Portal IFNMG - Últimos dias de inscrição para o Enem; nota no exame dá acesso a cursos superiores do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 15 de Maio de 2019, 08h11 | Última atualização em Quarta, 15 de Maio de 2019, 08h12

Terminam na próxima sexta-feira, 17 de maio, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. É com a nota obtida no Enem que o estudante participa do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por meio do qual o IFNMG seleciona parte dos alunos para seus cursos superiores - a outra parte é selecionada por vestibular realizado pelo próprio Instituto.

A inscrição deve ser realizada no site do Enem. A taxa de participação é de R$ 85 e deve ser paga até 23 de maio. Quem solicitou a gratuidade da taxa e conseguiu também deve entrar no site e realizar a inscrição para a prova.

O sistema do Enem permite, até o dia 17 de maio, que o candidato atualize dados de contato, troque o município onde fará o exame, mude a opção de Língua Estrangeira e altere o atendimento especializado e/ou específico. Após essa data, nenhuma informação pode ser alterada.

Os participantes que necessitarem de atendimento personalizado devem solicitá-lo durante a inscrição. Surdos, deficientes auditivos e surdocegos deverão informar se usam aparelho auditivo ou implante coclear. Para quem deseja inserir o nome social, as informações poderão ser preenchidas no site entre os dias 20 e 24 de maio.

Provas

As provas serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro. No primeiro domingo, os candidatos farão duas provas objetivas, de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias, com 45 questões cada, além da redação. No segundo domingo, serão outras duas provas objetivas, de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias, também com 45 questões cada.

- Novo sistema de inscrição;
- Inclusão de foto na inscrição (opcional);
- Espaço para rascunho da redação (pautado) e cálculos no final no caderno de questões;
- Todos os lanches serão revistados no dia da aplicação;
- Surdos, deficiente auditivos e surdocegos poderão indicar, durante a inscrição, o uso do aparelho auditivo ou de implante coclear.
- Eliminação do participante que deixar aparelhos eletrônicos emitirem qualquer tipo de som durante a prova.

Os candidatos podem ter acesso a todas as informações por meio do site do Enem ou pelo aplicativo do Enem, disponível em App Store e Google Play.

Fonte: Sites do Enem e do Ministério da Educação