Portal IFNMG - IFNMG sediará encontro de comissões de processos seletivos de instituições mineiras Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG sediará encontro de comissões de processos seletivos de instituições mineiras

Publicado: Quarta, 22 de Maio de 2019, 09h38 | Última atualização em Quarta, 22 de Maio de 2019, 18h39

O IFNMG sediará nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24 de maio, o Encontro Técnico do Fórum das Comissões de Processos Seletivos das Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais (FORCOPS). O evento acontecerá na Reitoria. Além do anfitrião, estarão representadas as comissões que cuidam dos processos de seleção das seguintes instituições: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), CEFET-MG, IF Sudeste de Minas Gerais, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e Universidade Federal de Lavras (UFLA).    

Um dos temas a serem abordados no encontro será a atuação das comissões de heteroidentificação étnico-racial. Haverá relato de experiências e os participantes terão a oportunidade de compartilhar as perspectivas diante dos desafios impostos à atuação dessas comissões e discutir sobre a apuração de denúncias de ocupações indevidas das cotas raciais. Também estarão em pauta a produção de cadernos de provas e a realização de processos seletivos seriados.

Ainda no sentido de maximizar o intercâmbio de experiências e aprimorar o trabalho das instituições congregadas pelo FORCOPS, serão discutidas a construção de documentos e protocolos que padronizem algumas práticas das comissões de processos seletivos e a criação de um grupo de trabalho para elaborar o regimento interno do Fórum.

Para Sumerly Bento Camargo Junior, da Comissão Permanente de Concursos (COPEC) do IFNMG, o FORCOPS “permite que as instituições públicas de ensino de Minas Gerais padronizem seus procedimentos de ingresso, garantindo cada vez mais segurança aos processos de seleção”. Embora o encontro técnico, presencial, ocorra uma única vez por ano, a troca de experiências entre as comissões é constante, “por meio de redes sociais, telefone e e-mail”.

A COPEC

No IFNMG, a COPEC foi criada em abril de 2017, com a principal atribuição de coordenar, além do ingresso de alunos, também o de servidores efetivos, por meio de concursos públicos. “A concentração das atividades relacionadas ao ingresso em um setor específico permite uma análise mais profunda e crítica do processo de seleção. A atualização constante e a tentativa de desburocratização buscam, sempre, garantir uma maior eficiência na prestação do serviço à população”, avalia Sumerly.

Fim do conteúdo da página