Portal IFNMG - IFMundo reúne estudantes, servidores e comunidade externa para debater assuntos globais Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2019, 18h26 | Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2019, 18h44

O IFMundo é um modelo de simulação, em menor escala, dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU), promovido pelo IFNMG. Em sua 3ª edição, o IFMundo acontece em todos os campi do Instituto até o dia 03 de julho por meio de simulações das agências, organismos e instituições nacionais e internacionais. Os objetivos desse projeto de ensino consistem em promover e vivenciar práticas parlamentares, discutir e debater ideias em ambiente público, promover o desenvolvimento acadêmico, a percepção geopolítica e o engajamento em questões globais relevantes, além de internalizar valores e conceitos consoantes aos direitos humanos.

De acordo com o professor Leonardo Luiz Silveira da Silva, que coordena o IFMundo 2019, os estudantes têm, em cada Campus, a oportunidade de ser jornalistas, diplomatas, embaixadores e o secretário-geral do evento. “Atribuir responsabilidades ao aluno é uma forma de colocar o aluno como protagonista do seu próprio conhecimento”, destaca o professor, que atua na área de Geografia e que, além de doutorado em Geografia, possui mestrado em Relações Internacionais.

Embora o público-alvo do projeto sejam os estudantes do Ensino Médio, em alguns campi, participam do IFMundo estudantes da rede estadual de ensino. É o caso do IFNMG-Campus Salinas, onde participam quase 50 convidados externos da rede estadual. Antes das simulações, os estudantes passam por treinamento para dirigir e mediar os comitês, que são divididos por sessões.

Foto 4 IF Mundo Teófilo Otoni

IFMundo em Teófilo Otoni

O estudante Nathan Gandra Aguiar Mariotto, do curso técnico em informática, integrado ao ensino médio, do IFNMG-Campus Almenara, foi o diretor da simulação da Assembleia Geral das Nações Unida (AGNU), que tratou sobre o tema “Governabilidade Algorítmica, coleta de dados e privacidade na Internet”. Nathan explica que o propósito, neste ano, foi discutir a criação de um regulamento geral de proteção dos dados pessoais. As discussões trataram dos conflitos e dos ataques no ciberespaço e, sobretudo, sobre a questão da privacidade, com a finalidade de aumentar a segurança na internet. Para o estudante, o maior aprendizado que o IFMundo possibilita é "conhecer mais sobre os outros países e sobre as diferentes culturas. Com o IFMundo, descobrimos que é importante saber sempre mais", afirma.

Além desse tema, neste ano, os estudantes também participam de discussões sobre: “Diversidade de gêneros no Esporte”, “ As negociações pós-Guerra dos Seis Dias(Conflito Árabe-Israelense)”, “Revisão da Declaração Universal dos Direitos Humanos para o s. XXI”, “Dumping social e ambiental como variáveis da questão energética”, “A perda da diversidade genética de plantas e animais” e “Gripe de Bucareste – desafios de contenção da pandemia”.

IF Mundo em Almenara

IFMundo em Almenara