Portal IFNMG - "Conversas com Lori Figueiró" iniciarão nesta quinta-feira, 09 de maio, em Araçuaí Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

"Conversas com Lori Figueiró" iniciarão nesta quinta-feira, 09 de maio, em Araçuaí

Publicado: Segunda, 06 de Maio de 2019, 18h32 | Última atualização em Segunda, 06 de Maio de 2019, 18h39

O IFNMG-Campus Araçuaí e o Centro de Cultura Memorial do Vale formalizaram Termo de mútua cooperação, visando à realização de ações conjuntas para fomento da cultura na região. O convênio não envolve transferência de recursos entre as instituições.

Um dos projetos decorrentes deste Termo de Cooperação Cultural é o "Conversas com Lori Figueiró", um conjunto de rodas de conversa que ocorrerão na biblioteca do Campus Araçuaí. O objetivo é potencializar o papel da biblioteca como instrumento de ação cultural, transformando seu usuário em público participante, suscitando uma cultura literária viva, dinamizando a mediação da informação e da comunicação por intermédio de conversas com o fotógrafo Lori Figueiró e mestres dos saberes tradicionais do Vale do Jequitinhonha sobre os livros de fotografias publicados pelo Centro de Cultura Memorial do Vale, explorando seus diálogos com outras linguagens artísticas.

A primeira atividades do projeto ocorrerá no dia 09/05/2019, quinta-feira, das 19h às 20h30, com roda de conversa sobre o tema "A fotografia e outras linguagens artísticas", lançamento do livro "Reflexos ao calor do Vale", de Lori Figueiró, e apresentação do monólogo "Sinhá Secada" (Adaptação de texto de Guimarães Rosa) por Diêgo Alves. A atividade é aberta à comunidade externa. Não há necessidade de inscrição prévia.

Quem é Lori Figueiró?

Lori Figueiró é fotógrafo autodidata e membro fundador do Centro de Cultura Memorial do Vale. Dentre os trabalhos realizados, estão as mostras fotográficas: “Dona Helena e seus saberes”, “Vale: vida”, “D. Zefa, A Sacralização do Cotidiano”, “Faces do Serro”, “Memórias da Cultura Jequitinhonha” e “Sementes da terra maturada”.  Em 2014 publicou o livro, “Reflexos ao calor do Vale”, em 2016, os livros “Cotidianos no Sagrado do Vale” e “O espelho das lembranças: memórias do Vale”, em 2017, “Sementes da terra maturada”. “Acender do barro”, “Salve Maria! Os tambores do Rosário” e “Afloramentos”, em 2018.

Programação

Fonte: IFNMG-Campus Araçuaí 

Fim do conteúdo da página