gestão de pessoas no IFNMG concluem mais um curso de capacitação Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 14h27 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2017, 11h35
imagem sem descrição.

Servidores da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e das Coordenadorias e Coordenações de Gestão de Pessoas (CGPs) do IFNMG participaram nos dias 23, 24 e 25 de outubro do curso “Gestão de Pessoas: Fundamentos e Tendências”, realizado em Montes Claros em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O curso foi ministrado pela professora Heyla Magali da Silva Veiga, que é Doutora em psicologia do trabalho social, do trabalho e das organizações pela UNB e Mestre e Bacharel em Psicologia, e contou com a participação de 31 servidores de dez campi e da Reitoria do IFNMG.

Através de aulas expositivas, dinâmicas em grupo e trabalhos em equipe, o curso visou, entre outros objetivos, identificar problemas e desafios da área de gestão de pessoas no setor público, discutir conceitos de Gestão Estratégica, identificar os instrumentos para gestão estratégica de pessoas e conhecer mais sobre o modelo de Gestão de Pessoas por Competências.

A coordenadora de gestão de pessoas do IFNMG – Campus Salinas, Nilande Mendes Barbosa e Costa, ressaltou que o curso foi bem dinâmico e didático na discussão e aplicação destes temas. “O curso contribuiu bastante para que possamos estar atentos às novas tendências da área para realizarmos um trabalho eficaz e de qualidade, tornando os setores de gestão de pessoas verdadeiras assessorias aos diversos setores da instituição”, disse Nilande, que destacou como o IFNMG vem se destacando na valorização da Gestão de Pessoas ao proporcionar aos servidores oportunidades e momentos de capacitação como esse.
A servidora Narjara Fonseca, da gestão de pessoas do IFNMG – Campus Diamantina, também considerou o curso esclarecedor. “Agora tenho mais ferramentas e me sinto mais preparada para colocar em prática diversas ações relacionadas à criatividade e qualidade de vida no trabalho, a partir por exemplo de uma pesquisa de clima organizacional”, disse Narjara.

Parceria de sucesso

No primeiro semestre do ano de 2017 foram ofertados dois cursos pelo Programa “Enap em Rede” em parceria com o IFNMG: “Análise e Melhoria de Processos” e “Elaboração de Projetos”. Nessa modalidade, a capacitação foi ofertada para servidores das três esferas do governo: municipal, estadual e federal, e contou com a participação de mais 40 servidores do IFNMG.
Exclusivamente para servidores do Instituto já foram realizados três cursos na parceria com o Enap: “ Elaboração de Termo de Referência para contratação de bens e serviços”, “Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos” e “Gestão de Pessoas: Fundamentos e Tendências”. No total, mais de 100 servidores de diferentes setores e de todos campi foram capacitados.

Em breve, a Diretoria de Gestão de Pessoas (responsável pela contratação) e a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (responsável pela realização dos cursos) farão um novo levantamento para verificar as áreas estratégias de capacitação para fazer novas contratações em 2018.