Portal IFNMG - Servidora de universidade argentina tem semana de atividades no IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Servidora de universidade argentina tem semana de atividades no IFNMG

Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 10h37 | Última atualização em Segunda, 06 de Maio de 2019, 08h08
imagem sem descrição.

Adriana Bleger (6ª da esq. p/ dir.) foi recebida pela equipe de gestores na Reitoria

Desde a última segunda-feira, dia 8 de abril, o IFNMG recebe a visita da argentina Adriana Bleger, servidora técnica administrativa da Universidade Nacional de Villa Maria, que vem ao Instituto para participar de um programa de mobilidade viabilizado por convênio firmado entre as duas instituições de ensino. Os três primeiros dias, ela passou em Montes Claros, onde conheceu o Campus e o trabalho na Reitoria. Nesta quinta-feira, 11, Adriana está em Arinos, onde visita o Campus e terá oportunidade de conhecer de perto um projeto de pesquisa na área de agroecologia. Na sexta e no sábado, na última etapa de sua visita ao Instituto, ela estará no Campus Januária.

Licenciada em Administração, a argentina é servidora na área de pesquisa de sua universidade, por isso, seu principal interesse é conhecer os processos adotados no IFNMG em relação a pesquisa, inovação e patentes. Boa parte do tempo que passou na Reitoria foi em contato com servidores da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. Segundo Adriana, um dos aspectos que mais chamou sua atenção foi o nível de informatização dos processos administrativos, por meio de sistemas como o SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e a plataforma SOMOS, que facilita o mapeamento das competências do IFNMG ao permitir a identificação de pesquisadores, suas especialidades e produção científica.

Outro ponto positivo observado pela visitante é o fato de, no IFNMG, os servidores técnico administrativo que fazem mestrado e doutorado poderem pleitear bolsas que os auxiliem no pagamento de despesas com deslocamentos e hospedagem em função dos cursos. Adriana conta que, em seu país, além de não haver essa modalidade de bolsa, todos os cursos em nível de especialização, mestrado e doutorado são pagos.

Do que viu na Reitoria, a argentina também destacou o momento da ginástica laboral dos servidores. Ela não sabia, mas estava testemunhando o nascimento de um programa, que iniciou esta semana, com a proposta de reunir os servidores às segundas, quartas e sextas para 10 minutos de atividades, em busca de melhorar a qualidade de vida das pessoas no  ambiente de trabalho.

Convivência e respeito

Adriana afirma que a experiência no Brasil está sendo muito positiva tanto do ponto de vista institucional quanto cultural e pessoal. Oportunidade para experimentar novas sensações, novos sabores. Das diferenças que viu no Norte de Minas em relação ao lugar onde vive, na província de Córdova, região Central da Argentina, ela destacou o calor e a comida: a variedade de alimentos e os pratos coloridos surpreenderam a visitante.

Para Adriana, as ações de internacionalização e intercâmbio promovidos por instituições de ensino, como o programa de mobilidade que permitiu sua vinda ao Brasil para conhecer o trabalho do IFNMG, são muito importantes para além do campo profissional e institucional. Ela acredita que essas ações fortalecem o respeito e a solidariedade entre as pessoas dos diferentes país, algo que considera de suma relevância, principalmente no atual contexto de violência crescente vivido pelos países latino-americanos. “Como universidade, temos a responsabilidade de fomentar certos valores, como inclusão e respeito pelas diferentes formas de pensar”, reflete a argentina.

Caminho inverso

Adriana Bleger retornará à Argentina no próximo domingo, dia 14. O mesmo convênio que permitiu sua vinda ao Brasil vai levar o servidor técnico administrativo do IFNMG Nivaldo Oliveira para uma semana de atividades na Universidade Nacional de Villa Maria. Ele irá na primeira semana de maio próximo, para cumprir um plano de trabalho relacionado à área de comunicação. A ideia é conhecer a experiência da Universidade e avaliar o que pode ser aplicado para otimizar a forma de trabalhar aqui. Nivaldo responde pelas atividades de comunicação do Campus Araçuaí e foi selecionado para participar do programa de mobilidade por meio do Edital nº 17/2019, lançado pela Coordenadoria de Relações Internacionais do IFNMG.