Portal IFNMG - Curso vai abordar constituição de territórios, luta e resistência no Vale do Jequitinhonha Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Curso vai abordar constituição de territórios, luta e resistência no Vale do Jequitinhonha

Publicado: Segunda, 27 de Maio de 2019, 09h37 | Última atualização em Segunda, 27 de Maio de 2019, 09h47

O IFNMG-Campus Araçuaí ofertará o Curso de Formação Continuada “O Vale do Jequitinhonha: Dinâmicas de Expropriação e Exploração e a Constituição de Territórios de Luta e Resistência”. O primeiro módulo será realizado no dia 31 de maio, de 13h30 às 18h30, e o segundo módulo, no dia 1º de junho, de 7h30 às 12h30. O terceiro módulo, com um total de 20 horas, será realizado por meio de trabalho de campo, nos meses de junho e julho. Gratuito e aberto a toda a comunidade, o curso tem vagas limitadas. Os interessados em inscrever-se devem enviar e-mail para o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Araçuaí: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O curso tratará da história de ocupação e da constituição da propriedade rural no Vale do Jequitinhonha, com ênfase nas dinâmicas de expropriação e exploração das populações das camponesas e tradicionais. Discutirá o papel dos agentes históricos e os meios dos quais se valeram para manter a reprodução ampliada do capital no meio rural e as estratégias de luta e resistência que têm garantido a permanência da população camponesa e dos povos e comunidades tradicionais no campo.

A atividade oferecerá à comunidade a possibilidade de conhecer, sob a perspectiva camponesa, a realidade da questão agrária no Vale do Jequitinhonha e deve, ainda, proporcionar capacitação técnica para pesquisa de campo e trabalho nas comunidades tradicionais da região. A realização do curso potencializará as ações de extensão do “Programa Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Minas Gerais: Visibilização e Inclusão Sociopolítica”.

A ação concorre para um maior enraizamento do Campus Araçuaí a partir do conhecimento dos modos de ser e viver das comunidades, suas lutas, a sociobiodiversidade da microrregião de Araçuaí, as riquezas culturais e as agressões e ameaças que têm impedido o desenvolvimento sustentável, a subsistência e a até a integridade física da população campesina.

 

Fonte: www.ifnmg.edu.br/aracuai

 

 

Fim do conteúdo da página